Resumo: A internacionalização das instituições de ensino superior não é um fenômenonovo. Ela pode ser encontrada sob a forma de intercâmbio de conhecimento científico e cultural já na Idade Média. Nas últimas décadas, o fenômeno da globalização tem afetado profundamente o ensino superior. Como resposta a este fenômeno, as instituições de ensino superior têm buscado a internacionalização de suas atividades. Entretanto, este processo de internacionalização é complexo, e é influenciado por vários elementos internos e externos à instituição. Assim, este estudo teve como objetivo principal compreender como ocorre o processo de internacionalização de uma instituição de ensino superior. Para isso, foi realizado uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de estudo de caso único na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Para desenvolvimento da pesquisa, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com gestores ligados diretamente com o processo de internacionalização e obtidos dados secundários junto a informações documentais. O tratamento dos dados foi realizado por meio da análise de conteúdo e como base teórica para análise dos dados foi utilizado o modelo de internacionalização de Knight (1994; 2008). Com base nos resultados da pesquisa pode-se verificar que o processo de internacionalização da PUCPR ocorreu de forma gradual, e que hoje a internacionalização é trabalhada com programas e estratégias voltados para internacionalização do ensino e da pesquisa, como os intercâmbios e o desenvolvimento de pesquisas conjuntas. Para dar sustentação a estes programas e estratégias e criar condições para que a dimensão internacional seja realmente integrada à instituição, são utilizadas estratégias organizacionais voltadas para a governança, para as operações, para as estruturas e serviços de apoio. Além disso, a existência de planejamento estratégico para internacionalização e o sistema de avaliação dos resultados tem permitido o desenvolvimento continuado da internacionalização.
Abstract: The internationalization of higher education institutions is not a new phenomenon. It can be found in the form of scientific and cultural knowledge exchange since the Middle Ages. In recent decades, the phenomenon of globalization has deeply affected higher education. In response to this phenomenon, higher education institutions have sought the internationalization of its activities. However, this internationalization process is complex, and is influenced by various internal and external elements to the institution. This study aimed to understand how is it happen the process of internationalization of higher education institution. For this purpose, a descriptive study was conducted with a qualitative approach, developed through single case study at the Pontifical Catholic University of Paraná (PUCPR). To develop the research, semi-structured interviews were used with managers directly connected with the process of internationalization and secondary data obtained from the documentary information. Data analysis was performed through content analysis and, as a theoretical basis for data analysis, was used Knight's internationalization model (1994; 2008). Based on the research's results can be seen that the PUCPR internationalization process occurred gradually and today internationalization is crafted with programs and strategies aimed at internationalization of education and research, such as exchanges and the development of joint researches. To give support to these programs and strategies, and create conditions for the international dimension is actually integrated into the institution, organizational strategies are used to improve governance, operations, structures and services support. Moreover, the existence of strategic planning for internationalization and evaluation system of the results has allowed the continued development of internationalization. |