Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau

Consultar: Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Início > Dissertações e Teses > Ciências Humanas > Psicologia > Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Título [PT]: A tortura como trauma individual e social : vivências do período civil-militar (1964-1895)
Autor(es): Renan Martimiano Vieira
Palavras-chave [PT]:

Trauma. Ditadura. Regime civil-militar. Narrativas testemunhais. Teoria da sedução generalizada. Ditadura civil-militar brasileira. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Trauma. Torture. Military dictatorship in Brazil. Testimonial narratives. General theory of seduction. Brazil.
Área de concentração: Constituição do Sujeito e Historicidade
Titulação: Mestre em Psicologia
Banca:
Gustavo Adolfo Ramos Mello Neto [Orientador] - UEM
Viviana Carola Velasco Martinez - UEM
José Sterza Justo - UNESP
Resumo:
Resumo: O objetivo desta pesquisa é investigar o trauma de pessoas torturadas - no contexto da ditadura civil-militar brasileira - a partir de narrativas autobiográficas escritas por elas, após o momento da vivência traumática. Utilizamos enquanto enfoque teórico a psicanálise, com especificidade os conceitos da Teoria da Sedução Generalizada (TSG), de Jean Laplanche. Elencamos dois livros como materiais de análise: Retrato Calado, de Luiz Roberto Salinas Fortes, e Memórias do Esquecimento, de Flávio Tavares, cuja análise geral teve como inspiração a tese de Fernandes (2008). Partimos da proposta teórica da TSG acerca do trauma originário, que tem como premissa a constituição do psiquismo enquanto algo essencialmente traumático. (Laplanche, 1987/1992). As análises das narrativas buscam responder aos seguintes questionamentos: Quais elementos presentes no que Laplanche denomina Situação Antropológica Fundamental (SAF), que diz respeito ao encontro do adulto com a criança recém-chegada ao mundo, podem nos ajudar a compreender melhor o trauma de tortura? Quais seriam as características da mensagem presentes na situação de tortura e quais consequências elas poderiam gerar? De que forma a escrita das narrativas de testemunho poderia contribuir na elaboração do trauma? Temos como hipótese inicial que a situação de tortura reatualiza elementos característicos da SAF com a peculiaridade de que, nos casos de tortura, as mensagens emitidas são, em sua maioria, vivenciadas enquanto intromissão por parte de seu receptor, devido à característica violenta da situação. Estas mensagens se relacionam com a noção de inconsciente encravado, que corresponde à instância psíquica depositária das mensagens que não passaram pelo crivo da tradução justamente pelo fato de terem sido intrometidas com violência. Outra hipótese que expomos aqui é a de que as narrativas de testemunho, escritas ou contadas por sobreviventes de tortura, podem dar início às primeiras traduções destas mensagens intrometidas. O escrever ou falar compreenderia, então, o processo de temporalização ou elaboração das vivências traumáticas de tortura. A partir de nossa pesquisa pudemos tecer algumas considerações acerca do trauma de tortura no que tange o seu caráter sexual e disruptivo; a impotência da vítima frente ao trauma e a situação de tortura e; propomos um mecanismo que pode auxiliar na elaboração do trauma, que seria o movimento interno de auto-interrogação empreendido pelo sujeito.

Abstract: The objective of this study is to investigate trauma in tortured individuals - in the context of the military dictatorship in Brazil - using autobiographical narratives by victims after having experienced the trauma. Psychoanalysis is our theoretical, specifically the General Theory of Seduction (GTS). Two were the works we selected as material for our analyses: Retrato Calado, by Luiz Roberto Salinas Fortes and Memórias do Esquecimento by Flávio Tavares, the general analysis was inspired in Fernandes thesis (2008). Our starting point is the theoretical proposition of the GTS regarding the original trauma that treats the constitution of psyche as an essentially traumatic event (Laplanche, 1987/1992). The narrative analyses seek to answer the following questions: Among the elements present in what Laplanche called Fundamental Anthropological Situation (FAS) regarding the encounter of the adult and the newborn child, what could benefit our understanding on the trauma caused by torture? What would be the characteristics of the message present in torture and the possible consequences? How could the written testimonial narratives benefit trauma elaboration? Our initial hypothesis is that torture renews FAS characteristic elements but featuring sender's messages that are mostly experienced as the receiver's intrusion, which results from a particularly violent scenario. These messages relate to the notion of unconscious jammed, which is the depository psychic instance of the messages that have not passed through the filter of translation precisely because they have been meddling with violence. Another hypothesis that we expose here is that the narratives of testimony, written or told by torture survivors, may start the first translations of these intrusive messages. Our research enabled us to make a few considerations on trauma caused by torture regarding its sexual, disruptive nature; the victim's impotence facing the trauma and the torture scenario; finally, we propose a mechanism to benefit trauma elaboration consisting in an inner attitude of self-interrogation by the victim.
Data da defesa: 05/12/2014
Código: vtls000220917
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2014
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Gustavo Adolfo Ramos Mello Neto
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Nível: Dissertação (mestrado em Psicologia)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: PPI_UEM_2014_Renan.pdf
Tamanho: 854 Kb (874109 bytes)
Criado: 22-04-2016 16:44
Atualizado: 22-04-2016 16:54
Visitas: 926
Downloads: 8

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.

Voltar