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Ttulo [PT]: De Saint-Exupry a Limeira : uma leitura comparativa de O Pequeno Prncipe
Autor(es): Pedrina Carvalho de Oliveira
Palavras-chave [PT]:

Literatura de cordel. Letramento literrio.Intertextualidade. O Pequeno Prncipe. O Pequeno Prncipe em Cordel. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Cordel literature. Literary literacy. Intertextuality. The Little Prince. The Little Prince in Cordel. Brazil.
rea de concentrao: Literatura e Letramento Literrio
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Margarida da Silveira Corsi [Orientador] - UEM
Carmen Rodrigues de Lima - UEM
Gilmei Francisco Fleck - UEOP
Resumo:
Resumo: Ao ministrarmos aulas de literatura para turmas de Ensino Mdio, constatamos que grande parte dos alunos no aprecia textos poticos, pois os consideram de difcil compreenso. Como despertar o interesse pela leitura de poesia? Aps experincias exitosas, envolvendo a abordagem da literatura de cordel, percebemos que a estrutura composicional desse gnero discursivo pode sensibilizar os alunos para a linguagem potica. Desse modo, optamos por produzir, para esta dissertao, uma sequncia expandida de leitura, destinada a alunos do 7 ano do Ensino Fundamental II, abordando a literatura de cordel. Esta proposta, alm de atender necessidade de produo de material didtico voltado para a poesia, vem ao encontro de outra carncia observada nas escolas: a de se abordar o letramento literrio como ressaltam Candido (2011), Compagnon (2009), Cosson (2014) e Michelleti (2000) e, especialmente, a literatura no cannica conforme assevera Abreu (2006). Para elaborao desse material, escolhemos o conto filosfico de Antoine de Saint-Exupry, O Pequeno Prncipe (1943), e sua verso em cordel, publicada pelo cordelista pernambucano Josu Limeira, em 2015. A contextualizao das obras selecionadas se deu a partir das pesquisas realizadas por Munhoz (2014) sobre a vida e obra do escritor francs e de entrevistas concedidas pelo cordelista e pelo ilustrador de O Pequeno Prncipe em Cordel (2015). Para conceituarmos e analisarmos os gneros discursivos a que pertencem as obras, recorremos a Cortzar (2013), Bosi (1989) e Arago (1985), que abordam a teoria do conto, e a Abreu (2006), Evaristo (2011) e Marinho e Pinheiro (2012), que tratam da valorizao do cordel e da literatura no cannica. Para a elaborao das atividades, analisamos os dois enunciados, seguindo as etapas de leitura sugeridas por Cosson (2014), Michelleti (2000) e rediscutidas por Corsi (2015), observando os elementos que, segundo Bakhtin (2003), constituem os gneros discursivos contedo temtico, estrutura composicional e estilo. A anlise das relaes intertextuais entre as obras foi realizada a partir dos estudos de Kristeva (1974), Nitrini (2000), Jenny (1979), Samoyault (2008) e das categorias hipertextuais e hiperestticas de Genette (1989). Os encaminhamentos previstos em nossa proposta, embasados nas proposies de Rildo Cosson (2014), ressaltam o dilogo entre os textos abordados, suas especificidades estruturais, a valorizao da literatura de cordel, as relaes entre o gnero pico a que se filia o cordel e o gnero lrico, utilizando outros gneros discursivos e recursos audiovisuais para explorar o contedo temtico e contextualizar as obras. Aps as atividades de leitura e interpretao dos enunciados, os alunos so convidados a produzirem seus prprios cordis, para que, tambm atravs do fazer potico, estejam mais sensveis e receptivos s composies com as quais se depararem ao longo de sua vida.

Abstract: When we ministered literature classes for High School groups, we realized that most students don't appreciate poetic texts because they consider them difficult to understand. How can we make them interested in poetry? After successful experiments involving the approach of cordel literature, we realized the compositional structure of this discursive genre can raise students awareness to the poetic language. So, we chose to produce for this dissertation an "expanded sequence of reading", destined to students at the seventh grade in Elementary School, approaching the cordel literature. This proposal, in addition to attending the need to produce didactic material focused on poetry, meets another deficiency observed in schools: the one that approaches literary literacy - as Candido (2011), Compagnon (2009), Cosson (2014) and Michelleti (2000) emphasized - and, especially, the non-canonical literature - according to Abreu (2006). To prepare this material we chose the philosophical tale by Antoine de Saint-Exupry, The Little Prince (1943), and its cordel version which was published in 2015, by Josu Limeira, a cordelist from Pernambuco. The contextualization of the selected literary works resulted from the researchers conducted by Munhoz (2014) about the French writers life and work and interviews granted by the cordelist and illustrator of The Little Prince in Cordel (2015). To conceptualize and analyze the discursive genres to which these literary works belong, we rely on Cortzar (2013), Bosi (1989) and Arago (1985), authors who deal with the theory of the tale, also Abreu (2006), Evaristo (2011) and Marinho, and Pinheiro (2012), authors who deal with the appreciation of the cordel and non-canonical literature. To elaborate the activities, we analyzed the two statements following the reading steps suggested by Cosson (2014) and Micheletti (2000), and rediscussed by Corsi (2015), observing the elements which, according to Bakhtin (2003), represent the discursive genres - "thematic content," "compositional structure," and "style." The analysis of the intertextual relations between the literary works was performed from the studies of Kristeva (1974), Nitrini (2000), Jenny (1979), Samoyault (2008) and from the hypertextual and hyperesthetic categories of Genette (1989). According to what is in our proposal, based on Rildo Cossons proposals (2014), the emphasis is on the dialogue between the texts addressed, their structural specificities, the appreciation of cordel literature, the relations between the epic genre - the one that joins the cordel - and the lyrical genre, using other discursive genres and audiovisual resources to explore the thematic content and contextualize as literary works. After the reading activities and interpretation of the statements, the students are invited to produce their own cordel literature, so that, throught a poetic way of writing, they can become more sensitive and receptive for the compositions they will come across their lives.
Data da defesa: 2017
Cdigo: vtls000226830
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2017
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Margarida da Silveira Corsi
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)
UEM: Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAO_PEDRINA_OLIVEIRA_PROFLETRAS_2017.pdf
Tamanho: 2859 Kb (2927314 bytes)
Criado: 10-11-2017 19:01
Atualizado: 10-11-2017 19:37
Visitas: 224
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