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Título [PT]: A obesidade entre escolares : vivência das crianças e suas famílias
Título [EN]: Obesity among schoolchildren: the experience by children and their families
Autor(es): Fernanda Borges
Palavras-chave [PT]:

Enfermagem pediátrica. Obesidade pediátrica. Imagem corporal. Saúde da criança. Família. Estilo de Vida. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Pediatric obesity. Child health. Family. Life style. Pediatric nursing. Body image. Brazil.
Área de concentração: Enfermagem e o processo de cuidado
Titulação: Mestre em Enfermagem
Banca:
Sonia Silva Marcon [Orientador] - UEM
Maria das Neves Decesaro - UEM
Cláudia Silveira Viera - UNIOESTE
Resumo:
Resumo: A obesidade nos últimos anos tem sido diagnosticada com frequência na população infantil, configurando-se em um problema de saúde pública. A aproximação com a realidade dessas crianças e de suas famílias constitui importante estratégia para subsidiar ações de prevenção e promoção da saúde. Assim, o objetivo deste estudo foi apreender o modo como crianças obesas e suas famílias vivenciam, compreendem e lidam com a obesidade infantil. O estudo foi realizado no município de Maringá, Paraná, com crianças entre seis e dez anos de idade e suas mães. Para a seleção dos participantes utilizou-se o relatório de avaliação nutricional das crianças cadastradas no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) do município, no ano de 2013. Foram identificadas 86 crianças obesas, sendo a maioria (59,3%) do sexo masculino, com idade média de oito anos. Os dados foram coletados no período entre janeiro e maio de 2014 e a coleta envolveu duas vertentes metodológicas: na quantitativa foram entrevistadas 55 crianças, sendo utilizado parte do instrumento da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), abordando dados sociodemográficos, padrão alimentar, prática de exercícios físicos e percepção da imagem corporal; e na qualitativa foi realizada entrevista semiestruturada com 14 crianças e suas mães. Para isto, foram selecionadas as famílias em que a mãe e/ou a criança apresentavam maior facilidade de comunicação, disponibilidade de tempo e abertura para compartilhar suas experiências com a obesidade. Para análise dos dados quantitativos utilizou-se a análise descritiva por meio da frequência simples e relativa, e a análise de conteúdo, modalidade temática, para a análise dos dados qualitativos. Os resultados mostraram que a maioria das crianças obesas entrevistadas era do sexo masculino, da classe econômica C1, tinha idade média de oito anos e 67,3% de seus responsáveis estavam com excesso de peso. O ambiente escolar mostrou-se um dos principais locais de refeição das crianças e favorável ao desenvolvimento de exercícios físicos. A análise dos dados qualitativos revelou que todas as crianças se identificam obesas e quase todas desejam reduzir o peso, pois, em decorrência da obesidade, são expostas a brincadeiras constrangedoras e desconfortáveis por parte de colegas e familiares. Mostrou, ainda, que, de forma geral, elas têm algum conhecimento sobre obesidade infantil e reconhecem atitudes que contribuem para o seu desenvolvimento e para sua prevenção. Do mesmo modo, as mães reconhecem o excesso de peso do filho, porém, nem sempre isso é percebido como um problema de saúde ou doença. Naqueles casos em que a criança vivencia alguma dificuldade decorrente do excesso de peso, são notadas iniciativas por parte da mãe em prol da redução de peso da criança. Destaca-se que a maioria das mães deseja que o filho consiga reduzir o peso, porém considera que essa redução não necessita ser expressiva para ser satisfatória. Conclui-se que as crianças e as suas famílias necessitam do suporte do profissional de saúde para, em conjunto, articularem ações que as auxiliem no enfrentamento da obesidade infantil, incentivando a participação e o apoio da família na adoção de hábitos saudáveis.

Abstract: Obesity has been frequently diagnosed among children in recent years, making it a public health problem. Learning more about the reality of these children and their families represents an important strategy to support health promotion and prevention actions. Thus, the objective of this study was to gather how obese children and their families experience, comprehend and deal with childhood obesity. The study was carried out in the city of Maringá, Paraná, among children between six and ten years old, as well as their mothers. Participants were selected from the nutritional evaluation report of children enrolled in the city's Food and Nutrition Surveillance System (SISVAN) in 2013. A total of 86 obese children were identified, most of whom (59.3%) were male, averaging eight years of age. The data were collected between January and May 2014, involving two methodological fronts: quantitative analysis involved interviewing 55 children, using part of the National Schoolchildren Health Survey (PeNSE), involving sociodemographic data, eating patterns, practice of physical exercise and body image perception; qualitative analysis consisted semi-structured interviews with 14 children and their mothers. To that end, the study selected families in which the mother and/or child showed greater ease of communication, time availability and openness to share their experiences with obesity. To analyze the quantitative data, descriptive analysis was used through simple and relative frequency, while thematic modality content analysis was used to analyze qualitative data. The results showed that most interviewed obese children were male, from the C1 income class, averaged eight years of age and 67.3% of their guardians were overweight. The school environment was one of the main meal locations for the children and was favorable for the development of physical exercise. Qualitative data analysis revealed that all children identified themselves as obese and almost all wished to lose weight, given that as a result of obesity they are exposed to awkward and uncomfortable jokes from friend and family. It also showed that, overall, they have some knowledge of childhood obesity and acknowledge actions that contribute to its development and prevention. Likewise, the mothers recognize their children's overweight, but it is not always seen as a health problem or disease. In those cases in which a child experiences any difficulty resulting from overweight, initiatives by the mother are seen in order to reduce the child's weight. It is emphasized that most mothers wish for their children to be able to lose weight, but consider that this reduction does have to be considerable in order to be satisfactory. It is concluded that children and their families need support from health professionals in order to, together, articulate actions to help them face childhood obesity, encouraging family participation and support in adopting healthy habits.

Resumen: La obesidad en los últimos años ha sido diagnosticada con frecuencia en la población infantil, configurándose en un problema de salud pública. La aproximación con la realidad de estos niños y de sus familias constituye importante estrategia para auxiliar acciones de prevención y promoción de la salud. Así, el objetivo de este estudio fue reflexionar el modo como niños obesos y sus familias viven, comprenden y lidian con la obesidad infantil. El estudio fue realizado en el municipio de Maringá, Paraná, con niños entre seis y diez años de edad y sus madres. Para la selección de los participantes se utilizó el informe de evaluación nutricional de los niños registrados en el Sistema de Vigilancia Alimentaria y Nutricional (SISVAN) del municipio, en el año de 2013. Fueron identificados 86 niños obesos, siendo la mayoría (59,3%) del sexo masculino, con edad media de ocho años. Los datos fueron recolectados en el período entre enero y mayo de 2014 y la recolección involucró dos vertientes metodológicas: en la cuantitativa fueron entrevistados 55 niños, siendo utilizado parte del instrumento de la Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), abarcando datos sociodemográficos, patrón alimentario, práctica de ejercicios físicos y percepción de la imagen corporal; y en la cualitativa fue realizada entrevista semiestructurada con 14 niños y sus madres. Para ello, fueron seleccionadas las familias en las que la madre y/o el niño presentaban mayor facilidad de comunicación, disponibilidad de tiempo y abertura para compartir sus experiencias con la obesidad. Para el análisis de los datos cuantitativos se utilizó el análisis descriptivo por medio de la frecuencia simple y relativa, y el análisis de contenido, modalidad temática, para el análisis de los datos cualitativos. Los resultados mostraron que la mayoría de los niños obesos entrevistados era del sexo masculino, de la clase económica C1, tenía edad media de ocho años y el 67,3% de sus responsables estaban con exceso de peso. El ambiente escolar se mostró uno de los principales locales de comida de los niños y favorable para el desarrollo de ejercicios físicos. El análisis de los datos cualitativos reveló que todos los niños se identifican obesos y casi todos desean reducir el peso, pues, como consecuencia de la obesidad, son expuestos a bromas constrictivas e incómodas por parte de colegas y familiares. Mostró, aun, que, de forma general, ellos tienen algún conocimiento sobre obesidad infantil y reconocen actitudes que contribuyen para su desarrollo y para su prevención. Del mismo modo, las madres reconocen el exceso de peso del hijo, aunque, ni siempre esto es percibido como un problema de salud o enfermedad. En aquellos casos en que el niño vive alguna dificultad originada del exceso de peso, son notadas iniciativas por parte de la madre en pro de la reducción de peso del niño. Se destaca que la mayoría de las madres desea que el hijo consiga reducir el peso, sin embargo considera que esa reducción no necesita ser expresiva para ser satisfactoria. Se concluye que los niños y sus familias necesitan del apoyo del profesional de salud para que, en conjunto, articulen acciones que les auxilien en el enfrentamiento de la obesidad infantil, incentivando la participación y el apoyo de la familia en la adopción de hábitos saludables.
Data da defesa: 2014
Código: vtls000221800
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2014
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Sonia Silva Marcon
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Nível: Dissertação (mestrado em Enfermagem)
UEM: Departamento de Enfermagem

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertação Fernanda Borges.pdf
Tamanho: 1492 Kb (1528216 bytes)
Criado: 04-05-2016 15:03
Atualizado: 04-05-2016 15:13
Visitas: 1174
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