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Consultar: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL

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Título [PT]: Esporte educacional : uma proposta gímnica para o Programa Segundo Tempo no Estado do Ceará
Autor(es): Lorena Nabanete dos Reis
Palavras-chave [PT]:

Esporte educacional. Ginástica. Disparidades econômicas regionais. Projetos sociais. Esporte. Ginástica geral. Crianças e Adolescentes. Risco social. Desigualdades sociais. Programa Segundo Tempo (PST). Ceará. (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Social projects. Sport education. General Gymnastics. Second Time Program. Children and Adolescents. Social risk. Social inequalities. Second Time Program. Ceará. State. Brazil.
Área de concentração: Estudos do Movimento Humano
Titulação: Mestre em Educação Física
Banca:
Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira [Orientador] - UEM
Eliana Ayoub - USP
Ieda Parra Barbosa Rinaldi - UEM
Resumo:
Resumo: Diante da realidade brasileira de desigualdades sociais, diversas iniciativas públicas e privadas são tomadas, buscando a superação do atual estado. O Programa Segundo Tempo, proposto pelo Ministério do Esporte, busca democratizar o esporte educacional de qualidade para crianças e adolescentes em situação de risco social. Considerando a ginástica geral como uma manifestação que por suas próprias características agrega um valor educacional significativo, a presente pesquisa tem por objetivo analisar a viabilidade de uma proposta gímnica para o Programa Segundo Tempo por meio da ginástica geral no Estado do Ceará. A pesquisa que se caracteriza como quase-experimental (Gressler, 2004), que é o tipo do estudo que verifica o efeito de um método de ensino em turmas previamente estruturadas por algum sistema. Inicialmente, a partir de uma pesquisa bibliográfica, com base em propostas pedagógicas existentes no país, foi elaborada uma proposta de ginástica geral para o Programa, que foi posteriormente desenvolvida em um dos núcleos da Secretaria de Esportes do Estado do Ceará, com crianças entre 10 e 13 anos de idade. Esse processo teve a duração de 20 encontros, nos quais foram desenvolvidas pelo monitor do núcleo, atividades de ginástica geral objetivando a vivência de elementos corporais, exercícios acrobáticos e exploração de aparelhos. Após o desenvolvimento das aulas, foram feitas entrevistas semi-estruturadas com os alunos e com o monitor, a fim de verificar o significado das aulas de ginástica geral para as crianças, bem como a visão do monitor quanto à viabilidade da proposta. O tratamento dos dados coletados nas entrevistas foi feito pela análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados indicaram como principais significados da prática para os alunos, aspectos como socialização, prazer pela atividade e o desenvolvimento corporal. O monitor, a partir dos resultados da entrevista, considera viável o desenvolvimento da proposta pela aproximação entre essa e os objetivos do Programa Segundo Tempo e, aponta aspectos positivos para as crianças como socialização e oportunidade de conhecer uma nova manifestação. Após análise da experiência como um todo, ressalta-se a necessidade de cuidados pedagógicos, relacionados à capacitação dos profissionais que irão atuar diretamente com as crianças e adolescentes, às condições estruturais, bem como aos objetivos e estratégias metodológicas dos núcleos, que devem ser condizentes com a proposta. Dessa forma, concluiu-se este trabalho, considerando viável o desenvolvimento da proposta gímnica de trabalho para o Programa Segundo Tempo por meio da ginástica geral, desde que haja constante acompanhamento dos órgãos responsáveis, bem como atenção aos aspectos citados.

Abstract: Facing the reality of social inequality in Brazil, several public and private initiatives are taken, trying to overcome the current state. The Second Time Program, proposed by the Ministry of Sport, aims to democratize the sport quality education for children and adolescents at social risk. Considering the significant educational values of general gymnastics, this research aims to examine the feasibility of a gymnastic proposal for the Second Time Program through the gymnastics in the state of Ceará. The research is characterized as quasi-experimental (Gressler, 2004), is the type of study, for example, evaluating the effect of a method of teaching in classes for a previously structured system. Initially, from a literature search, based on educational proposals in the country drew up a gymnastics proposal for the Program, which was later developed into core of the Secretariat of Sports of the State of Ceará, with children aged 10 and 13 years of age. This process lasted for 20 meetings, in which were developed by the monitor of the core, general gymnastics activities aiming at the experience of bodily elements, acrobatic exercises and exploration equipment. After the development of classes, were done semi-structured interviews with students and with the monitor in order to check the meaning of general gymnastics classes for children as well as to view the display on the feasibility of the proposal. The data collected in the interviews was done through content analysis of Bardin (1977). The results showed that the main meanings of practice for students, issues such as socialization, enjoyment of activity and body development. The monitor, from the results of the interview, consider the viable development of the relation between this proposal and the objectives of the Second Half Program, indicates positive aspects for children as socialization and opportunity to meet new event. After analysis of the experience as a whole, the study highlights the need for educational care, dealing with the training of professionals who will work directly with children and adolescents, the structural conditions as well as the objectives and methodological strategies of the core which must be consistent with the proposal. Thus, we concluded this work, considering viable the development of this gymnastic proposal program of work for the Second Time Program through gymnastics, since there are constant monitoring bodies, as well as attention to the issues cited.
Data da defesa: 11/02/2011
Código: vtls000184619
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2011
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Londrina. Centro de Educação Física e Esporte (UEL)
Nível: Dissertação (mestrado em Educação Física)/
UEM: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física
UEL: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física

Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertação Lorena Nabanete dos Reis - versão final.pdf
Tamanho: 1671 Kb (1711433 bytes)
Criado: 20-07-2011 09:25
Atualizado: 20-07-2011 09:42
Visitas: 1902
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