Resumo: Desde a sua gênese, o capitalismo vem se impondo hegemonicamente e, como conseqüência, o espaço geográfico vem sendo por ele produzido. No século XIX, a economia de mercado eclodiu e a mercadoria assumiu ordens de valores que estabeleceram novas relações de consumo para a sociedade. No intento de atender á novas demandas que lhes são constantemente instigadas, os homens têm se submetido às imposições deste sistema econômico e realizado um consumo exacerbado. Porém, como a disseminação de bens e serviços não é espacialmente homogênea, o consumidor muitas vezes precisa se submeter à mobilidade física para ter acesso a determinadas mercadorias oferecidas nos maiores centros. Este fluxo populacional que se instaura na relação entre cidades é por nós denominado Mobilidade de Consumo. Uma noção que apresentamos nesta dissertação a partir de um construto teórico maior: a Mobilidade Humana. Privilegiamos, nesta pesquisa, o movimento que converge na cidade de Maringá-PR, procedente principalmente das cidades que compõem sua rede urbana. Trata-se de uma cidade-média, localizada na região Norte Central Paranaense que se desenvolveu e consolidou-se como pólo-regional. Esta cidade foi, desde o início, planejada a se firmar como polo-regional, tanto pelo Governo do Estado como pela companhia colonizadora. Atualmente, tem estabelecido novos meios de manter este papel e, para tanto, seu setor comercial vem investindo maciçamente em formas que conferem uma nova paisagem urbana, capaz de manter a supremacia da cidade-pólo perante a população de sua área de influência. A mobilidade do consumo proposta neste estudo acontece em volume significativo e desencadeia uma população regional, inserindo-a no circuito nacional/ global.
Abstract: result, the geographical space has been building by it. In the nineteenth century, the market economy arose and the merchandise assumed commands of values which established new relations of consumption to the society. In the purpose to attend the new demands which are constantly instigated, people have submitted to the impositions from this economic system and achieved an exarcebated consumption. However, as the spreading of property and services aren´t spacially homogeneous, the consumer many times needs to submit himself/herself to the physical mobility to have access to specific merchandises offered in the biggest centers. This populational flux which establishes itself in the relationship among the cities it is denominated by us as Mobility of Consumption. A notion which we introduced in this dissertation from a larger structure theoric: Human Mobility. We privileged in this research the moviment which converges in Maringá city, in the state of Paraná, resulting mainly from the cities which compose its urban net. It is treated as a medium-city localized in Paranaense Central North Region which developed and consolidated itself as a regional pole. This city, since its beginning, was projected to be a regional pole, as by the Govern of the State as by the colonialist company. Nowadays, this city has established new ways to keep this role and, because of it, its commercial sector has been investing massively in manners that confer a new urban landscape, capable to keep the supremacy of the pole-city in the presence of the population of its influence area. The Mobility of Consumption proposed in this study occurs in meaningful volume and unleashes a regional spacial production. This process has occured in a redundant way due to progresses from the Technical Way and from the Scientific Technical Way, changing the patterns of consumption from this regional population, inserting it in the global/national circuit. |