Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: O Museu Dinmico da Universidade Estadual de Maring : contribuies para a formao inicial em Fsica
Autor(es): Azizi Manuel Tempesta
Palavras-chave [PT]:

Professores de fsica. Formao. Museus de cincias na educao. Formao inicial. Necessidades formativas. Museu de cincias. Mediao. Maring. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Initial training. Training needs. Science museums. Mediation. Maring. Paran (State). Brazil.
rea de concentrao: Formao de Professores, Renovao Curricular e Avaliao Escolar na rea de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Luciano Carvalhais Gomes [Orientador] - UEM
Shalimar Calegari Zanatta - UNESPAR
Andr Luis de Oliveira - UEM
Resumo:
Resumo: Este trabalho resultado de uma pesquisa que buscou investigar as contribuies que a atividade de mediao em um museu de cincias propicia para a formao inicial dos professores de Fsica. Para isso, buscou-se referenciais tericos sobre formao de professores e suas necessidades formativas, sobre o trabalho de mediao em museus e seus saberes, e sobre as interaes entre a Educao Formal e No Formal. Nossa base de dados foi construda com entrevistas realizadas com professores de Fsica que durante sua formao inicial trabalharam como mediadores na rea de Fsica no Museu Dinmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maring. Essas entrevistas, aps transcritas, foram submetidas ao processo de Anlise Textual Discursiva, ao final do qual foi possvel observar que a atividade de mediao, em sua complexidade e dinmica, contribuiu para a formao desses mediadores no apenas por intermdio das necessidades formativas, mas tambm com uma carga de saberes da experincia que s conseguiriam adquirir aps algum tempo de profisso, e tambm com desenvolvimento de qualidades que sugerem uma valorizao da afetividade enquanto ferramenta didtica. Tambm possvel notar o reconhecimento do museu como local de aprendizado e formao e, que aliado a escola, se mostra como uma ferramenta que ainda pode ser muito aproveitada, tanto na formao inicial como no ensino de cincias.

Abstract: This work is the result of a research that investigated the contributions that the mediation activity in a science museum provides for the initial training of Physics teachers. For this, we sought theoretical references on training of teachers and their training needs, about mediation work in museums and their knowledge, and on linkages between formal and non-formal education. Our database was built with interviews conducted with physics teachers that during their initial training worked as mediators in physics area in the Interdisciplinary Dynamic Museum of the State University of Maringa. These interviews after transcribed, were submitted to the Discursive Textual Analysis process, the end of which it was observed that the mediation activity in its complexity and dynamics, contributed to the formation of these mediators not only through the training needs, but also whit an experience knowledge of load they could only acquire after some time of profession, and also whit development of qualities that suggest a valuation of affection while teaching tool. You can also note the recognition of the museum as a place of learning and training, and that also associatedwith school, is shown as a tool that can still be very exploited, both in initial formation as in science education.
Data da defesa: 25/02/2016
Cdigo: vtls000221934
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Luciano Carvalhais Gomes
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: O Museu Dinmico da Universidade Estadual de Maring - contribuies para a formao inicial em Fsica .pdf
Tamanho: 1873 Kb (1918271 bytes)
Criado: 10-05-2016 14:15
Atualizado: 10-05-2016 14:28
Visitas: 415
Downloads: 17

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.