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Ttulo [PT]: A evoluo das prticas educativas em sade : um caminho para superao de saberes e prticas
Ttulo [EN]: The evolution of educational practices in health: towards overcoming knowledge and practices
Autor(es): Clia Maria Gomes Labegalini
Palavras-chave [PT]:

Educao continuada. Educao em sade. Servios de sade. Enfermagem. Ensino. Gesto em sade. Perfil histrico. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Health education. Continuous education. Health management. History.. Paran. (State). Brazil.
rea de concentrao: Gesto do Cuidado em Sade
Titulao: Mestre em Enfermagem
Banca:
Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera [Orientador] - UEM
Vera Maria Saboia - UFF
Ieda Harumi Higarashi - UEM
Resumo:
Resumo: Educao e sade se tratam de prticas sociais intimamente relacionadas. No Brasil, a educao no mbito da sade, insere-se como conquista constitucional, por meio da Constituio de 1988, na qual expressa as atribuies do setor sade na educao dos profissionais, intitulada de educao na sade, e da comunidade, nomeada de educao em sade como diretrizes do Sistema nico de Sade. A fim de intensificar a insero e efetivao da educao, vrias polticas, programas e aes em sade foram sendo implementadas, tornando a educao no mbito da sade uma constante construo. Nesse sentido, delinear o perfil histrico das prticas educativas de um municpio polo de uma regio, como o caso do lcus desse trabalho, fez-se relevante em funo do contingente populacional expressivo envolvido e a possvel influencia na macrorregio. Alm disso, as aes de educao e sade impactam no trabalho em sade e repercutem na ateno sade. Sua efetividade, entretanto, depende de como ela concebida e construda pelo municpio. Dessa forma, objetivou-se analisar a evoluo histrica das prticas educativas em sade desenvolvidas em um municpio localizado no noroeste do estado do Paran-Brasil, no perodo de 2006 a 2015. Tratou-se de pesquisa social aplicada, de carter qualitativo, descritivo e exploratrio, desenvolvida em um municpio polo de sade localizado a noroeste do estado do Paran-Brasil. A coleta e anlise dos dados se deram por duas tcnicas: pesquisa documental, com 47 documentos da gesto municipal; e entrevistas, com os 16 gestores municipais de sade. Os dados foram debatidos luz das premissas de Freire e Gramsci, materialistas histricos contemporneos, no que se refere hegemonia, contra-hegemonia, libertao, dialogicidade e problematizao na educao em sade e na educao na sade. A pesquisa foi realizada seguindo todos os preceitos ticos vigentes, de acordo com a Resoluo 466/2012 do Conselho Nacional de Sade. Assim, possui parecer favorvel do Comit Permanente de tica em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da Universidade Estadual de Maring (Nmero: 897.950/2014 - CAAE: 38820914.4.0000.0104) e do rgo competente da Secretaria Municipal de Sade e os participantes manifestaram o aceite por meio do termo de consentimento livre e esclarecido. A anlise dos dados evidenciou o desenvolvimento de prticas educativas hegemnicas, seguindo as caractersticas da educao bancria, seja com os profissionais - educao na sade - como com a populao - educao em sade. Contudo, movimentos estimulados por polticas, programas e aes em sade, desenvolvidos pela Unio e pelo Estado, esto inserindo contra-hegemonicamente a dialogicidade, a problematizao e a libertao nas prticas educativas. Conclui-se que o municpio encontra-se em um momento tmido de transio de modelos educativos, mais focado nas aes de planejamento do que propriamente na construo de prticas educativas em sade.

Abstract: Education and health are social practices. In Brazil, education and health are a constitutional achievement, inserted in the 1988 Constitution, which expresses the health sector allocations in the education of professionals and in the education of the community, following the National Health System guidelines, in order to enhance the integration and effectiveness of education, various policies, programs and health actions have been assembled, making education and health a constant construction. In this regard, outline the historical profile of educational practices a pole city of a region, such as the focus of this work, it was significant due to the significant population group involved and the possible influence on the macro-region. Also, the education and health actions impact on health work and resonate in health care. Their effectiveness; however, depends on how it is designed and built by the municipality. Thus, this study aimed to analyzing the historical evolution of educational practices in health developed in a municipality located in the northwest of the State of Parana, Brazil, from 2006 to 2015. There was applied social research, of a qualitative, descriptive and exploratory character, developed in a health pole city located northwest of the State of Parana. The collection and analysis of data is given by two techniques: documentary research, with 47 documents of municipal management; and interviews with 16 local health managers. The data were discussed in the light of the premises of Freire and Gramsci, contemporary historical-materialists, with regard to the hegemony, counter-hegemony, liberation, dialog and questioning skills on health and health education. The research was conducted following all applicable ethical rules, according to Resolution 466/2012 of the National Health Council thus it has favorable opinion of the Standing Committee on Ethics in Research Involving Human Beings of the State University of Maringa (Number: 897 950 / 2014 - CAAE: 38820914.4.0000.0104) and the competent body of the Municipal Health Secretariat, the participants expressed accepted through free and informed consent. Data analysis revealed the development of hegemonic educational practices, following the characteristics of banking education, either with professionals - to be skilled on health - as with the population - health education. However, movements stimulated by policies, health and actions programs developed by the Union and the State are inserting counter-hegemonic dialogicity, the questioning and the release in educational practices. We conclude that the municipality is in a shy moment of transition of educational models, most focused on planning actions than properly on the construction of health educational practices
Resumen: La educacin y la salud son prcticas sociales estrechamente relacionadas. En Brasil, la educacin en salud, es un logro constitucional, inserta en la Constitucin de 1988, que expresa las asignaciones del sector de salud en la formacin de profesionales y en la educacin en salud y la comunidad, siguiente los lineamientos del Sistema Nacional de Salud. Con el fin de mejorar la integracin y la eficacia de la educacin, las diversas polticas, programas y acciones de salud se han reunido, por lo que la educacin y salud es una construccin constante. En este sentido, delinear el perfil histrico de las prcticas educativas desarrolladas en una ciudad polo de una regin, tales como el lugar de este trabajo, fue significativo debido al grupo de poblacin involucrado y la posible influencia en la macro-regin. Adems, las acciones de la educacin y la salud impactan en el trabajo en la salud e en la atencin a la salud. Su eficacia, sin embargo, depende de la forma en que est diseado y construido por el municipio. As, este estudio tuvo como objetivo analizar la evolucin histrica de las prcticas educativas en salud desarrolladas en un municipio situado en el noroeste del estado de Paran, Brasil, de 2006 a 2015. Esta es una investigacin social aplicada, cualitativa, descriptiva y exploratoria, desarrollada en un municipio polo de la salud, situado al noroeste del Estado de Paran, Brasil. La recopilacin y anlisis de datos viene dada por dos tcnicas: la investigacin documental, con 47 documentos de la gestin municipal; y entrevistas con 16 gerentes de salud locales. Los datos fueron discutidos a la luz de los supuestos de Freire y Gramsci, materialistas-histricos contemporneos, con respecto a la hegemona, contra-hegemona, de liberacin, de dilogo y cuestionamiento en el preparo en educacin para la salud y la educacin en salud. La encuesta se llev a cabo siguiendo todas las normas ticas aplicables, segn Resolucin 466/2012 del Consejo Nacional de Salud; as un dictamen favorable de la Comisin Permanente de tica en Investigacin con Seres Humanos de la Universidad Estatal de Maring (Nmero: 897 950 / 2014 - CAAE: 38820914.4.0000.0104) y el rgano competente de la Secretara Municipal de Salud, los participantes expresaron aceptar con el consentimiento libre e informado. El anlisis de los datos revel el desarrollo de prcticas educativas hegemnicas, siguiendo las caractersticas de la educacin bancaria, ya sea con los profesionales - conocimientos para la educacin en salud - como con la poblacin - educacin para la salud. Sin embargo, los movimientos estimulados por las polticas, programas y acciones de salud desarrollados por el sindicato y el Estado estn insertando contra-hegemnicamente la dialogicidad, el cuestionamiento y la liberacin en las prcticas educativas. Llegamos a la conclusin de que el municipio se encuentra en un momento de transicin tmido de los modelos educativos, ms centrados en la gestin en salud.
Data da defesa: 01/12/2015
Cdigo: vtls000222295
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias da Sade. Programa de Ps-Graduao em Enfermagem
Nvel: Dissertao (mestrado em Enfermagem)
UEM: Departamento de Enfermagem

Responsavel: elaine
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao-Clia Maria Gomes Labegalini.pdf
Tamanho: 1677 Kb (1717571 bytes)
Criado: 02-06-2016 10:22
Atualizado: 02-06-2016 10:34
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