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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: A escola e o bairro : percepo ambiental e interpretao do espao de alunos do ensino fundamental
Autor(es): Cleres do Nascimento Mansano
Palavras-chave [PT]:

Percepo ambiental. Alunos do ensino fundamental. Geografia. Paisagem. Topoflica e topofbica. Percepo e representao. Escola e bairro. Desenho e fotografia. Espaos. Valorizados e no valorizados. Meio ambiente. Tendncias geogrficas. Paisagem urbana. Maring. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Neighborhood. School. Environmental perception. Landscape. Representation. Maring. Paran. State. Brasil.
rea de concentrao: Ensino de Cincia e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Ana Tiyomi Obara [Orientador] - UEM
Joo Pedro Pezzato - UNESP/Rio Claro
Ana Lcia Olivo Rosas Moreira - UEM
Resumo:
Resumo: Entre os meses de julho e setembro de 2005, nas aulas de Geografia de uma turma de quarenta alunos da 7 srie do ensino fundamental de uma escola pblica do Municpio de Maring (PR), foi realizada uma investigao sobre a percepo ambiental que os alunos possuam da sua escola e de seu bairro. O objetivo foi interpretar por meio das representaes do conceito "paisagem", como eles percebiam o seu meio. A pesquisa foi realizada em oito etapas, compreendidas entre aulas tericas em sala e aulas de campo. No incio da pesquisa, foram empreendidas atividades que possibilitaram o debate e a representao de "paisagem bonita e feia", da escola e do bairro, por meio de desenhos. No decorrer da pesquisa, por meio de atividades como questionrio e produo de texto, foi possvel compreender a percepo ambiental que os alunos apresentavam em relao ao espao de estudo, tanto quanto as atitudes e valores. Tambm foram realizadas atividades que possibilitaram ao aluno observar e representar as imagens mentais que possua do espao percorrido, por meio de desenhos e mapas. A fotografia foi uma estratgia importante, que possibilitou ao aluno representar o espao vivido na escola e no entorno, mesmo sem possuir habilidades para o desenho. Entre as atividades realizadas, foram trabalhados textos que forneceram subsdios tericos aos alunos, a fim de que eles pudessem construir seus conhecimentos embasados no conhecimento cientfico. Observamos que, no incio da pesquisa, para a grande maioria dos alunos, a 'paisagem bonita" relacionava-se com elementos da natureza, ao passo que a "paisagem feia" relacionava-se com outros elementos, geralmente ligados a ao antrpica; e que eles apresentavam dificuldades em perceber as multirrelaes existentes na paisagem. No entanto, no decorrer da pesquisa, para a maioria dos alunos, a percepo ambiental da paisagem foi se ampliando, tornando legvel e decodificado o espao em que viviam. Eles apresentaram evoluo nas formas de representar a "paisagem vivida", conseguindo perceber elementos no percebidos anteriormente.

Abstract: From July to September 2005, during Geography classes in a group of 40 students from apublic school in the city of Maring, Paran - Brazil, an investigation was carried out to check the students' environmental perception concerning their school and neighborhood. The goal was to interpret their perceptions of the environment from representations of the concept of "landscape". The research was carried out in seven steps, comprising theoretical and field classes. At first, activities were developed in which they could debate and represent through drawings "the beautiful and the ugly landscape" from school and neighborhood. During the research, through activities as questionnaire and composition, it was possible to understand students' environmental perception relating to the focused area as well as their attitudes and values. It was also developed activities to make possible to the students observe and represent their mental images from the covered space through drawings and maps. The photography was an important strategy, making possible to the student represent the school and surrounding areas even if he had not the ability to draw. Among the activities, the students worked with articles which provided them theoretical information to build their own knowledge based on scientific knowledge. We observe that, in the beginning of research, for most part of the students, the "beautiful landscape" was related to natural elements and the "ugly landscape" was related to other elements, generally associated with anthropic action. It was also observed that they presented difficulties to detect the multi-relations that exist in the landscape. However, during the research, most of the students' environmental perception became broader, being able to decode the space in which they lived. They presented an evolution in the way of representing "the lived landscape", perceiving elements not perceived before.
Data da defesa: 06/03/2006
Cdigo: vtls000153777
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2006
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ana Tiyomi Obara
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2006_cleres_do_nascimento_mansano.pdf
Tamanho: 2680 Kb (2744360 bytes)
Criado: 18-10-2010 09:29
Atualizado: 18-10-2010 09:41
Visitas: 1198
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