Resumo: Nesta pesquisa procuramos responder à seguinte questão: quais ações pedagógicas dos professores que ensinam Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental podem ser identificadas quando trabalham na abordagem da resolução de problemas no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de Matemática? É uma pesquisa de abordagem qualitativa e foi realizada com quatro professores que ensinam Matemática na rede pública vinculados à Secretaria da Educação do Estado do Paraná (SEED/PR), sob jurisdição do Núcleo Regional de Educação de Maringá (NRE), Estado do Paraná. Propusemo-nos ao uso de Questionário online, de Entrevista e Diário de Campo como instrumentos para a coleta de dados. O Questionário online foi enviado ao e-mail (disponibilizado pelo NRE de Maringá) a 405 professores de Matemática jurisdicionados ao referido órgão. Destes 11 professores retornaram o questionário. Pautando-se nas respostas, foram selecionados os professores participantes desta pesquisa, denominados P6, P7, P9 e P11, sendo esta seleção dada sob critérios estabelecidos: a) lecionar nos anos finais do Ensino Fundamental; b) utilizar a resolução de problemas como abordagem de ensino e c) considerar importante que a pesquisadora observasse-os em sala de aula. A Entrevista do tipo semiestruturada buscava identificar na conversa informal, quais as ações do professor em sala de aula, em um ensino com abordagem na resolução de problemas. O Diário de Campo para registrar o desenvolvimento das ações pedagógicas dos professores que afirmaram utilizar a resolução de problemas. Essas ações serviram de parâmetros para analisar as aulas ministradas pelos professores investigados e se referem a: a) propor o problema como ponto de partida para introduzir um novo conteúdo de Matemática que pudesse ser resolvido por diferentes estratégias; b) discutir e cooperar na interpretação e compreensão do enunciado e estratégias de resolução, dando voz aos alunos e/ou demonstrar as maneiras utilizadas para solução do problema proposto; c) agrupar os alunos e permitir o tempo necessário para o planejamento e a execução de um plano elaborado e, d) socializar com a classe as estratégias apresentadas, promovendo o desenvolvimento de conceitos pelos alunos. Após as análises dos dados obtidos foi possível identificar o que P6, P7, P9 e P11 afirmaram no Questionário e na Entrevista. Dos quatro professores selecionados, três tiveram suas aulas analisadas, dados confirmados pelo Diário de Campo. Os dados do Diário de Campo apontaram que os docentes P9 e P11 utilizam o problema como ponto de partida possibilitando a participação ativa do aluno na discussão das estratégias de resolução favorecendo a construção dos conceitos. As ações pedagógicas dos docentes indagados indicam um ensino via resolução de problemas. A abordagem de ensino do docente P7 condiz com a resolução de problemas como aplicação de conhecimentos porque suas ações se iniciam a partir dos conceitos, os problemas vêm depois. Nesse sentido, seria ensinar para a resolução de problemas.
Abstract: In this research, we seek to answer the following question: which educational actions of teachers who teach Mathematics in Primary Education II can be identified when they work in the approach to problem solving in the teaching-learning process of Mathematics content? It is a qualitative research and was carried out with four teachers who teach Mathematics in public schools, and are linked to the Education Secretariat of the State of Paraná (SEED/PR), under the jurisdiction of the Regional Center of Maringa Education, State of Parana. We proposed the use of online questionnaire, interview and field diary as tools for data collection. a) The online questionnaire was sent to the email address (provided by the Maringa Regional Education Center) to mathematics teachers jurisdictional in that organ. Issues Questionnaire, among others, aimed to identify methodological trends are used by teachers in mathematics teaching content. b) the type of semi-structured interview sought to identify in this informal conversation, what the teacher actions in the classroom, in an educational with approach in the problem solving. c) the Field Diary to record the development of educational activities of teachers that indicated use problem solving. Such actions served as parameters to analyze the classes taught by teachers investigated and they refer to: a) propose the problem as a starting point, to introduce a new mathematics content that permits be solved by different strategies; b) discuss and cooperate in the interpretation and understanding of the statement and resolution strategies, giving voice to the students so that they can speak and/or demonstrate the ways used to solve the proposed problem; c) group students and allow time for the planning and execution of an elaborate plan; d) socialize with the class the strategies presented, promoting the development of concepts by students. The teachers participating in this research were named P6, P7, P9 and P11. Unfortunately, there was no time to observe the P6 classes; the delay in collecting these data was due to the strike of the classes in the state of Paraná in this year of 2015. After the analysis of the collected data, it was possible to identify that P6, P7, P9 and P11 showed both the verb form (Questionnaire) and oral (Interview) that work in problem-solving approach. As the Field Diary and in accordance with the theoretical framework we used, the surveyed teachers develop in classroom a theaching of mathematics from the perspective of problem solving. The P9 and P11 teachers use the problem as a starting point, enable active student participation in the discussion of solving strategies favoring the construction of concepts. Such pedagogical actions indicate a teaching by way of problem solving. The teaching approach of the P7 teacher matches the resolution of problems such as application of knowledge, because their actions are initiated from the concepts, problems come later as application of knowledge. Therefore it would be teach to the problem solving. |