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Consultar: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL

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Título [PT]: Transição de carreira de atletas do futsal paranaense
Título [EN]: Career transition for futsal athletes from Parana
Autor(es): Patricia Carolina Borsato Passos
Palavras-chave [PT]:

Atletas. Carreira esportiva. Transições. Futsal. Desempenho atlético. Desempenho humano. Testes psicológicos. Crianças e adolescentes. Trajetória esportiva. Paraná (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Human Development; Transitions; Athletic Performance. Paraná (State). Brasil.
Área de concentração: Desempenho Humano e Atividade Física
Titulação: Mestre em Educação Física
Banca:
Lenamar Fiorese Vieira [Orientador] - UEM
Maria Regina Ferreira Brandão - USJT-(Universidade São Judas Tadeu)
Jorge Both - UEL
Resumo:
Resumo: Este estudo objetivou investigar o processo de transição de carreira esportiva de atletas do futsal paranaense participantes da Liga nacional 2013. A estratégia metodológica utilizada foi o modelo Bioecológico de Bronfenbrenner (1995, 1996, 2011) composto por quatro componentes: pessoa, processo, contexto e tempo (PPCT) e o suporte teórico o Modelo Desenvolvimentista das Transições enfrentadas pelos atletas (WYLLEMAN; LAVALLEE, 2003). Os sujeitos foram 75 atletas do sexo masculino de cinco equipes paranaenses participantes da Liga nacional. Como instrumentos foram utilizados: ficha de identificação, diário de pesquisa e entrevista semiestruturada, Escala de Motivação para o Esporte, Inventário de Estratégias de Coping e Questionário de Satisfação do atleta. A coleta de dados foi realizada de forma coletiva, com agendamento prévio junto à comissão técnica das equipes, a entrevista ocorreu de forma individual, gravada em um minigravador e transcrita posteriormente. Para a análise dos dados quantitativos foram utilizados: teste Kolmogorov Smirnov, Friedman e comparação múltipla das distribuições de médias de todas as ordens, Spearman e o teste U de Mann Whitney, adotando um p<0,05. Para as entrevistas utilizou-se a análise de conteúdo tipo categorial e a transcrição foi realizada na íntegra. Os resultados indicaram em relação aos atletas: são motivados intrinsecamente, apresentaram níveis altos de satisfação e utilizam as estratégias de coping, rendimento máximo sobre pressão, confiança e motivação. Os atletas demonstraram maior dedicação aos domínios atlético e psicológico, os domínios menos favorecidos são o psicossocial e o acadêmico/profissional. Conclui-se que os atletas de futsal durante suas transições esportivas tiveram apoio dos familiares e estabeleceram bons relacionamentos interpessoais no contexto, priorizando o domínio atlético em detrimento do psicossocial e acadêmico. Todas as mudanças ocorreram com boa capacidade de adaptação e com muita dedicação ao esporte.

Abstract: This study aimed at investigating the process of athletic career transition for futsal players in Paraná taking part in the National League of 2013. The methodological strategy applied was the Bronfenbrenner's Bioecological model (1995, 1996, 2011) composed of four components: person, process, context and time (PPCT) the theoretical support was through the Developmental Model of Transitions faced by athletes (WYLLEMAN; LAVALLEE, 2003). The subjects were 75 male athletes of five teams from Paraná in the National League. The instruments applied were: identification form, journal of semi-structured research and interview, Sport Motivation Scale, Coping Strategies Questionnaire. The data collection was carried out collectively under previous scheduling by the teams technical commission, the interview was individually conducted recorded through a mini recorder and subsequently transcribed. The quantitative data analysis used: the Kolmogorov Smirnov, Friedman tests and multiple comparison of means distributions for all orders, the Spearman U test by Mann Whitney, applying p<0.05. The interviews used category type content analysis, the transcription was conducted in full. The results pointed that the athletes: are intrinsically motivated, present high levels of satisfaction and use coping strategies, maximum performance under pressure, confidence and motivation. The athletes presented higher efforts regarding both athletic and psychological domains, the least favored domains are the psychosocial and the academic/professional. The futsal athletes received Family support during their transition process as well as established good interpersonal relationships in the context prioritizing the athletic domain rather than the psychosocial and academic domains. All changes occurred with good adaptation skills and great efforts towards sport.
Data da defesa: 31/01/2014
Código: vtls000214857
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2014
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Lenamar Fiorese Vieira
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências da Saúde . Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL, Universidade Estadual de Londrina
Nível: Dissertação (mestrado em Educação Física)/
UEM: Departamento de Educação Física
UEL: Departamento de Educação Física

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: PATRICIA CAROLINA BORSATO PASSOS.pdf
Tamanho: 1486 Kb (1521478 bytes)
Criado: 08-08-2016 15:34
Atualizado: 08-08-2016 15:41
Visitas: 930
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