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Ttulo [PT]: Impacto mediador do relacionamento treinador-atleta nas necessidades psicolgicas bsicas e satisfao atltica de treinadores e atletas brasileiros
Ttulo [EN]: The mediated impact of coach-athlete relationship in basic psychology needs satisfaction and athletic satisfaction from coaches and Brazilian athletes
Autor(es): Andressa Ribeiro Contreira
Palavras-chave [PT]:

Relacionamento treinador-atleta. Esporte. Relaes interpessoais. Relaes sociais. Necessidades psicolicas bsicas. Motivao. Satisfao atltica. Psicometria. Treinador esportivo. Atleta. Psicometria. Treinadores. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Coach-athlete relationship. Basic psychological needs. Satisfaction. Sport. Psychometrics. Coaches. Athletes. Brazil.
rea de concentrao: Desempenho Humano e Atividade Fsica
Titulao: Doutor em Educao Fsica
Banca:
Lenamar Fiorese Vieira [Orientador] - UEM
Leonardo Pestillo de Oliveira
Joice Mara Facco Stefanello
Jorge Both
Arli Ramos de Olieira
Resumo:
Resumo: Esta tese objetivou analisar as contribuies das necessidades psicolgicas bsicas (NPB) mediadas pelo relacionamento treinador-atleta (RTA) sobre a satisfao atltica de treinadores e jovens atletas brasileiros. Para tanto, o primeiro artigo realizou uma reviso sistemtica da literatura nas bases PubMed, SportDiscus, Web of Science, Scopus, Lilacs e Scielo, para identificar as variveis associadas ao RTA, na qual 31 estudos atenderam aos critrios de incluso. Foram encontradas associaes positivas (sentimentos, aspectos sociais, liderana, motivao) e negativas (estresse ameaa, estratgias de coping didico negativo, burnout) com o RTA. Foi identificada a escassez de estudos na Amrica do Sul, frica e Oceania; predomnio de estudos em lngua inglesa e necessidade de continuidade da avaliao do RTA em diferentes culturas. O segundo artigo objetivou examinar a adaptao transcultural e propriedades psicomtricas da verso brasileira do Coach-Athlete Relationship Questionaire (CART-Q) para treinadores, com 130 treinadores do Paran e regio, de ambos os sexos, de modalidades coletivas e individuais. A verso brasileira do CART-Q para treinadores apresentou ajuste psicomtrico satisfatrio mantendo os 11 itens e trs dimenses (proximidade, comprometimento e complementaridade), com estrutura vlida e confivel, confirmando a existncia de um fator de segunda ordem (RTA), semelhante ao instrumento original. O terceiro artigo compreendeu o exame do impacto mediador do RTA nas necessidades psicolgicas bsicas e satisfao atltica de treinadores e atletas brasileiros. Foram sujeitos, 182 treinadores e 182 atletas, de ambos os sexos, de modalidades coletivas e individuais, participantes dos Jogos Escolares da Juventude 2015 (fase nacional). Os resultados evidenciaram relaes significativas entre as NPB e RTA, para treinadores e atletas (varincia compartilhada de 47% e 49%, respectivamente). O RTA mediou significativamente a relao entre as NPB e a satisfao, visto que o modelo de mediao explicou 54% da variabilidade da satisfao dos treinadores e 81% da satisfao dos atletas. Para treinadores, a mediao do RTA exerceu um aumento no efeito direto de 0,56 para 0,71 e para atletas o efeito da mediao foi mais evidente (0,17 para 0,71). Conclui-se que, no contexto esportivo brasileiro, os atletas e treinadores satisfeitos com suas necessidades bsicas e que estabelecem relacionamentos estreitos, pautados na confiana e no respeito possuem maiores chances de se sentirem satisfeitos em seu esporte. Tais caractersticas se tornaram mais evidentes na perspectiva dos jovens atletas que percebem a relao com o treinador como determinante para sua satisfao.

Abstract: This thesis aimed to analyze the contributions of basic psychological needs (BPN) mediated by the coach-athlete relationship (CAR) on the athletic satisfaction among Brazilian coaches and young athletes. For this, the first study carried out a systematic review of the literature on the PubMed, Sport Discus, Web of Science, Scopus, Lilacs and Scielo bases to identify the variables associated with CAR, in which 31 studies met the inclusion criteria. Positive (feelings, social aspects, leadership and motivation) and negative (stress, coping, negative dyadic and burnout) associations were found with CAR. The shortage of studies was identified in South America, Africa and Oceania while the predominance of researches is English language. Thus, it is necessary the continuity of CAR evaluation in different cultures. The second paper aimed to examine the cross-cultural adaptation and psychometric properties of the Brazilian version of the Coach-Athlete Relationship Questionnaire (CART-Q) for coaches among 130 male and female coaches from Paran state, of collective and individual sports. Brazilian version of the CART-Q for coaches presented satisfactory psychometric properties, maintaining the 11 items distributed into three dimensions (proximity, commitment and complementarity), with a valid and reliable structure. Further, the existence of a second-order factor (CAR) was confirmed, similar to the original version. Third study included the examination of the CAR mediator impact on the association between BPN satisfaction and athletic satisfaction among Brazilian coaches and young athletes. The participants were 364 male and female coaches (n=182) and athletes (n=182) who participated of the 2015 Youth School Games (national phase). The results showed significant relationships between BPN and CAR for coaches and athletes (47% and 49% of shared variance, respectively). CAR mediated significantly the association between BPN and athletic satisfaction, since the mediation model explained 54% of coaches' satisfaction and 81% of athletes' satisfaction variability. CAR mediation exerted an increase in the direct effect from 0.56 to 0.71 among coaches; however the mediating effect was more evident among athletes (0.17 to 0.71). It is concluded that, in the Brazilian sporting context, athletes and coaches who are satisfied with their BPN and who establish close relationships based on trust and respect are more likely to feel satisfied in their sport. Such characteristics have become more evident in the young athletes perspective who perceive the relationship with the coach as determinant for their satisfaction.
Data da defesa: 08/12/2016
Cdigo: vtls000225287
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Lenamar Fiorese Vieira
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias da Sade . Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL, Universidade Estadual de Londrina . Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL
Nvel: Tese (doutorado em Educao Fsica)
UEM: Departamento de Educao Fsica
UEL: Departamento de Educao Fsica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Tese de Doutorado Andressa Ribeiro Contreira.pdf
Tamanho: 2293 Kb (2347995 bytes)
Criado: 20-04-2017 10:52
Atualizado: 20-04-2017 11:09
Visitas: 628
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