Resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal analisar a ação empreendedora dos lojistas franqueados de telefonia móvel pessoal da cidade de Londrina - Paraná. Para atingir o objetivo principal foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental, além de coleta de dados da pesquisa de natureza qualitativa. Foi analisada a atividade de telefonia móvel pessoal de Londrina e identificaram-se as principais estratégias das operadoras concessionárias de telefonia móvel pessoal da cidade. Foram analisadas e discutidas as estratégias que os lojistas franqueados utilizam na manutenção de sua atividade, bem como a descrição das características mais importantes na atuação como lojista franqueado e a análise de quais as ações empreendedoras que auxiliam os proprietários a manter seu negocio. Foram relacionados os temas de empreendedorismo e estratégia para a revisão de literatura do trabalho. O trabalho utilizou como metodologia de pesquisa estudo de casos múltiplos com entrevistas junto a uma pequena amostra de lojistas franqueados das quatro operadoras atuantes no mercado local. A análise dos resultados da coleta de dados foram identificadas as características empreendedoras dos franqueados em conformidade com os elementos destacados na literatura administrativa e analisados qualitativamente e revelaram as ações empreendedoras dos lojistas franqueados, que aliadas às estratégias das operadoras, utilizam estratégias próprias para alcançar seus objetivos, sinalizando uma correlação positiva entre as lojas de maior porte e proprietários mais inovadores.
Abstract: The present work had the main objective to analyze the entrepreneurial action of personal of storeowners of personal telephony franchises in the city of Londrina - Paraná. About to arrive the main objective have been realized research bibliographic and documentary, in addition to collection of data, qualitative nature research. Was analyzed the activity of the personal mobile telephony in Londrina, Paraná - State. It was identified if the chief strategies from the mobile telephony operators in the city. Have been analyzed and discussed the strategies that the franchises storeowners use to maintain their activities, as well the description of the most important characteristics in their operation of the franchised stores was made and the analisys of what the actions entrepreneurial what they assist to keep their business. Have been related the themes of entrepreneurialism, strategy for the literature revision of this work. It was used in this work as a research methodology of multiple cases study with interviews near a small sample of franchise storeowners from four personal mobile telephones companies acting in the marketplace site. The outcomes from collection of data have been analyzed qualitatively and made evident the entrepreneurial actions from the storeowner franchises, what ally strategies from the operator, uses strategies proper to range yours objectives, signal only one positive among the stores of major postage and more innovative owners. |