Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras

Início > Dissertações e Teses > Lingüística, Letras e Artes > Letras > Programa de Pós-Graduação em Letras

Título [PT]: Caminhos cruzados de Fanny Abramovich : a recepção da narrativa pelo leitor jovem
Autor(es): Maria Valquíria Magro
Palavras-chave [PT]:

Narrativa juvenil. Obra literária. Fanny Abramovich: Cruzando Caminhos. Recepção. Leitura. Mediadores da leitura. Teoria da Estética da Recepção. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Youth Narrative. Fanny Abramovich. Cruzando Caminhos. Reception. Brazil.
Área de concentração: Estudos Literários
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Alice Áurea Penteado Martha [Orientador] - UEM
Marilurdes Zanini - UEM
José Batista de Sales - UFMS/Três Lagoas-MS
Resumo:
Resumo: Nas últimas décadas, têm se intensificado os estudos acerca da leitura. Nesse campo, as diversas áreas do conhecimento se articulam ou, às vezes, isolam-se, buscando diminuir a distância entre os jovens e o livro que tem dividido espaço com o DVD, a mídia, os jogos eletrônicos e outros atrativos da vida moderna. Todos os textos podem instigar à leitura, mas o texto literário, farto da fantasia necessária e indispensável ao homem, reúne características que vão além do papel pedagógico: forma pela gratuita capacidade de envolvimento com o leitor. É neste contexto de realidades e necessidades que esteve pautada esta dissertação. Nosso objetivo foi, a partir da Teoria da Estética da Recepção, proposta por Hans Robert Jauss, observar a recepção da obra Cruzando caminhos, de Fanny Abramovich, pelo leitor jovem, por meio de suas habilidades intrínsecas, seu conhecimento de mundo e suas próprias expectativas diante do material literário em mãos. O grupo pesquisado foi composto por nove jovens, entre 15 e 18 anos, moradores de um bairro de classe média baixa e estudantes do ensino médio da rede pública que, por meio de questionários, registraram suas situações econômicas e culturais e suas impressões de leitura da obra citada. Os instrumentos de registro dos dados e obras de Fanny Abramovich, de Marisa Lajolo, de Regina Zilberman, de Hans Robert Jauss, de Ezequiel Theodoro da Silva, de Antonio Candido, de Robert Escarpit, entre outros, embasaram este trabalho. Os resultados da pesquisa demonstraram que houve o cumprimento das funções leitoras por parte dos sujeitos da pesquisa, alicerçados na forma de construção da narrativa, cujo tema, personagens e, principalmente, a linguagem permitiram a aproximação entre leitor e obra.

Abstract: The past few decades the studies in reading have increased. In this field, the several areas of knowledge articulate among themselves or, sometimes, isolate themselves with the purpose of shorten the distance between the teenager and the book, that has sharing space with DVD, media, electronic games and other attractive things of modern life. All the texts can instigate the reading, although the literary text, rich in fantasy necessary for the men, have characteristics that go beyond the pedagogical purpose: forms by the free capacity of involving the reader. It is in this context of realities and necessities that this dissertation was based on. Our objective was, starting in the Theory of Esthetic of Reception, proposed by Hans Robert Jauss, to observe the reception of the opus Cruzando Caminhos, by Fanny Abramovich, by the young reader, though his/her intrinsic abilities, the knowledge of world and his/her own expectations when facing the literary material. The group used in the research was composed by nine students, from 15 to 18 years old, residents of lower-middle class and high school students from public schools that, though questionnaires, registered aspects of their socio-economical situation and their reading impressions about the book mentioned. The answers of the questioned people and the opus of Fanny Abramovich, of Marisa Lajolo, of Regina Zilberman, of Hans Robert Jauss, of Ezequiel Theodoro da Silva, of Antonio Candido, of Robert Escarpit, among others, were used as a base for this research. The results of the research showed that the reading functions happened in part of the subjects of the research, reinforced in the way the narrative was built, which theme, characters and, specially, language, permitted the approach between the reader and the opus.
Data da defesa: 11/12/2007
Código: vtls000164182
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2007
Local de Publicação: Maringá
Orientador: Profª. Drª. Alice Áurea Penteado Martha
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Departamento de Letras
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: mvmagro.pdf
Tamanho: 378 Kb (386858 bytes)
Criado: 08-12-2008 14:30
Atualizado: 08-12-2008 14:39
Visitas: 3187
Downloads: 554

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.