Dúvidas e sugestões
|
Consultar: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL
Início > Dissertações e Teses > Ciências da Saúde > Educação Física > Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL
Título [PT]: Atuação profissional de professores de educação física em ambientes educacionais públicos e privados do município de Campo Mourão ? PR
Título [EN]: Professional practice of physical education teachers in public and private educational settings in the municipality of Campo Mourão.
Autor(es): Joel Oliveira de Souza
Palavras-chave [PT]:
Educação física. Estudo e ensino. Docência. Atuação profissional. Campo Mourão. Paraná (Estado). Brasil. |
Palavras-chave [EN]:
Action. Teachers. Physical education. Campo Mourão. Paraná (State). Brazil. |
Área de concentração: Práticas Sociais em Educação Física
Titulação: Mestre em Educação Física
Banca:
Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira [Orientador] - UEM
Angela Pereira Teixeira Victoria Palma - UEL
Ieda Parra Barbosa Rinaldi - UEM |
Resumo:
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar como se configura a atuação profissional de professores de Educação Física em ambientes educacionais de gestão pública e privada no município de Campo Mourão-PR. Tal investigação se justificou frente ao panorama percebido aparentemente como inadequado, e sua relevância está pautada na necessidade de analisar a atuação profissional do professor na possibilidade de repensar o processo de formação docente e de proporcionar ao futuro professor de Educação Física, condições de superar as dificuldades de seu ambiente de trabalho. A pesquisa descritiva de campo, com característica qualitativa teve como população professores de Educação Física da Educação Básica que atuam em escolas da rede pública e privada do município de Campo Mourão - PR, bem como gestores e alunos das respectivas instituições escolares. A amostra foi composta por 09 professores de Educação Física da Educação Básica, sendo 03 professores que atuam simultaneamente em escola pública e privada, 03 professores que atuam somente em escola pública e 03 professores que atuam somente em escola privada. Também fizeram parte da amostra 01 componente da equipe pedagógica de cada instituição e um grupo de 04 alunos de cada professor que teve suas aulas observadas. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos ficha de observação sistematizada e entrevista semiestruturada. As entrevistas foram realizadas de forma individualizada para professores e gestores e os alunos foram entrevistados em grupos de 04 indivíduos. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo a partir das categorias da matriz analítica. Foram obtidos os seguintes resultados: os ambientes públicos e privados de atuação dos professores de Educação Física da Educação Básica de Campo Mourão PR, possuem estruturas físicas e materiais com algumas deficiências, mas adequados para o ensino; a assessoria pedagógica acontece em ambos os ambientes, sendo no privado de forma parcial e a remuneração foi considerada adequada pelos professores, apesar de indicarem insatisfação. O envolvimento prático docente acontece de forma espontânea apesar da obrigatoriedade, com exceção do ambiente público, que só manifestou espontaneidade no momento do planejamento. A atuação foi caracterizada por uma ótima capacidade de relacionamento social, adequado domínio de conteúdo, de grupo e cumprimento do tempo de aula, diferindo na metodologia, sendo que no ambiente privado existe um consenso e no público atuações desiguais. A formação continuada se caracterizou em ambos os ambientes, como cursos de extensão e pós-graduação, reuniões, palestras e formação em serviço ofertada pela instituição que o professor está inserido e pelo Estado e os principais objetivos de sua busca são a elevação de nível no plano de carreira e aquisição de conhecimentos. Sendo assim, neste caso, as categorias investigadas não apresentaram indicações de interferência na atuação dos professores frente a grande similaridade da caracterização destas categorias e da configuração da atuação dos professores de ambos ambientes.
Abstract: The objective of this research was to analyze the configuration of the professional performance of teachers of physical education in educational environments of public and private management in Campo Mourão - PR. This research was justified against the seemingly inappropriate scenery, and its relevance is guided in need to analyze the professional work of the teacher the possibility to rethink the process of teacher education and to provide for future physical education teacher, able to overcome the difficulties of their work environment. The research is characterized as qualitative, descriptive and field , with the population of Physical Education teachers working in basic education schools in the public and private network , the municipality of Campo Mourão - PR , managers and students of the respective schools. The sample comprised 09 teachers of Physical Education, Elementary Education, with 03 teachers working simultaneously in public and private schools, 03 teachers who work only in public school and 03 teachers who work only in private school. 01 component of the teaching staff of each institution and a group of 04 students for each teacher had their classes observed. For data collection were used as instruments of record systematized observation and semi structured interview. The interviews were conducted individually for teachers and administrators and students were interviewed in groups of 04 individuals. Data were analyzed using content analysis from the categories of analytical matrix. The following results were obtained : the public and private environments performance of teachers of Physical Education Basic Education Campo Mourão PR , have physical and material structures with some deficiencies , but adequate ; pedagogical advice happens in both environments , and partially in the private and remuneration was considered appropriate by teachers , while indicating dissatisfaction . Involvement practical teaching happens spontaneously despite the requirement, with the exception of public environment, which only expressed spontaneity when planning . The performance was characterized by a great capacity for social relationship, appropriate content domain, group, and compliance of class time , differing in methodology , where the private room there is a consensus in the public and uneven performances . Continuing education has been characterized in both environments as postgraduate coursework and meetings, lectures and in-service training offered by the institution that the teacher is inserted and the state and the main objectives of your search are the elevation of the level of plan career and knowledge acquisition. Thus, in this case, the categories investigated showed no indications of interference in the performance of teachers across the great similarity of the characterization of these categories and setting the performance of teachers of both environments. |
Data da defesa: 19/05/2014
Código: vtls000215799
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2014
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências da Saúde . Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física, Universidade Estadual de Londrina . Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física
Nível: Dissertação (mestrado em Educação Fisíca)/
UEM: Departamento de Educação Física
UEL: Departamento de Educação Física |
Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertação com Ficha catalográfica_ass_.pdf
Tamanho: 663 Kb (678785 bytes)
Criado: 09-04-2016 11:30
Atualizado: 09-04-2016 11:43
Visitas: 1339
Downloads: 9
[Visualizar] [Download]
Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.
|