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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Educao ambiental : concepes e prticas de professores de cincias do ensino fundamental
Autor(es): Andr Luis de Oliveira
Palavras-chave [PT]:

Ensino de cincias. Educao ambiental. Processo de ensino e aprendizagem. Formao de professores. Cincia. Tecnologia e sociedade.
Palavras-chave [EN]:
Science Teaching. Environmental Education. Teachers Graduation. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincia e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Ana Tiyomi Obara [Orientador] - UEM
Luiz Marcelo de Carvalho - UNESP/Rio Claro
Luzia Marta Bellini - UEM
Resumo:
Resumo: A partir da dcada de 1980, uma reviso das Cincias e de seu ensino tem proporcionado um campo mais frtil para debates sobre o meio ambiente. nesse contexto que a Educao Ambiental e o Ensino de Cincias podem contribuir, tanto para o ensino formal quanto em atividades do ensino no-formal. Numa perspectiva de reavaliar como as questes ambientais so tratadas no Ensino de Cincias, enquanto possibilidade de formar indivduos conscientes e aptos a exercerem a cidadania, este trabalho tem por objetivo identificar as concepes e prticas pedaggicas dos professores de Cincias no que se refere Educao Ambiental no ensino fundamental, fazendo emergir de seus respectivos discursos as possveis contribuies do ensino de Cincias para uma tomada de conscincia quanto s questes scio-ambientais. Para tanto, participaram dessa pesquisa onze professores de Cincias do Ensino Fundamental, de 5 a 8 srie de cinco escolas da rede pblica de um Municpio do estado do Paran. Nesta perspectiva foram resgatadas as experincias que marcaram o processo de escolarizao, formao profissional e prtica pedaggica dos professores de Cincias, com especial ateno para as questes ambientais tratadas na trajetria de vida de cada entrevistado. fcil perceber que muitos dos entrevistados enfatizam o meio ambiente como sendo a natureza, o local onde se vive e donde se extraem recursos, assim, retrata o meio ambiente numa viso antropocntrica, cuja origem se deu na tica antropocntrica humanista e no pensamento cartesiano, que situa o homem fora do ambiente natural. Em grande parte das respostas, as concepes de Educao Ambiental dos entrevistados baseiam-se em conceitos ou informaes que comumente se apresentam desvinculadas de uma proposta de trabalho que contribua para a formao de cidados crticos, aptos a construrem conhecimento por meio de mudana de valores e de uma postura tica diante das questes ambientais. A anlise e interpretao dos resultados evidenciam que a Educao Ambiental ser, efetivamente tratada com a relevncia que ela merece quando atingirmos, como professores de Cincias, compreenso e conscincia constantemente renovadas das relaes interdisciplinares dos vrios campos do saber. Isto requer compromisso de refletir sempre sobre nossas concepes, atitudes e prticas pedaggicas em sala de aula.

Abstract: From the decade of 1980 onward, a review of science and its teaching has offered a more fertile ground for debates over the environment. It is in this context that the Environmental Education and the Science Teaching may contribute as much for the traditional teaching as for activities of the informal one. As far as a new evaluation of environmental questions is concerned in the science teaching while a constructive means of children and adolescents' opinion and who are or will be in contact with them, the present issue is proposed. Its goal is to identit)r the conceptions and the science teachers' pedagogical practice regarding to environmental education in the elementary school, arising from their speeches the possible contributions for the teaching of science in order make them aware of social and environmental questions. Therefore, eleven science teachers from elementary schools participated in this research, from fifth to eighth grade, from five state schools in Paran State. In this perspective, through Oral History, the science teachers' experiences which set their scholastic process were recovered as well as their professional graduation and pedagogical practice, focusing on the environmental questions discussed in each interviewed teacher's life. It is easy to realize that most of the interviewed teachers do no have a clear concept about the environment. They emphasize the environment as the nature, the place where we live and from where we extract resources. Most of the reports portray the Environment in an anthropocentric view, whose source was in the humanistic anthropocentric ethics and in the Cartesian thought which places the man out of his natural environment. Regarding to the majority of the answers, the conceptions of the interviewed teachers are based on concepts or information that are commonly presented separated from a proposal of work which contributes to the formation of critical citizens, able to construct knowledge by means of changes in values and of an ethical posture before environmental questions. Finally, the analysis and data interpretation reflect that the environmental education will effectively be discussed with the relevancy it deserves when we, as science teachers, reach a degree of conscience and understanding of the interdisciplinary relations of the several fields of knowledge. Thus, a reflection on our conceptions, attitudes and pedagogical practice in classroom is required.
Data da defesa: 09/03/2006
Cdigo: vtls000153758
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2006
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ana Tiyomi Obara
Co-Orientador: Prof. Dr. Maria Aparecida Rodrigues
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2006_andre_luis_de_oliveira.pdf
Tamanho: 695 Kb (711738 bytes)
Criado: 18-10-2010 09:54
Atualizado: 18-10-2010 10:05
Visitas: 1070
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