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Ttulo [PT]: A mobilidade do consumo na cidade de Maring-PR : o ensaio de uma noo
Autor(es): Mrcio Roberto Ghizzo
Palavras-chave [PT]:

Populao. Mobilidade de consumo. Economia de mercado. Rede urbana. Centralidade. Mercadoria. Valor. Migrao. Maring. Paran (Estado). Brazil.
Palavras-chave [EN]:
Mobility of Consumption. Population. Market economy. Merchandise. Urban net. Maring. Paran. State. Brazil.
rea de concentrao: eografia
Banca:
Mrcio Mendes Rocha [Orientador] - UEM
Csar Miranda Mendes - UEM
Amlia Luisa Damiani - USP
Resumo:
Resumo: Desde a sua gnese, o capitalismo vem se impondo hegemonicamente e, como conseqncia, o espao geogrfico vem sendo por ele produzido. No sculo XIX, a economia de mercado eclodiu e a mercadoria assumiu ordens de valores que estabeleceram novas relaes de consumo para a sociedade. No intento de atender novas demandas que lhes so constantemente instigadas, os homens tm se submetido s imposies deste sistema econmico e realizado um consumo exacerbado. Porm, como a disseminao de bens e servios no espacialmente homognea, o consumidor muitas vezes precisa se submeter mobilidade fsica para ter acesso a determinadas mercadorias oferecidas nos maiores centros. Este fluxo populacional que se instaura na relao entre cidades por ns denominado Mobilidade de Consumo. Uma noo que apresentamos nesta dissertao a partir de um construto terico maior: a Mobilidade Humana. Privilegiamos, nesta pesquisa, o movimento que converge na cidade de Maring-PR, procedente principalmente das cidades que compem sua rede urbana. Trata-se de uma cidade-mdia, localizada na regio Norte Central Paranaense que se desenvolveu e consolidou-se como plo-regional. Esta cidade foi, desde o incio, planejada a se firmar como polo-regional, tanto pelo Governo do Estado como pela companhia colonizadora. Atualmente, tem estabelecido novos meios de manter este papel e, para tanto, seu setor comercial vem investindo maciamente em formas que conferem uma nova paisagem urbana, capaz de manter a supremacia da cidade-plo perante a populao de sua rea de influncia. A mobilidade do consumo proposta neste estudo acontece em volume significativo e desencadeia uma populao regional, inserindo-a no circuito nacional/ global.

Abstract: result, the geographical space has been building by it. In the nineteenth century, the market economy arose and the merchandise assumed commands of values which established new relations of consumption to the society. In the purpose to attend the new demands which are constantly instigated, people have submitted to the impositions from this economic system and achieved an exarcebated consumption. However, as the spreading of property and services arent spacially homogeneous, the consumer many times needs to submit himself/herself to the physical mobility to have access to specific merchandises offered in the biggest centers. This populational flux which establishes itself in the relationship among the cities it is denominated by us as Mobility of Consumption. A notion which we introduced in this dissertation from a larger structure theoric: Human Mobility. We privileged in this research the moviment which converges in Maring city, in the state of Paran, resulting mainly from the cities which compose its urban net. It is treated as a medium-city localized in Paranaense Central North Region which developed and consolidated itself as a regional pole. This city, since its beginning, was projected to be a regional pole, as by the Govern of the State as by the colonialist company. Nowadays, this city has established new ways to keep this role and, because of it, its commercial sector has been investing massively in manners that confer a new urban landscape, capable to keep the supremacy of the pole-city in the presence of the population of its influence area. The Mobility of Consumption proposed in this study occurs in meaningful volume and unleashes a regional spacial production. This process has occured in a redundant way due to progresses from the Technical Way and from the Scientific Technical Way, changing the patterns of consumption from this regional population, inserting it in the global/national circuit.
Data da defesa: 24/03/2006
Cdigo: vtls000159052
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2006
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Mrcio Mendes Rocha
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Departamento de Geografia
Nvel: Dissertao (mestrado em Geografia)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Geografia

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Marcio Roberto Ghizzo.pdf
Tamanho: 6092 Kb (6237705 bytes)
Criado: 29-07-2010 08:49
Atualizado: 29-07-2010 09:04
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