Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Biologia Comparada

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Biolgicas > Biologia Geral > Programa de Ps-Graduao em Biologia Comparada

Ttulo [PT]: O conhecimento tradicional e o saber cientfico sobre os peixes do rio Paran por alunos do ensino fundamental (Porto Rico- Paran)
Ttulo [EN]: Traditional knowledge and scientific knowledge about the fish of the Paran River by elementary students (Porto Rico-Paran)
Autor(es): Paula Gabriela da Costa
Palavras-chave [PT]:

Etnoconhecimento. Conhecimento cientfico. Dilogo dos saberes. Educao bsica. Educao ambiental. Rio Paran. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Ethnoknowledge. Scientific knowledge. Dialogue of knowledge. Basic education. Paran (State). Brazil.
Titulao: Mestre em em Estrutura e Funo das Interaes Orgnicas
Banca:
Ricardo Massato Takemoto [Orientador] - UEM
Andr Luis de Oliveira - UEM
Orlando Moreira Filho - UFSCAR
Jandira Liria Biscalquini Talamoni - UNESP
Resumo:
Resumo: O conhecimento tradicional na pesca compreende um conjunto de prticas e habilidades adquiridas pelas comunidades de pescadores artesanais em sua relao com o ambiente aqutico e com a sociedade. Com a incluso do etnoconhecimento nas salas de aula, os alunos tem a possibilidade de compreender a integrao entre o conhecimento cientfico e o saber tradicional, a fim de desenvolver o senso de conservao e preservao ambiental. Com o intuito de promover o dilogo entre os saberes tradicional e cientfico, esta pesquisa foi realizada em um colgio Estadual, localizado na cidade de Porto Rico, Paran, Brasil, sendo para isto, adotada a pesquisa participante. A coleta de dados foi realizada por meio de questionrios com perguntas abertas, entrevistas, dirio de campo e gravaes de udio e vdeo no decorrer da aplicao de uma sequncia didtica. Para a anlise do contedo utilizamos a tcnica proposta por Bardin. Como resultado a esta pesquisa compreendemos que a construo dos conhecimentos tradicionais est diretamente relacionada ao representante de uma gerao mais antiga e que a insero do dilogo entre os saberes tradicional e cientfico no ambiente escolar contribui para formao de uma atitude crtica e participativa dos alunos.

Abstract: Traditional knowledge in fishing comprises a set of practices and skills acquired in artisanal fishing communities in its relation to the aquatic environment and society. With the inclusion of ethnoknowledge in the classroom the students have the ability to understand the integration of scientific knowledge and traditional knowledge in order to develop the spirit of conservation and environmental protection. In order to promote dialogue between traditional and scientific knowledge, this study was conducted in a school, located in Porto Rico, Paran, Brazil. We adopted the participant research. Data collection was conducted through questionnaires with open questions, interviews, field diary and recording audio and video during the application of a didactic sequence. We use the proposed Bardin to analyze content. As a result of this research we understand that the construction of traditional knowledge is directly related to representative of an older generation and insertion of dialogue between traditional and scientific knowledge in the school environment contributes to formation of a critical and participatory attitude of students.
Data da defesa: 14/02/2014
Cdigo: vtls000225333
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ricardo Massato Takemoto
Co-Orientador: Prof. Dr. Harumi Irene Suzuki
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Biolgicas
Nvel: Tese (doutordo em Biologia Comparada)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Biologia Comparada

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAO.pdf
Tamanho: 653 Kb (668333 bytes)
Criado: 26-04-2017 16:35
Atualizado: 26-04-2017 16:41
Visitas: 267
Downloads: 8

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.