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Consultar: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL

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Título [PT]: Estudo da influência de um programa centrado na dança de salão sobre o desempenho motor de escolares de 8 a 10 anos de idade
Autor(es): Maria Aparecida Coimbra Maia
Palavras-chave [PT]:

Dança de salão. Desempenho motor. Escolares. Coordenação motora. Percepção de competência. Eficiência pessoal. Inventário.
Palavras-chave [EN]:
Ballroom dance. Motor performance. Motor coordination. Perception of
competence.
Área de concentração: Estudos do Movimento Humano
Titulação: Mestre em Educação Física
Banca:
Vanildo Rodrigues Pereira [Orientador] - UEM
Catia Mary Volp
Larissa Michelle Lara
Resumo:
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar a influência de um programa de iniciação em dança de salão na escola sobre o desempenho motor de escolares aliado à percepção de competência. Do tipo quase-experimental, propõe sistematizar e realizar um programa de ensino-aprendizagem em dança de salão, especialmente elaborado para esta pesquisa; analisar os níveis de eficiência pessoal para a habilidade de dança de salão e identificar os níveis de percepção de competência em pré e pós-teste; avaliar os níveis de coordenação motora antes e após a aplicação do programa de iniciação em dança de salão; comparar os resultados revelados nos testes entre um grupo submetido ao programa de dança de salão, com outro, praticante apenas das aulas de educação física em que este conteúdo não foi ministrado. A população do estudo foi composta de 89 alunos da 3ª série do ensino fundamental do uma escola pública de Maringá/PR. Foram utilizados como instrumentos de medida, o Inventário de Eficiência Pessoal de Valentini e Toigo (2006) adaptado para a dança de salão, a Escala de Percepção de Competência de Harter (1985) adaptado por Fiorese (1993) e o teste KTK de Kiphard e Schilling (1974), traduzido por Gorla (1997) para a avaliação da coordenação motora corporal. Para análise dos dados do presente estudo utilizou-se da estatística descritiva, o á de Croanbach, o teste de Kappa, o modelo linear de efeitos mistos e o coeficiente de correlação de Pearson, adotando p< 0,05. Os resultados do inventário evidenciaram que as crianças tinham pouca experiência com dança, mas a maioria gostaria de aprender dança de salão, além de sentirem-se mais eficientes para esta prática após a intervenção. Ambos os grupos revelaram níveis moderado e alto de percepção de competência, nas sub-escalas: competência escolar, aceitação social, competência atlética e valor global, o que indica que as crianças estão satisfeitas do jeito que são em vários domínios de suas vidas. Os resultados do teste KTK evidenciaram melhoras significativas do grupo experimental nas tarefas: trave de equilíbrio (p<0,001), saltos monopedais (p<0,000), saltos laterais (p<0,001) e transferências sobre plataformas (p=0,005). O grupo controle mostrou melhora significativa na tarefa trave de equilíbrio (p=0,034). Com relação ao quociente motor geral, o grupo experimental evidenciou melhora significativa (p<0,001), bem como o grupo controle (p=0,057), já para o quociente motor em percentual, apenas o grupo experimental apresentou diferença significativa no pós-teste (p<0,001). Os resultados também indicaram haver correlações internas em ambos os instrumentos, porém não entre eles, exceto entre o quociente motor e aceitação social. Conclui-se que o programa de iniciação em dança de salão na escola pode contribuir significativamente sobre o desempenho motor, traduzido pela melhora da coordenação motora de escolares, com efeitos sobre a manutenção na consistência da percepção de competência após a participação no programa. Isto permite propor sua inclusão efetiva na disciplina educação física escolar.

Abstract: The purpose of this research is to analyze the influence of ballroom dance beginners level in the school focusing the students motor performance associated to the perception of competence. From the type almost-experimental, it proposes to systemize and to make a ballroom dance teaching-learning program, specially built for this research; to analyze the level of personal efficiency for the ballroom dance skill and to identify the perception of competence levels in the pre and post test; to evaluate the motor coordination levels before and after the application of the beginners level ballroom dance program; to compare the revealed results of the testes between one group enrolled in the ballroom dance program to another group participating in the Physical Education classes as well but not enrolled in ballroom dance program. This program was done with the participation of 89 students from the 3rd grade elementary school of a public school in Maringa-Pr. The measurements instruments used in this research were: the inventory of personal efficiency of Valentini and Toigo (2006) adapted for the ballroom dance; the Perception of Competence Scale of Harter (1985) adapted by Fiorese (1993) and the Kiphard and Schilling.s KTK test (1974), translated by Gorla (1997) for the motor coordination evaluation. The data of this research was analyzed by the descriptive statistic and the á of Croanbach, the Kappa test, the linear model of the mixed effects and correlation coefficient of Pearson, adapting p<00,5. The results of the inventory show that the children had little experience with the ballroom dance, but the majority of them would like to learn it, furthermore they felt more capable of dancing after the intervention. Both groups showed moderate level and high perception of competence, in the subscales: scholar competence, social acceptance, athletic competence, global value, what implied that the children were satisfied with their performance in several skills of their lives. The KTK results indicated significant improvements of the experimental group in the tasks: balance beam, (p<0,001), jumps on one foot, (p<000), side.s jumps (0,001) and transfers on the ramp (p=0,005). The control group showed significant improvement on the bar beam task (p=0,034). When the general motor quotient was in focus, the experimental group indicated a significant improvement (p<0,001) as well the control group (p=0,057). However when the motor quotient in percentage was being analyzed, only the experimental group showed significant difference in the post test (p<0,001). The results also indicated that they have internal correlation in both instruments, although not between them, except between the motor quotient and social acceptance. In conclusion, the beginners level ballroom dance program in the school can contribute significantly for the motor performance demonstrated through the scholar motor coordination enhancement (or the children in the same age group), with effects on the maintenance of the consistence of the perception of the competence after the participation in the program. This allows proposing its effective inclusion in the subject Physical Education scholar.
Data da defesa: 20/08/2009
Código: vtls000177727
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2009
Local de Publicação: Maringá
Orientador: Prof. Dr. Vanildo Rodrigues Pereira
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Departamento de Educação Física , Universidade Estadual de Londrina . Centro de Educação Física e Esporte
Nível: Dissertação (mestrado em Educação Física)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UEL: Programa de Pós-Graduação em Educação Física

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertacao1_CIDA_2009_-_capa_dura_final.pdf
Tamanho: 2172 Kb (2224417 bytes)
Criado: 18-05-2010 17:45
Atualizado: 18-05-2010 17:50
Visitas: 2276
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