Resumo: A lesão medular constitui uma síndrome neurológica incapacitante, por ocasionar danos neurológicos e distúrbios neurovegetativos com mudanças nas funções motora, sensitiva e autônoma, desencadeando condição de deficiência à pessoa. A partir da lesão, inicia-se um processo de transformação e aprendizagem diária na vida da pessoa e sua família, com importantes consequências, como a dependência, que submete a participação familiar, principalmente durante a reabilitação, determinando presença ativa das pessoas que cercam a pessoa com lesão medular em dar apoio no processo de reabilitação e adaptação. Esta pesquisa teve por objetivo apreender experiências do cotidiano de vida da pessoa com lesão medular que faz uso da cadeira de rodas. Pesquisa descritiva, exploratória, de abordagem qualitativa, orientada pelo Interacionismo Simbólico. Para a identificação dos sujeitos, contataram-se pessoalmente as Unidades Básicas de Saúde do município e a União Metropolitana Paradesportiva de Maringá. Os participantes foram 23 pessoas com lesão medular, sendo 11 localizados a partir das Unidades Básicas e 12 da entidade paradesportiva. A coleta de dados ocorreu no período de Janeiro a Junho de 2015, por meio de entrevista semiestruturada. Os diálogos foram gravados, transcritos na íntegra e posteriormente analisados seguindo os preceitos da Análise de Conteúdo Temática de Bardin. A partir da fundamentação teórica e da análise dos dados foram elaborados três artigos, o primeiro: "Mudanças no cotidiano de pessoas com lesão medular"; o segundo, "Pessoa com lesão medular: seus enfrentamentos e os grupos de apoio"; e, o terceiro, "Experiências de exclusão vivenciadas por pessoas com lesão medular". Verificou-se que a pessoa com lesão medular convive com diversas transformações cotidianas, como locomover-se com uma cadeira de rodas, cuidados com a higiene, mudanças na sexualidade, com isso, afloram-se inúmeros sentimentos e desencadeia-se um processo de aprendizado diário que a conduz, com o tempo, à adaptação e à superação. Ao longo deste caminho, a pessoa depara-se com grupos de apoio importantes, como a família, amigos, comunidade, espiritualidade, locais de reabilitação, profissionais da saúde e a prática esportiva. Contudo, defronta-se com experiências de exclusão social e a falta de acessibilidade constante. Nesse contexto, e notabilizando a importância de se investir no preparo de futuros enfermeiros, distingue-se o valor ímpar da abordagem de enfermagem individualizada, que busca por uma visão holística da pessoa que está recebendo os cuidados. As orientações intra hospitalar e após a lesão, e mesmo a atuação do enfermeiro na saúde pública, devem ter em vista atividades de reabilitação que salientam o significativo papel da família para o enfrentamento da situação; isto é, imprescindível a implementação de ações conjuntas - pessoa com lesão medular, família, equipe multiprofissional - durante todo o processo de atendimento e, ainda, aponta-se como fundamental para a pessoa com lesão, sua participação comunitária e na prática esportiva para adquirir melhor adaptação e socialização.
Abstract: Spinal cord injury is a disabling neurological syndrome, as it causes neurological damage and neuro vegetative disorders with changes in motor, sensory and autonomic functions, triggering the person's disability condition. From the injury, a process of transformation and daily learning begins in the life of the person and his/her family, with important consequences, such as dependence, which subjects family participation, especially during rehabilitation, determining the active presence of the people who surround the person with spinal cord injury in supporting the process of rehabilitation and adaptation. This research had the objective of apprehending experiences of the daily life of the person with spinal cord injury that uses the wheelchair. Descriptive, exploratory study, with qualitative approach, oriented by the Symbolic Interactionism. In order to identify the subjects, the Basic Health Units of the municipality and the Metropolitan Paradesportive Union of Maringá were contacted. The participants were 23 people with spinal cord injuries, 11 from the Basic Units and 12 from the paradesportive entity. The data collection took place in the period from January to June 2015, through a semi-structured interview. The dialogues were recorded, fully transcribed and later analyzed following the precepts of the Thematic Content Analysis of Bardin. From the theoretical basis and data analysis, three articles were elaborated, the first one: "Changes in the daily life of people with spinal cord injury"; the second, "Person with spinal cord injury: confrontations and support groups"; and the third, "Exclusion experienced by people with spinal cord injury". The study verified that the person with spinal cord injury experiences several daily transformations, such as moving around with a wheelchair, taking care of hygiene, and changes in sexuality, which provoke innumerable feelings and trigger a daily learning process. It leads, over time, to adaptation and overcoming. Along this path, those people encounter important support groups such as family, friends, community, spirituality, rehabilitation sites, health professionals, and sports practice. However, they face experiences of social exclusion and the lack of constant accessibility. In this context, and highlighting the importance of investing in the preparation of future nurses, the unique value of the individualized nursing approach is distinguished, which seeks a holistic view of the person who receives the care. The intrahospital and post-injury guidelines, and even the nurse's role in public health, should focus on rehabilitation activities that highlight the significant role of the family in coping with the situation; that is, it is essential to implement joint actions - person with spinal cord injury, family, multiprofessional team - throughout the care process and, also, it is essential that the person with injury participates in his/her community and in the sports practice to acquire a better adaptation and socialization. |