Resumo: Nesta pesquisa tivemos por objetivo investigar historicamente o curso de Matemática da Universidade Estadual de Maringá, do momento da sua criação e de seus primeiros anos em um período compreendido entre 1969 e 1982. Este trabalho está inserido no tema da História da Matemática no Brasil e realizamos nossas análises pelas perspectivas de pesquisa bibliográfica, documental e oral. Para responder ao problema de pesquisa "como se deu a criação e o desenvolvimento do curso de Matemática da UEM"?, procuramos por documentos referentes à criação do curso em centros arquivísticos da instituição, realizamos uma entrevista com um dos precursores do curso, o professor Amaury Meller, fizemos uma análise do contexto político e econômico da época em nível local, estadual e também uma análise paralela com os cursos de Matemática do Estado de São Paulo. Os principais personagens do momento da criação e dos primeiros anos do curso são apresentados com base nos documentos localizados. Apresentamos as alterações das grades curriculares do período de estudo do curso, os primeiros professores e formandos. Realizamos também uma entrevista com o professor João Cesar Guirado, um dos idealizadores da disciplina de Instrumentação do Ensino de Matemática instituída em 1982. As nossas análises evidenciaram que o curso de Matemática da UEM foi criado para gerar uma abertura para os cursos de Engenharia e para sanar as lacunas de professores do ensino secundário da região naquela época.
Abstract: This research had intended to investigate the undergraduate course of Mathematics at the State University of Maringá (UEM), since its creation in 1969 and its early years until 1982. This research is part of the History of Mathematics in Brazil and the historical analyses were made according to the prospects of bibliographical research, documental and oral researches. In order to answer the question "How was the creation and the development of the Mathematics course at UEM"? the following pathway was taken: looking for documents that could refer to the creation of the course at archival centers at the university, doing an interview with a pioneer of the course, the Professor Amaury Meller, analyzing the political and economic contexts in a local and state perspectives, and conducting a parallel historical analysis among the Mathematics courses in the state of São Paulo. People that took part on the time of the creation and the early years are presented based on the documents founded: the first professors and graduate students. In addition the undergraduate program and its changes during the period studied in this research are presented and an interview was done with the professor João Cesar Guirado, the supporter for the creation of the subject of Mathematics Teaching Instrumentation inserted in 1982. All of the analyses have concluded that the Mathematics Course at UEM was created to serve as a base to the Engineering courses and fill the teachers' gap of secondary education that the region was suffering at that time. |