Resumo: O conhecimento tradicional na pesca compreende um conjunto de práticas e habilidades adquiridas pelas comunidades de pescadores artesanais em sua relação com o ambiente aquático e com a sociedade. Com a inclusão do etnoconhecimento nas salas de aula, os alunos tem a possibilidade de compreender a integração entre o conhecimento científico e o saber tradicional, a fim de desenvolver o senso de conservação e preservação ambiental. Com o intuito de promover o diálogo entre os saberes tradicional e científico, esta pesquisa foi realizada em um colégio Estadual, localizado na cidade de Porto Rico, Paraná, Brasil, sendo para isto, adotada a pesquisa participante. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários com perguntas abertas, entrevistas, diário de campo e gravações de áudio e vídeo no decorrer da aplicação de uma sequência didática. Para a análise do conteúdo utilizamos a técnica proposta por Bardin. Como resultado a esta pesquisa compreendemos que a construção dos conhecimentos tradicionais está diretamente relacionada ao representante de uma geração mais antiga e que a inserção do diálogo entre os saberes tradicional e científico no ambiente escolar contribui para formação de uma atitude crítica e participativa dos alunos.
Abstract: Traditional knowledge in fishing comprises a set of practices and skills acquired in artisanal fishing communities in its relation to the aquatic environment and society. With the inclusion of ethnoknowledge in the classroom the students have the ability to understand the integration of scientific knowledge and traditional knowledge in order to develop the spirit of conservation and environmental protection. In order to promote dialogue between traditional and scientific knowledge, this study was conducted in a school, located in Porto Rico, Paraná, Brazil. We adopted the participant research. Data collection was conducted through questionnaires with open questions, interviews, field diary and recording audio and video during the application of a didactic sequence. We use the proposed Bardin to analyze content. As a result of this research we understand that the construction of traditional knowledge is directly related to representative of an older generation and insertion of dialogue between traditional and scientific knowledge in the school environment contributes to formation of a critical and participatory attitude of students. |