Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau

Consultar: Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT) - Mestrado Profissional

Início > Dissertações e Teses > Ciências Exatas e da Terra > Matemática > Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT) - Mestrado Profissional

Título [PT]: Área da superfície e volume de prismas e cilindros
Autor(es): Geni Viana do Carmo Vendrame
Palavras-chave [PT]:

Prismas - Otimização da superfície e volume. Geometria - Prismas e cilindros. Cilindros - Otimização da superfície e volume
Titulação: Mestre em Matemática
Banca:
Luciene Parron Gimenes Arantes [Orientadora] - UEM
Márcio Hiran Simões - UTFPR
Rodrigo Martins - UEM
Resumo:
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar e analisar problemas de otimização ligados à área da superfície e volume de prismas e cilindros. Pretendemos, desenvolver atividades diferenciadas na busca de alternativas para encontrar o volume máximo de um sólido com área mínima. Este trabalho permite que os alunos ampliem os seus conhecimentos e fornece elementos para que eles possam se tornar independentes na forma de interpretar, de representar, de economizar e resolver problemas geométricos. O uso de materiais manipuláveis e da tecnologia computacional no ensino de geometria é uma abordagem motivadora e significativa à aprendizagem. Assim, como ocorre com o conhecimento da geometria ao longo da história, estudos como esse nos impulsionam a percorrer vários caminhos em busca de aperfeiçoar o conhecimento de alunos e professores, pois buscam novas metodologias que levam a transformação do meio em que vivemos sem desprezar metodologias anteriores

Abstract: The present study aims to investigate and analyze optimization problems related to the surface area and volume of prisms and cylinders. Intend to develop differentiated activities in search of alternatives to find the maximum volume of a solid with minimum area. This work allows students to broaden their knowledge and provides elements so that they can become independent in order to interpret, represent, to save and solve geometric problems. The use of manipulatives and computer technology in the teaching of geometry is a motivating and meaningful approach to learning. Thus, as with the knowledge of geometry throughout history, such studies in the drive to go in search of various ways to improve the knowledge of students and teachers, since they seek new methodologies that lead to transformation of the environment we live without neglecting methodologies above
Data da defesa: 27/02/2014
Código: vtls000228457
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2014
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Luciene Parron Gimenes Arantes
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Departamento de Matemática
Nível: Dissertação (mestrado em Matemática)/ UEM: Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMAT

Responsavel: edilson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Vendrame-Geni-VC-2014-ME.pdf
Tamanho: 2792 Kb (2858654 bytes)
Criado: 22-08-2018 16:53
Atualizado: 22-08-2018 16:54
Visitas: 556

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.

Voltar