Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a constituição do sujeito-administrador tendo por base teórica as concepções de sujeito e de discurso para Michel Foucault. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, do tipo semiestruturada, com administradores que atuam em duas universidades públicas do estado do Mato Grosso do Sul bem como foram também reunidos documentos relevantes para a profissão tais como normas, regulamentos, projetos político-pedagógicos além de publicações não científicas da área de Administração. Os dados foram analisados a partir de elementos da análise foucaultiana do discurso, especialmente aqueles expressados em A Ordem do Discurso (2008) e História da Sexualidade 2 (2010b). Buscou-se evidenciar, a partir do controle discursivo, as organizações que contribuem para a constituição do sujeito-administrador, como o sistema CFA/CRAs e o MEC. Quanto à constituição ética, aspectos como a valorização profissional, a experiência e a prática profissional e o sentir-se reconhecido como um profissional detentor de conhecimento específico também ficaram evidenciados ao longo da análise.
Abstract: The aim of this study was to analyze the constitution of the subject-administrator based on the conceptions of subject and discourse for Michel Foucault. Data collection was conducted through interviews, semi-structured type, with administrators working in two public universities in the state of Mato Grosso do Sul and were also gathered some documents relevant to the profession such as rules, regulations, political-pedagogical project plus some non-scientific publications in the area of Administration. Data were analyzed from elements of Foucauldian discourse analysis, especially those expressed in The Order of Discourse (2008) and The History of Sexuality 2 (2010b). We sought to show, from the discursive control, organizations that contribute to the constitution of the subject-administrator as the system CFA/CRAs and MEC. Regarding the ethical constitution, issues such as professional development, experience and professional practice and feel recognized as a holder of professional expertise were also evident throughout the analysis. |