Resumo: Esta dissertação relata resultados de pesquisa referente ao estudo de caso que investigou o ensino de literatura a partir das preferências de leitura de um grupo de catorze alunos do primeiro ano do Ensino Médio, em uma escola da rede privada, na cidade de Nova Esperança, no Paraná. O objetivo do trabalho era ensinar literatura e, ao mesmo tempo, contemplar o gosto dos leitores, estimulando-lhes a predisposição interna para os textos literários e identificando os reflexos dessas preferências na aprendizagem da disciplina. A pesquisa justificou-se não só por destacar a importância do ensino de literatura, quando se acredita na potencialidade dos textos literários para humanizar, no sentido mais amplo do termo, as pessoas, mas também por considerar que a valorização do contexto histórico, social e cultural em que os indivíduos estão inseridos pode influenciar na formação do gosto individual e coletivo do público, além de favorecer a ampliação de seu horizonte estético. Por ser um estudo de caráter quanti-qualitativo, o trabalho teve como subsídios para seu desenvolvimento a investigação bibliográfica, com o suporte teórico da Sociologia da Leitura e da Estética da Recepção, e a pesquisa de campo realizado nas aulas curriculares de literatura, durante os quatro bimestres letivos de 2006. A análise demonstrou que o desenvolvimento do projeto proporcionou à maioria dos alunos uma ruptura com as idéias iniciais, permitindo, além disso, a percepção e o alargamento da consciência de si mesmos e a conseqüente reflexão sobre sua participação como indivíduos dentro de uma coletividade que se reunia para um objetivo comum.
Abstract: Current research reports the results on a case study investigating the teaching of literature from the reading preferences of a group of fourteen students in the first year of the upper grades of a private school in Nova Esperança PR Brazil. Investigation aimed at teaching literature and analyzing the readers. taste through their stimulation of an internal predisposition for literary texts. Responses to such preferences in the learning of the discipline were consequently identified. Research was foregrounded by an emphasis on the importance of the teaching of literature when one believes in the potentiality of literary texts to humanize people and when one values that the historical, social and cultural context in which people are inserted may affect the training of individual and collective tastes and broaden their aesthetic horizon. Current quantitative and qualitative analysis has been supported by bibliographical investigation, the Sociology of Reading, the Aesthetics of Reception and field research in literature classrooms throughout 2006. Analysis showed that the project.s development triggered a break from the initial ideas. In fact, it caused a perception and a broadening of awareness of the subjects and a subsequent reflection on their participation as individuals within a society which met for a common end. |