Resumo: Frente a evidências de uma transformação na metodologia de ensino do judô, nosso objetivo foi o de interpretar tal prática, historicamente situada no Paraná-Brasil, a partir da implementação do lúdico como dispositivo da prática pedagógica dos senseis (professores). Para tanto, identificamos no diálogo arqueológico com senseis de judô, a historicidade dessa prática corporal desde sua formação até o tempo presente. Como metodologia, utilizamos uma combinação dos seguintes procedimentos: pesquisa documental, questionário semiestruturado e entrevista a partir de foto-elicitação (foto-entrevista). Os dados empíricos foram coletados a partir de entrevistas com representantes da antiga geração de senseis (kodanshas) e da nova geração de senseis (yudanshas) do Paraná. A discussão do material empírico foi realizada com uso das noções de análise discursiva e dos pressupostos teóricos do filósofo Michel Foucault. Os resultados de nossas análises indicam a tendência de uma "cultura do lúdico" no ensino do judô no estado. Os professores de judô do Paraná, gradativamente, vem adotando o lúdico em suas aulas por necessidade de adaptação ao público infantil hodierno. Em nossa tese, discutimos como essa relação é afetada por diferentes acontecimentos, sobre os quais agem os dispositivos de sedução, pedagógico e disciplinar.
Abstract: In view of evidences of transformation in the methodology of judo teaching, we aimed at interpreting such practice, historically located in the state of Paraná - Brazil, from the implementation of the ludic as a device of the pedagogical practice of senseis (teachers). For this purpose, we identified, in the archeological dialogue with judo senseis, the historicity of such corporal practice since its formation up to present time. As for the methodology, we used a combination of the following procedures: document research, a semi structured questionnaire and interviewing by means of photo elicitation (photo interview). The empirical data were collected from interviews with representatives of both the old generation of senseis (kodanshas) and the new one (yudanshas) in Paraná. The empirical material was discussed by using notions of the Discourse Analysis and the theoretical assumptions by Michel Foucault. The results of our analysis point to the tendency of a "culture of the ludic" in judo teaching in the state of Paraná. Judo teachers of Paraná have been gradually adopting the ludic in their lessons, to meet the need of adapting to children. In our thesis, we discuss how such relation is affected by different events, on which the pedagogical and disciplinary seduction devices have impact. |