Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau

Consultar: Programa de Ps-Graduao do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Fsica (MNPEF) - Polo UEM

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Exatas e da Terra > Fsica > Programa de Ps-Graduao do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Fsica (MNPEF) - Polo UEM

Ttulo [PT]: Desenvolvimento de um calormetro utilizando uma placa de prototipagem eletrnica de hardware livre para o ensino de fsica
Ttulo [EN]: Development of a calorimeter using a free electronic hardware prototyping board for the physics teaching
Autor(es): Rafael Rodrigues Barbosa
Palavras-chave [PT]:

Ensino de fsica. Aprendizagem significativa. Prottipos. Engenharia. Experincias cientficas. Teoria de projetos. Placa de prototipagem eletrnica. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Physics teaching. Project theory. Electronic prototyping board. Brazil.
Titulao: Mestre em Ensino de Fsica
Banca:
Jusmar Valentin Bellini [Orientador] - UEM
Fabrcio Tronco Dalmolin - UTFPR
Mauricio Antonio Custodio de Melo - UEM
Resumo:
Resumo: Pode-se afirmar que o ensino de Fsica no Brasil em nvel mdio vem se processando de forma alheia produo da cincia e tecnologia, ou seja, privilegiando tcnicas de resolues de exerccios e memorizao de frmulas. Essa abordagem tradicional acentua o desinteresse pelo discente afastando-o das reas da cincia bsica e engenharia. A contribuio desse trabalho visou despertar a curiosidade cientfica e a criatividade nos estudantes, por meio da descoberta e da aprendizagem significativa. Para isso, alunos do segundo ano do ensino mdio desenvolveram um projeto no qual foi utilizada uma placa de prototipagem eletrnica de hardware livre. Neste experimento, os prprios alunos desenvolveram o prottipo de um calormetro. Para que os alunos pudessem reproduzir o trabalho, tutoriais foram preparados baseados na teoria de aprendizagem de David Ausubel e na teoria de Vygotsky. A aplicao do experimento foi por meio da metodologia de projetos e a avaliao da aprendizagem, por meio de mapas conceituais. O calormetro associado um software de aquisio de dados tornou possvel o estudo da calorimetria. Os resultados corroboraram para aplicabilidade da metodologia no ensino mdio, mostrando-se um grande potencial tanto nas medidas experimentais como na contribuio da aprendizagem significativa.

Abstract: It can be inferred that the Physics teaching in Brazil in high school has been being processed in an unconnected way to the science and technology production, in other words, favoring techniques of resolutions of exercises and formulae memorization. This traditional approach enhances the lack of interest by the student moving him or her away from the fields of basic science and engineering. The contribution of this study aimed to awake the scientific curiosity and the students? creativity, by means of the discovery and the meaningful learning. In order to do so, students from the second grade of high school developed a project in which it was used a free electronic hardware prototyping board. In this experiment, the students themselves developed a prototype of a calorimeter. So that the students could reproduce the study, tutorials were prepared based on the learning theory of David Ausubel and the theory of Vygotsky. The implementation of the experiment was by means of the project methodology and the learning assessment, by means of concept mappings. The calorimeter associated with a software of data acquisition made possible the study of the calorimetry. The results corroborated to the applicability of the methodology in the high school, showing itself to be of great potential in both the experimental dimension and in the contribution to the meaningful learning.
Data da defesa: 12/2016
Cdigo: vtls000224959
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Jusmar Valentin Bellini
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas . Programa Ps-Graduao em Ensino de Fsica
Nvel: Dissertao (mestrado em Ensino de Fsica)
UEM: Departamento de Fsica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 013_Rafael Rodrigues Barbosa MNPEF_UEM.pdf
Tamanho: 5736 Kb (5873557 bytes)
Criado: 21-03-2017 11:38
Atualizado: 21-03-2017 11:44
Visitas: 298
Downloads: 2

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.

Voltar