Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Início > Dissertações e Teses > Ciências Humanas > Psicologia > Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Título [PT]: Psicologia histórico-cultural e o desenvolvimento psiquico infantil : compreendendo o processo de escolarização
Autor(es): Valéria Garcia da Silva
Palavras-chave [PT]:

Psicologia histórico-cultural. Desenvolvimento psíquico. Infância. Ensino fundamental. Escolarização. Desenvolvimento psíquico. Materialismo histórico-dialético. Paraná (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Historic-cultural psychology. Childhood. Scholarization. Paraná. State. Brazil.
Área de concentração: Constituição do sujeito e historicidade
Titulação: Mestre em Psicologia
Banca:
Nilza Sanches Tessaro Leonardo [Orientador] - UEM
Nadia Mara Eidt - UNESP/Bauru
Marilda Gonçalves Dias Facci - UEM
Resumo:
Resumo: A presente pesquisa trata do processo de escolarização e sua importância no desenvolvimento psíquico infantil na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural. Constitui-se em uma pesquisa bibliográfica e empírica. No estudo bibliográfico buscou-se compreender o desenvolvimento humano destacando o período da infância e a influência do processo de escolarização no desenvolvimento do psiquismo infantil. Na pesquisa empírica procurou-se verificar como os professores do Ensino Fundamental da rede pública de um município do Paraná, compreendem o processo de aprendizagem e desenvolvimento humano e o que pensam a respeito da influência da escolarização (dos conteúdos científicos) no desenvolvimento psíquico infantil. O referencial teórico utilizado na fundamentação e análise das informações coletadas pautou-se, sobretudo, nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, a qual se fundamenta no Materialismo Histórico-Dialético de Karl Marx, que considera o homem em suas relações de produção e em âmbito sócio-histórico. A pesquisa empírica contou com a participação de quatorze professores da rede pública do Ensino Fundamental de um município do Paraná. A coleta das informações foi realizada por meio da técnica de entrevista semiestruturada, com base em um roteiro composto por oito itens. As informações colhidas foram submetidas à análise de conteúdo e estruturadas em categorias, as quais estão apresentadas em tabelas. Os resultados permitiram um maior esclarecimento sobre as concepções que norteiam o trabalho dos educadores, indicando como compreendem o papel da escolarização no desenvolvimento psíquico das crianças. Os dados mostram que os educadores, em sua maioria, pautam seu trabalho em uma visão de desenvolvimento biologicista, segundo a qual a criança se desenvolve naturalmente e o processo de aprendizagem é dependente deste amadurecimento biológico. Em suas respostas, os professores não relacionaram os processos de desenvolvimento e aprendizagem como interdependentes. Os resultados mostram ainda que os professores valorizam os conhecimentos advindos do cotidiano, em detrimento do conteúdo científico, que, segundo a teoria que embasa essa pesquisa, é o propulsor do desenvolvimento. Não obstante, analisamos as informações tendo em vista a sociedade atual, que divulga e enfatiza a importância do conhecimento utilitarista, minimiza a importância da função do professor enquanto mediador dos conteúdos clássicos que promovem o aprimoramento das funções psicológicas superiores e proporciona as condições para o homem pensar a realidade de forma mais complexa. Deste modo, defendemos uma educação que promova a humanização e o desenvolvimento psíquico dos que por ela passam e valorize o conhecimento científico e a função do professor.

Abstract: This work discusses about the process of scholarization and its importance to the infant psychical development according to the Historic-cultural Psychology. It is a bibliographic and empirical research. By bibliographic study it has been tried to comprehend the human development highlighting the infant period and the influence of the scholarization process on infant psychical development. By empirical research it has been aimed to verify how teachers of Elementary Schools in public education in a city of Paraná realize the learning process and human development and what they think about the scholarization influence (the scientific contents) on infant psychical development. The theoretical reference used in grounding and analyses of collected information was especially guided by Historic-cultural Psychology, which is based upon Historical and Dialectical Materialism of Karl Marx, which considers man in his relations of production and in a socio-historical context. The empirical research counted on the participation of fourteen public school teachers of elementary school in a city of Paraná. The collection of information was carried out through the semi-structured interview technique, based on a script consisting of eight items. The collected data were submitted to content analysis and structured in categories, which are presented on the tables. The results allowed a further clarification about the conceptions which guide the educator's work, indicating how they comprehend the role of scholarization in children's psychical development. Data show that most educators have their work based on a vision of biological development, whereby the child develops naturally and learning process is dependent on the biological maturation. In their answers, the teachers did not relate the processes of development and learning as interdependent. The outcomes also show that the teacher's value knowledge derived from everyday life, to the detriment of scientific content, which, according to the theory that underlies this research, is the engine of development. Nevertheless, we analyzed the information in view of current society, which promotes and emphasizes the importance of utilitarist knowledge, minimizes the importance of the teacher's role as a mediator of classic contents that promote the improvement of higher mental functions and provides the conditions for man think the reality in a more complex way. Therefore, we advocate an education that promotes humanization and psychical development of those who go through it and that value scientific knowledge and the role of the teacher.
Data da defesa: 14/12/2010
Código: vtls000183504
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2010
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Nilza Sanches Tessaro Leonardo
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Psicologia
Nível: Dissertação (mestrado em Psicologia)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: PPI-UEM_2010_ValeriaGarcia.PDF
Tamanho: 1064 Kb (1089121 bytes)
Criado: 04-04-2011 10:38
Atualizado: 04-04-2011 10:55
Visitas: 2030
Downloads: 57

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.