Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau

Consultar: Programa de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) - Polo UEM

Início > Dissertações e Teses > Ciências Exatas e da Terra > Física > Programa de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) - Polo UEM

Título [PT]: Desenvolvimento de um calorímetro utilizando uma placa de prototipagem eletrônica de hardware livre para o ensino de física
Título [EN]: Development of a calorimeter using a free electronic hardware prototyping board for the physics teaching
Autor(es): Rafael Rodrigues Barbosa
Palavras-chave [PT]:

Ensino de física. Aprendizagem significativa. Protótipos. Engenharia. Experiências científicas. Teoria de projetos. Placa de prototipagem eletrônica. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Physics teaching. Project theory. Electronic prototyping board. Brazil.
Titulação: Mestre em Ensino de Física
Banca:
Jusmar Valentin Bellini [Orientador] - UEM
Fabrício Tronco Dalmolin - UTFPR
Mauricio Antonio Custodio de Melo - UEM
Resumo:
Resumo: Pode-se afirmar que o ensino de Física no Brasil em nível médio vem se processando de forma alheia à produção da ciência e tecnologia, ou seja, privilegiando técnicas de resoluções de exercícios e memorização de fórmulas. Essa abordagem tradicional acentua o desinteresse pelo discente afastando-o das áreas da ciência básica e engenharia. A contribuição desse trabalho visou despertar a curiosidade científica e a criatividade nos estudantes, por meio da descoberta e da aprendizagem significativa. Para isso, alunos do segundo ano do ensino médio desenvolveram um projeto no qual foi utilizada uma placa de prototipagem eletrônica de hardware livre. Neste experimento, os próprios alunos desenvolveram o protótipo de um calorímetro. Para que os alunos pudessem reproduzir o trabalho, tutoriais foram preparados baseados na teoria de aprendizagem de David Ausubel e na teoria de Vygotsky. A aplicação do experimento foi por meio da metodologia de projetos e a avaliação da aprendizagem, por meio de mapas conceituais. O calorímetro associado à um software de aquisição de dados tornou possível o estudo da calorimetria. Os resultados corroboraram para aplicabilidade da metodologia no ensino médio, mostrando-se um grande potencial tanto nas medidas experimentais como na contribuição da aprendizagem significativa.

Abstract: It can be inferred that the Physics teaching in Brazil in high school has been being processed in an unconnected way to the science and technology production, in other words, favoring techniques of resolutions of exercises and formulae memorization. This traditional approach enhances the lack of interest by the student moving him or her away from the fields of basic science and engineering. The contribution of this study aimed to awake the scientific curiosity and the students? creativity, by means of the discovery and the meaningful learning. In order to do so, students from the second grade of high school developed a project in which it was used a free electronic hardware prototyping board. In this experiment, the students themselves developed a prototype of a calorimeter. So that the students could reproduce the study, tutorials were prepared based on the learning theory of David Ausubel and the theory of Vygotsky. The implementation of the experiment was by means of the project methodology and the learning assessment, by means of concept mappings. The calorimeter associated with a software of data acquisition made possible the study of the calorimetry. The results corroborated to the applicability of the methodology in the high school, showing itself to be of great potential in both the experimental dimension and in the contribution to the meaningful learning.
Data da defesa: 12/2016
Código: vtls000224959
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2016
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Jusmar Valentin Bellini
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Exatas . Programa Pós-Graduação em Ensino de Física
Nível: Dissertação (mestrado em Ensino de Física)
UEM: Departamento de Física

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 013_Rafael Rodrigues Barbosa MNPEF_UEM.pdf
Tamanho: 5736 Kb (5873557 bytes)
Criado: 21-03-2017 11:38
Atualizado: 21-03-2017 11:44
Visitas: 902
Downloads: 2

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.

Voltar