Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: A robtica educacional e a plataforma Arduino : estratgias construcionistas para a prtica docente
Autor(es): Ana Paula Giacomassi Luciano
Palavras-chave [PT]:

Robtica educacional. Arduino (Plataforma). Construcionismo. Identidade docente. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Educational robotics. Arduino. Constructionism. Teaching identity. Brazil.
rea de concentrao: Cincia, Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade: Incluso e Excluso em Processos de Ensino-Aprendizagem na Educao Cientfica Contempornea
Titulao: Doutor em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Polonia Alto Fusinato [Orientador] - UEM
Hlio Takai - SBU
Talita Secorun dos Santos - UNESPAR
Dulcinia Ester Pagani Gianotto - UEM
Andr Luis de Oliveira - UEM
Resumo:
Resumo: A sociedade atual carece de profissionais que apresentem habilidades e saberes pertinentes aos novos paradigmas vigentes. Desta forma, torna-se imprescindvel repensar as atitudes relativas formao de profissionais e que atingem diretamente as estruturas da identidade profissional de cada indivduo. As cincias fsicas tm apresentado enorme avano e as conquistas de tais cincias fomentam a tecnologia e a engenharia que produzem diversos aparatos tecnolgicos para a sociedade. Porm, o desconhecimento de vnculos entre cincia, tecnologia e sociedade afasta o profissional do ensino muitas vezes de usar tais tecnologias para aproximar a vivncia de seu aluno em uma sociedade tecnologicamente evoluda com a teoria cientfica bsica. O presente trabalho emergiu do questionamento se a robtica educacional abordada com a plataforma Arduino, seguindo os pressupostos construcionistas, pode vir a modificar as atitudes de licenciandos e posteriormente influenciar as prticas docentes com vista construo da identidade profissional. Assim, o objetivo central desta tese avaliar a contribuio da robtica educacional, por meio do uso da plataforma Arduino e amparada metodologicamente pelo construcionismo, na modificao da ao docente de licenciandos do curso de Fsica bem como sua identidade profissional. Assim, oferecemos oficinas relativas plataforma de cdigo aberto Arduino e robtica educacional para 25 alunos do curso de licenciatura em Fsica pertencentes ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciao Docncia (PIBID). O pressuposto terico adotado para amparar nossa ao neste trabalho a Teoria do Construcionismo de Papert. Coletamos dados referentes aos licenciandos a priori mediante entrevista semi-estruturada. Realizamos gravaes em vdeo e udio durante as oficinas. Com a finalidade de perscrutar as aes docentes dos licenciados, que ministraram uma oficina para oito acadmicos da Universidade Estadual de Maring, fazendo parte dos eventos da semana acadmica do curso. Assim, por meio da observao desta oficina bem como com a realizao de um grupo de anlise focal avaliamos tais aes com respeito utilizao do construcionismo no uso de novas tecnologias no ensino. Organizamos as anlises em trs temas principais com as respectivas categorias de cada um e nosso referencial adotado para analisar os dados coletados foi baseado na Anlise Textual Discursiva. Portanto, conseguimos identificar que para haver uma mudana nas futuras prticas docentes e favorecer a construo de identidades docentes condizentes com o construcionismo, se faz necessrio o estudante conhecer e vivenciar durante a sua formao inicial uma metodologia que fornea subsdios necessrios para o desenvolvimento de habilidades e saberes referentes docncia.

Abstract: Current society lacks professionals who present skills and relevant knowledge to the current new paradigms. Therefore, it becomes essential to rethink the attitudes regarding training of professionals, which directly affects the structures of professional identity of each individual. The physical sciences have made great progress and the achievements of such sciences foster the technology and engineering that produces various technological devices for society. However, ignorance of the links between science, technology and society often deters the teaching profession often from using such technologies to bring the student's experience closer to a society technologically advanced with basic scientific theory. The present work emerged from the questioning if the educational robotics approach with the Arduino platform, following the constructivist assumptions, can modify the attitudes of graduates and later influence the teaching practices with a view to the construction of the professional identity. Thus, the central objective of this thesis is to evaluate the contribution of educational robotics, with the use of Arduino platform and it is supported methodologically by constructionism, in the modification of the teaching activity of students of the initial formation of the Physics course as well as their professional identity. Thus, we offer workshops related to the Arduino open source platform and educational robotics to 25 students of the Physics undergraduate program belonging to the Institutional Program of Initiation to Teaching Grant (PIBID). The theoretical assumption adopted to support our action in this work is Papert's Theory of Constructionism. We collected data referring to the graduates a priori through a semistructured interview. We made video and audio recordings during workshops. With the purpose of examining the teaching actions of the graduates, they taught a workshop for 8 academics from the State University of Maring, as part of the academic week of the course. Thus, through the observation of this workshop as well as the realization of a focal analysis group, we evaluate these actions with respect to the use of constructionism in the use of new technologies in teaching. We organized the analysis in three main themes with the respective categories of each one and our referential adopted to analyze the data collected was based on the Discursive Textual Analysis. Therefore, we have been able to identify that in order to really change the future teaching practices and achieve the construction of the teaching identity, it is necessary for the student to know and experience during his / her initial formation a methodology that provides necessary subsidies for the development of skills and knowledge related to Teaching.
Data da defesa: 30/01/2017
Cdigo: vtls000227297
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2017
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Polonia Alto Fusinato
Co-Orientador: Prof. Dr. Luciano Carvalhais Gomes
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Tese (doutorado em Educao para a Cincia e a Matemtica)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: tese_defesa.pdf
Tamanho: 5148 Kb (5271119 bytes)
Criado: 04-12-2017 17:11
Atualizado: 04-12-2017 17:21
Visitas: 926
Downloads: 24

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.