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Ttulo [PT]: Marketing social corporativo nas indstrias do Paran
Autor(es): Rosemeri Schneider de Oliveira
Palavras-chave [PT]:

Marketing social corporativo. Indstrias. Marketing relacionado a causas. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Corporate social marketing. Corporate social action. Industries settled down in Paran State. Brazil.
rea de concentrao: Gesto de Negcios
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Francisco Giovanni David Vieira [Orientador] - UEM
Maria Jos Barbosa de Souza - UNIVALI/SC
Terezinha Aparecida Guedes - UEM
Resumo:
Resumo: O Marketing Social Corporativo tem sido um fenmeno cada vez mais observado nas empresas brasileiras. Isso em parte explicado pelo prprio contexto atual da sociedade brasileira, assim como justificado em parte por movimentos que ocorrem em escala global, como se constata atravs da reduo da participao dos Estados Nacionais na economia. Alm disso, um fenmeno que pode ser explicado pela prpria reformulao e adaptao de processos administrativos mercadolgicos implementados pelas empresas em seus ambientes de atuao. Tomando-se como base essas possveis explicaes, uma questo vem luz e um convite reflexo em torno do marketing social corporativo: quais so e de que forma ocorrem as prticas de marketing social corporativo desenvolvidas pelas indstrias de grande porte do Estado do Paran? Visando caracterizar essas prticas, foi realizada uma pesquisa de natureza descritiva junto s indstrias de grande porte do Estado do Paran, as quais foram classificadas, a partir da base de dados da Federao das Indstrias do Estado do Paran (FIEP), e segundo critrios do SEBRAE, como indstrias possuidoras de quinhentos ou mais funcionrios em seu quadro de pessoal. Para a primeira etapa desta pesquisa, foi aplicado inqurito telefnico a todos os gestores de programas de ao social corporativa das indstrias de grande porte do Paran filiadas ao Sistema Federao das Indstrias do Estado do Paran (FIEP). Em uma segunda etapa, o instrumento de coleta de dados foi o questionrio estruturado que obedeceu a uma estratgia de envio e monitoramento, por meio eletrnico, atingindo 84,10% de retorno. A tabulao dos dados foi realizada atravs do pacote estatstico Le Sphinx Plus. Os principais resultados do estudo indicam que a realizao do Marketing Social Corporativo nas indstrias do Paran um fenmeno relativamente novo, circunscrito aos ltimos doze anos, cuja prtica ainda est em assimilao, e que est diretamente vinculado existncia de entidades que sejam parceiras e emprestem credibilidade s indstrias. Sua realizao concentra-se na rea da educao, tendo as crianas como principais beneficirias e com atuao regional. Observa-se que o Marketing Social Corporativo tem provocado mais a melhora nas relaes das indstrias com seus stakeholders e na suas imagens corporativas do que aumento em termos de participao de mercado.

Abstract: The Corporate Social Marketing has been a phenomenon gradually more and more observed in Brazilian companies. That has been happening partly due to the current context of Brazilian society, as well as partly justified by movements that happen in a global scale, as it can be observed in the reduction of participation of National States in economy. Moreover, it is a phenomenon that can be explained by the reformulation and adaptation of the marketing administrative processes, implemented by the companies in their own sphere of action. Taking the assumptions above into consideration, some questions emerge, becoming an invitation to a reflection regarding of the Corporate Social Marketing: ' Which are the practices' and 'How do the practices of corporate social marketing, being developed by the big and large-scale industries of the State of Paran happen? Aiming at characterizing those practices, a research, of descriptive nature, was accomplished in the large-scale industries located in the State. Such industries were classified, starting from data base from 'Federao das Indstrias do Estado do Paran' (FIEP), and following criteria established by SEBRAE, as industries possessing a personal staff around five hundred or more employees. The research was performed in different stages. The first stage comprised, in which an inquiry was applied by phoning all managers involved in the programs of corporate social action of large-scale industries of Paran, which are members or are engaged to the Federation of the Industries system named 'Federao das Indstrias do Estado do Paran (FIEP) In the second phase, the instrument of data collection used was a structured questionnaire using electronic mail as a strategy of sending and monitoring messages and responses. Such instrument resulted in a total response equivalent to 84,10%, concerning e- mail return. Data tabulation was carried out by using Le Sphinx Plus statistical package. The main results concerning the study showed that the accomplishment of the Corporate Social Marketing in Paran industries is a relatively new phenomenon, occurring in the last twelve years. Thus, its practice is still in assimilation, and that is directly linked to the existence of entities that are partners and provide credibility to the industries. It was observed that, its accomplishment focus the region, concentrating itself in the area of education, once the children are the main beneficiaries. As a result, it was observed that the Corporate Social Marketing has been leading, more to a great improvement regarding both, the relationship of the industries with their stakeholders and regarding their own corporate images, than to an increase in terms of market share or participation in the market.
Data da defesa: 01/09/2006
Cdigo: vtls000164001
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2006
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Francisco Giovanni David Vieira
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Departamento de Administrao, Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Administrao
Nvel: Dissertao (mestrado em Gesto de Negcios)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Administrao
UEL: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 103. Rosemeri Schneider.pdf
Tamanho: 3946 Kb (4040631 bytes)
Criado: 24-09-2008 13:17
Atualizado: 12-12-2008 14:15
Visitas: 1404
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