Resumo: Esta pesquisa tem por objeto a organização do Estado e do poder político durante os dois mandatos presidenciais de Luis Inácio Lula da Silva no Brasil (2003-2010). Inicialmente, recorremos à investigação crítica das teses mais alinhadas ao governo, que buscam analisar as relações de continuidade/distanciamento que ele estabelece com o período neoliberal dos anos 1990. Procuramos demonstrar como o apregoado “novo modelo de desenvolvimento”, que teria combinado crescimento econômico com distribuição de renda, não significou, de fato, um novo modelo, mas a adaptação possível da inserção da economia brasileira na conjuntura econômica favorável da economia mundial. Apresentamos também uma avaliação da tese de André Singer sobre o “lulismo”, tentando demonstrar como o significado atribuído pelo autor ao fenômeno mediante a mobilização de uma série de analogias com conceitos clássicos da tradição sociológica e política brasileira permite o esclarecimento de aspectos significativos da forma do governo, oculta a sua relação íntima com a construção da hegemonia burguesa ao apresentar Lula como representante político do subproletariado. Posteriormente, a relação entre Estado e sociedade civil é pensada a partir da chave de constituição da hegemonia e, para tanto, recorremos à recuperação da formulação da estratégia democrático-popular e ao caráter de classe do governo Lula. Por fim, analisamos a face externa do Estado brasileiro no período, discutindo a concepção da política externa à luz das questões do imperialismo, da dependência e do capital-imperialismo e a projeção do Estado e do capital brasileiro na América Latina..
Abstract: This research is about State e political power organization over Luis Inacio Lula da Silva administrations (2003-2010). First, there is a critical research of theses aligned with the government, wich analize the relations of continuity/distance between it and 1990´s neoliberal period. We try to demonstrate how the proclaimed “new development model”, wich would have combined economic growth and income distribution, did not mean, in fact, a new model, but a possible adaptation of brazilian economy insertion in world favorable economic conjuncture. We present a critical assessment of “lulismo” thesis, demonstrating how the assigned meaning of the term in addition to a serie of analogies with classic concepts of brazilian sociological and political tradicion clarify some aspects of the form of government, but hide its intimate relationship with bourgeois hegemony construction by bringing forward Lula as a subproletariat political representative. Posteriorly, the State ans civil society relationship is thought from de hegemoy constitucion key and, therefore, we recover the democratic-popular strategy and the class character of the Lula´s administration. Lastly, we analyze the external face of brazilian State in the period, discussing the foreign policy conception from imperialism, dependency and capital-imperialism issues among the projection of brazilian State and capital on Latin America. |