Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: Caminhos cruzados de Fanny Abramovich : a recepo da narrativa pelo leitor jovem
Autor(es): Maria Valquria Magro
Palavras-chave [PT]:

Narrativa juvenil. Obra literria. Fanny Abramovich: Cruzando Caminhos. Recepo. Leitura. Mediadores da leitura. Teoria da Esttica da Recepo. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Youth Narrative. Fanny Abramovich. Cruzando Caminhos. Reception. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Literrios
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Alice urea Penteado Martha [Orientador] - UEM
Marilurdes Zanini - UEM
Jos Batista de Sales - UFMS/Trs Lagoas-MS
Resumo:
Resumo: Nas ltimas dcadas, tm se intensificado os estudos acerca da leitura. Nesse campo, as diversas reas do conhecimento se articulam ou, s vezes, isolam-se, buscando diminuir a distncia entre os jovens e o livro que tem dividido espao com o DVD, a mdia, os jogos eletrnicos e outros atrativos da vida moderna. Todos os textos podem instigar leitura, mas o texto literrio, farto da fantasia necessria e indispensvel ao homem, rene caractersticas que vo alm do papel pedaggico: forma pela gratuita capacidade de envolvimento com o leitor. neste contexto de realidades e necessidades que esteve pautada esta dissertao. Nosso objetivo foi, a partir da Teoria da Esttica da Recepo, proposta por Hans Robert Jauss, observar a recepo da obra Cruzando caminhos, de Fanny Abramovich, pelo leitor jovem, por meio de suas habilidades intrnsecas, seu conhecimento de mundo e suas prprias expectativas diante do material literrio em mos. O grupo pesquisado foi composto por nove jovens, entre 15 e 18 anos, moradores de um bairro de classe mdia baixa e estudantes do ensino mdio da rede pblica que, por meio de questionrios, registraram suas situaes econmicas e culturais e suas impresses de leitura da obra citada. Os instrumentos de registro dos dados e obras de Fanny Abramovich, de Marisa Lajolo, de Regina Zilberman, de Hans Robert Jauss, de Ezequiel Theodoro da Silva, de Antonio Candido, de Robert Escarpit, entre outros, embasaram este trabalho. Os resultados da pesquisa demonstraram que houve o cumprimento das funes leitoras por parte dos sujeitos da pesquisa, alicerados na forma de construo da narrativa, cujo tema, personagens e, principalmente, a linguagem permitiram a aproximao entre leitor e obra.

Abstract: The past few decades the studies in reading have increased. In this field, the several areas of knowledge articulate among themselves or, sometimes, isolate themselves with the purpose of shorten the distance between the teenager and the book, that has sharing space with DVD, media, electronic games and other attractive things of modern life. All the texts can instigate the reading, although the literary text, rich in fantasy necessary for the men, have characteristics that go beyond the pedagogical purpose: forms by the free capacity of involving the reader. It is in this context of realities and necessities that this dissertation was based on. Our objective was, starting in the Theory of Esthetic of Reception, proposed by Hans Robert Jauss, to observe the reception of the opus Cruzando Caminhos, by Fanny Abramovich, by the young reader, though his/her intrinsic abilities, the knowledge of world and his/her own expectations when facing the literary material. The group used in the research was composed by nine students, from 15 to 18 years old, residents of lower-middle class and high school students from public schools that, though questionnaires, registered aspects of their socio-economical situation and their reading impressions about the book mentioned. The answers of the questioned people and the opus of Fanny Abramovich, of Marisa Lajolo, of Regina Zilberman, of Hans Robert Jauss, of Ezequiel Theodoro da Silva, of Antonio Candido, of Robert Escarpit, among others, were used as a base for this research. The results of the research showed that the reading functions happened in part of the subjects of the research, reinforced in the way the narrative was built, which theme, characters and, specially, language, permitted the approach between the reader and the opus.
Data da defesa: 11/12/2007
Cdigo: vtls000164182
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2007
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Alice urea Penteado Martha
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: mvmagro.pdf
Tamanho: 378 Kb (386858 bytes)
Criado: 08-12-2008 14:30
Atualizado: 08-12-2008 14:39
Visitas: 2304
Downloads: 554

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.