Resumo: No presente trabalho discute-se alguns aspectos referentes às contribuições do subprojeto PIBID/Química UEM na formação inicial de professores e, mais especificamente, busca responder de que forma o PIBID tem contribuído para o desenvolvimento de saberes necessários à prática docente. De natureza qualitativa, a investigação teve como principal objetivo reconhecer nas ações desenvolvidas pelo subprojeto PIBID/Química UEM, as contribuições relacionadas aos saberes docentes. Os dados foram coletados por meio dos registros realizados nos diários reflexivos, assim, buscou-se identificar, durante a análise dos dados, aspectos que sinalizam a construção/reconstrução de conhecimentos científicos e pedagógicos e a articulação entre as teorias e prática docente. Dessa forma, os resultados revelaram que a vivência em sala de aula e a participação em um espaço dialógico, no qual as concepções apresentadas pelos bolsistas são constantemente problematizadas num processo contínuo de reflexão, possibilitaram a construção de conhecimentos químicos e pedagógicos e o desenvolvimento de uma visão mais elaborada sobre novas abordagens de ensino em detrimento das concepções do ensino tradicional, bem como, que os saberes necessários ao exercício da profissão docente são desenvolvidos e reelaborados por meio da constante reflexão sobre a ação.
Abstract: In this work we discuss some aspects of the subproject contributions of PIBID/Chemistry UEM in the initial teacher education and, more specifically, seeks to answer how PIBID had been contributing to the development of knowledge necessary for teaching practice. Naturally qualitative, the research had ad the main objective to recognize on the actions developed by the subproject PIBID/Chemistry UEM, the contributions related to teaching knowledge. The data were collected through the records made in reflective diaries, thus, sought to identify, during the data analysis, aspects that signals the construction/reconstruction of scientific and pedagogical knowledge and the articulation between theory and teaching practice. Thus, the results revealed that the experience in the classroom and the participation in a dialogical space, in which the concepts presented by the colleger are constantly problematized in a continuous process of reflection, made possible the construction of chemical and pedagogical knowledge and the development of a more elaborate view of new teaching approaches in detriment of traditional conceptions of teaching, as well as, the knowledge necessary for the exercise of the teaching profession are developed and reworked through the constant reflection on the action. |