Resumo: A presente dissertação tem por objetivo discutir o tema da ideologia a partir das concepções clássicas de K. Marx e F. Engels e do entrelaçamento destas com textos selecionados sobre a temática na obra do psicólogo bielorusso L. S. Vigotski. Sendo resultante de uma pesquisa bibliográfica de caráter conceitual, essa discussão se dá por meio de uma análise que compreende o itinerário do conceito de ideologia, a exposição das teses fundamentais sobre o mesmo nos textos clássicos de Marx e Engels e a presença deste em Vigotski, propondo um elo entre estes autores. Contudo, frisa a particularidade deste último quanto a aplicação do conceito de ideologia na ciência psicológica e na constituição da Teoria Histórico-Cultural. A hipótese norteadora é a de que as formulações de Vigotski correspondem a uma tensão inerente na herança marxista sobre o conceito de ideologia entre duas linhas fundamentais, uma críticonegativa de ordem epistemológica e a outra ligada as funções e sistemas valorativos da consciência na vida social. Justificam-se assim procedimentos metodológicos próprios a natureza da pesquisa, contando com um levantamento sobre textos que usam a palavra "ideologia" bem como a sua contextualização histórica e as teses que a definem, com o propósito de responder questões que se organizam em três grupos. a) O diagnóstico de Vigotski sobre a sombra da ideologia na ciência psicológica ainda é atual se pensarmos a prática de nossa ciência, tal como ela de fato se efetiva? b) Os nuances conceituais da ideologia permitem reconhecer uma influência direta de Marx, do que este autor partilha da definição clássica de ideologia, ou o seu uso, por Vigotski recorre a outras bases epistemológicas? Se sim, quais? No que Vigotski é singular ao falar de ideologia? c) Na dinâmica apreendida, investigando o aparecimento do conceito em sua obra, ela se se modifica, é contínua, se expande? Permanece a mesma? O que podemos tirar daí para a compreensão de uma inventiva histórico-cultural do psiquismo é semelhante às abordagens já consagradas da Psicologia Social e da Psicologia Escolar sobre o tema da ideologia? Para responder estas questões a dissertação foi estruturada em três capítulos: O primeiropretende expor o problema da ideologia em sua origem e destacar qual o sentido empregado por Marx ao dedicar toda uma obra à temática, bem como suas implicações a respeito de uma visão marxista de homem sobre a consciência e a alienação. Ademais, apontar o aparecimento da "ideologia" em textos da maturidade de Marx que apontam para compreensões ampliadas em relação à Ideologia Alemã. O segundocapítulo,expõe o resultado da pesquisa sobre a palavra em destaque em textos selecionados de L. S. Vigotski, explicitando as teses que envolvem o seu uso entre 1924-1927. O terceiro capítulo ocupa-se de textos entre 1929 e 1931, que implicariam na adesão de Vigotski a definições de ideologia não redutíveis a negatividade ou ainda, a falsa consciência e toma a como sistema conceitual socialmente determinado, da qual decorrem consequências para a abordagem do pensamento por conceitos e a superação das ideologias espontâneas e/ou dominantes.
Abstract: The dissertation that follows aims to discuss the problem of the ideology as from the classic conceptions of Marx and Engels and of its interlacement to selected essays about this theme written by the Belarusian psychologist L. S. Vigotski, through an analysis that includes the itinerary of the concept of ideology, the exposition of the fundamental thesis about it in the classic essays of Marx and Engels, and of its appearance in Vigotski's literature, suggesting a link amongst these authors, but highlighting the particularity of the latter when it comes to the application of the concept of ideology in the Psychological Science and for the Cultural-historical Psychology. The hypothesis is that the formulations of Vigotskymatch to the inherent tension in Marxist heritage of ideology between two fundamental lines, a critical-negative, epistemological, and the other one related to the functions and systems that belongs to the consciousness of the social life. Is therefore justified the survey of the literature related to the word "ideology", as well as its historical contextualization and the theses that define it, aiming to answer issues, such as: a) Is the diagnose of Vigotsky about the shadow of the ideology over the Psychological Science still current if we think of the practice of this Science, of how it in fact effectives itself? b) Do the conceptual nuances of ideology permit to recognize a direct influence of Marx on what this author shares about the classic definition of ideology? c) Does the concept of ideology found on Vigotsky's literature modify, is it continuous, does it expand? Does it remain the same? Is that what we can take from it for the comprehension of an inventive Cultural-historical of the psyche similar to the already established approaches of Social Psychology and School Psychology on the matter of ideology? In order to answer these issues, this dissertation was structured in three chapters: The first one aims to expose the problem of ideology in its origin and contrast the reason Marx followed to dedicate a whole work to this theme, as well as its implications due to a Marxist view of men about the consciousness and the alienation. Moreover, point the appearance of ?ideology? in essays belonging to the maturity of Marx that lead to amplified comprehensions related to The German Ideology. The second chapter exposes the result of the survey about the highlighted word in the selected essays of L. S. Vigotsky, making explicit the theses that involve its use in these essays and searching for demonstrate a variation amid the essays of 1924- 1927. At least the third chapter discusses the works of Vigotski between the years of 1929 ? 1931 that implies the adhesion of Vigotski definition of ideology that not reduced to the sense of negativity or false counsciouness and get that social conceptual systems to explain that conceptual thoughts and the superation of spontaneous our dominant ideology. |