Resumo: Esta pesquisa objetiva o estudo da formação da cidade de Cascavel, resgatando, analisando e caracterizando sob a ótica do urbanismo os aspectos físicos de ordenamento espacial, as transformações e os agentes influentes na estruturação viária e conformação presentes na cidade desde sua origem (década de 1920) até 1989, quando são notadas as ressonâncias das propostas urbanísticas de Jaime Lerner. Em função da recente, portanto escassa, pesquisa na área do urbanismo sobre as cidades do oeste do Paraná, principalmente em relação a Cascavel e devido à circunstância de não pertencer a nenhuma colonizadora, foi fundamental uma revisão bibliográfica sobre a cidade, na qual se constatou de suma relevância o complemento da pesquisa no que se refere ao contexto e à historiografia por meio de outras áreas do conhecimento, como história, educação, economia, entre outros. Para facilitar a compreensão sobre o processo de formação da cidade sob o aspecto urbanístico, dividiu-se a pesquisa basicamente em três partes: contextualização histórica da formação do oeste paranaense, apresentação e discussão da proposta de Jaime Lerner, considerando sua participação sobre o Plano Diretor de Curitiba assim como a sua implementação, e verificação e análise do projeto proposto para Cascavel em relação a Curitiba, incluindo as ideias efetivamente implantadas. A partir desse estudo, compreendeu-se que Cascavel, apesar de não ter pertencido a nenhum plano de colonização, obteve na sua posição geográfica, na composição do cruzamento viário e na facilidade de aquisição de propriedades (terras devolutas requeridas ao Estado), a força para instigar e atrair novos colonos, de maneira que o entroncamento viário juntamente a fatores econômicos contribuíram com o aumento demográfico e logo com o adensamento e expansão urbana. Verificou-se que Cascavel é uma cidade com ocupação inicial espontânea, mas planejada a partir do momento em que teve seu povoado reconhecido, culminando na sua emancipação. Assim, nos anos seguintes, por conta do crescimento urbano, as consecutivas gestões municipais demonstraram preocupação quanto a esse aspecto, contratando, elaborando e aplicando intervenções urbanas visando à adequação da cidade às necessidades de infraestrutura. De fato, Jaime Lerner, ao realizar suas proposições a Cascavel, utilizou-se de vários recursos aplicados ao Plano Diretor de Curitiba, dos quais dois foram executados até o ano de 1989: o Terminal Rodoviário e o Calçadão da Avenida Brasil, além do encontro e da consagração da Avenida Brasil como um eixo linear, assim como os aplicados à Curitiba
Abstract: This research aims to study the formation of Cascavel-PR, recovering, analyzing and characterizing, from the perspective of urbanism, the spatial planning physical aspects, the transformations and the road structure and conformational influential agents present in the city since its inception (20 decade) until 1989, when are perceptive the urbanist resonances of the Jaime Lerner. Therefore, in function of recent and scarce research about urbanism in western Paraná cities, especially in relation to Cascavel due to the fact of not belonging to any settler, a city literature review was critical, where it was found of great relevance the complement of research regarding to the context and history through other knowledge areas such as history, education, economics, etc. Facilitating the understanding about the city formation process under the urban aspect, the research is divided basically into three parts: formation of West Paraná historical background, presentation and discussion of Jaime Lerner proposal considering his participation on The Master Plan of Curitiba and also its implementation, and, verification and analysis of the proposed project to Cascavel in relation to Curitiba, including effectively implemented ideas. From this study, it was understood that Cascavel, despite not having belonged to any settlement plan, it obtained in its geographical position, in its road crossing composition and in ease of properties acquisition (vacant lands required from the State), the power to instigate and attract new settlers, so the road junction along to economic factors contributed to the population growth and then with the density and urban sprawl. It was found that Cascavel is a city with spontaneous initial occupation, but it?s planned from the moment it had its village recognized, culminating in its emancipation. Thus, in the following years, because of the urban growth, consecutive municipal administrations expressed concern in this regard, hiring, developing and implementing urban interventions aimed to adapt the city to infrastructure needs. In fact, when Jaime Lerner performed its proposition to Cascavel, he used several resources apllied to The Master Plan of Curitiba, two of which were executed by the year of 1989: The Bus Station and the Boardwalk Brazil Avenue, in addition to meeting and consecration of Brazil Avenue as a linear axis, as well as apllied to Curitiba |