Resumo: O Marketing Social Corporativo tem sido um fenômeno cada vez mais observado nas empresas brasileiras. Isso em parte é explicado pelo próprio contexto atual da sociedade brasileira, assim como é justificado em parte por movimentos que ocorrem em escala global, como se constata através da redução da participação dos Estados Nacionais na economia. Além disso, é um fenômeno que pode ser explicado pela própria reformulação e adaptação de processos administrativos mercadológicos implementados pelas empresas em seus ambientes de atuação. Tomando-se como base essas possíveis explicações, uma questão vem à luz e é um convite à reflexão em torno do marketing social corporativo: quais são e de que forma ocorrem as práticas de marketing social corporativo desenvolvidas pelas indústrias de grande porte do Estado do Paraná? Visando caracterizar essas práticas, foi realizada uma pesquisa de natureza descritiva junto às indústrias de grande porte do Estado do Paraná, as quais foram classificadas, a partir da base de dados da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), e segundo critérios do SEBRAE, como indústrias possuidoras de quinhentos ou mais funcionários em seu quadro de pessoal. Para a primeira etapa desta pesquisa, foi aplicado inquérito telefônico a todos os gestores de programas de ação social corporativa das indústrias de grande porte do Paraná filiadas ao Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP). Em uma segunda etapa, o instrumento de coleta de dados foi o questionário estruturado que obedeceu a uma estratégia de envio e monitoramento, por meio eletrônico, atingindo 84,10% de retorno. A tabulação dos dados foi realizada através do pacote estatístico Le Sphinx Plus. Os principais resultados do estudo indicam que a realização do Marketing Social Corporativo nas indústrias do Paraná é um fenômeno relativamente novo, circunscrito aos últimos doze anos, cuja prática ainda está em assimilação, e que está diretamente vinculado à existência de entidades que sejam parceiras e emprestem credibilidade às indústrias. Sua realização concentra-se na área da educação, tendo as crianças como principais beneficiárias e com atuação regional. Observa-se que o Marketing Social Corporativo tem provocado mais a melhora nas relações das indústrias com seus stakeholders e na suas imagens corporativas do que aumento em termos de participação de mercado.
Abstract: The Corporate Social Marketing has been a phenomenon gradually more and more observed in Brazilian companies. That has been happening partly due to the current context of Brazilian society, as well as partly justified by movements that happen in a global scale, as it can be observed in the reduction of participation of National States in economy. Moreover, it is a phenomenon that can be explained by the reformulation and adaptation of the marketing administrative processes, implemented by the companies in their own sphere of action. Taking the assumptions above into consideration, some questions emerge, becoming an invitation to a reflection regarding of the Corporate Social Marketing: ' Which are the practices' and 'How do the practices of corporate social marketing, being developed by the big and large-scale industries of the State of Paraná happen? Aiming at characterizing those practices, a research, of descriptive nature, was accomplished in the large-scale industries located in the State. Such industries were classified, starting from data base from 'Federação das Indústrias do Estado do Paraná' (FIEP), and following criteria established by SEBRAE, as industries possessing a personal staff around five hundred or more employees. The research was performed in different stages. The first stage comprised, in which an inquiry was applied by phoning all managers involved in the programs of corporate social action of large-scale industries of Paraná, which are members or are engaged to the Federation of the Industries system named 'Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) In the second phase, the instrument of data collection used was a structured questionnaire using electronic mail as a strategy of sending and monitoring messages and responses. Such instrument resulted in a total response equivalent to 84,10%, concerning e- mail return. Data tabulation was carried out by using Le Sphinx Plus statistical package. The main results concerning the study showed that the accomplishment of the Corporate Social Marketing in Paraná industries is a relatively new phenomenon, occurring in the last twelve years. Thus, its practice is still in assimilation, and that is directly linked to the existence of entities that are partners and provide credibility to the industries. It was observed that, its accomplishment focus the region, concentrating itself in the area of education, once the children are the main beneficiaries. As a result, it was observed that the Corporate Social Marketing has been leading, more to a great improvement regarding both, the relationship of the industries with their stakeholders and regarding their own corporate images, than to an increase in terms of market share or participation in the market. |