Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: O que querem os jovens na escola? Estudo de caso sobre preferncias de leitura
Autor(es): Joaquim Francisco dos Santos Neto
Palavras-chave [PT]:

Literatura. Ensino. Leitura. Esttica da recepo. Sociologia da leitura. Nova Esperana. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Teaching of Literature. Reading. Reception. Nova Esperana. Paran (Estado). Brazil.
rea de concentrao: Estudos Literrios
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Alice urea Penteado Martha [Orientador] - UEM
Vera Helena Gomes Wielewicki - UEM
Vera Teixeira de Aguiar - PUC
Resumo:
Resumo: Esta dissertao relata resultados de pesquisa referente ao estudo de caso que investigou o ensino de literatura a partir das preferncias de leitura de um grupo de catorze alunos do primeiro ano do Ensino Mdio, em uma escola da rede privada, na cidade de Nova Esperana, no Paran. O objetivo do trabalho era ensinar literatura e, ao mesmo tempo, contemplar o gosto dos leitores, estimulando-lhes a predisposio interna para os textos literrios e identificando os reflexos dessas preferncias na aprendizagem da disciplina. A pesquisa justificou-se no s por destacar a importncia do ensino de literatura, quando se acredita na potencialidade dos textos literrios para humanizar, no sentido mais amplo do termo, as pessoas, mas tambm por considerar que a valorizao do contexto histrico, social e cultural em que os indivduos esto inseridos pode influenciar na formao do gosto individual e coletivo do pblico, alm de favorecer a ampliao de seu horizonte esttico. Por ser um estudo de carter quanti-qualitativo, o trabalho teve como subsdios para seu desenvolvimento a investigao bibliogrfica, com o suporte terico da Sociologia da Leitura e da Esttica da Recepo, e a pesquisa de campo realizado nas aulas curriculares de literatura, durante os quatro bimestres letivos de 2006. A anlise demonstrou que o desenvolvimento do projeto proporcionou maioria dos alunos uma ruptura com as idias iniciais, permitindo, alm disso, a percepo e o alargamento da conscincia de si mesmos e a conseqente reflexo sobre sua participao como indivduos dentro de uma coletividade que se reunia para um objetivo comum.

Abstract: Current research reports the results on a case study investigating the teaching of literature from the reading preferences of a group of fourteen students in the first year of the upper grades of a private school in Nova Esperana PR Brazil. Investigation aimed at teaching literature and analyzing the readers. taste through their stimulation of an internal predisposition for literary texts. Responses to such preferences in the learning of the discipline were consequently identified. Research was foregrounded by an emphasis on the importance of the teaching of literature when one believes in the potentiality of literary texts to humanize people and when one values that the historical, social and cultural context in which people are inserted may affect the training of individual and collective tastes and broaden their aesthetic horizon. Current quantitative and qualitative analysis has been supported by bibliographical investigation, the Sociology of Reading, the Aesthetics of Reception and field research in literature classrooms throughout 2006. Analysis showed that the project.s development triggered a break from the initial ideas. In fact, it caused a perception and a broadening of awareness of the subjects and a subsequent reflection on their participation as individuals within a society which met for a common end.
Data da defesa: 29/02/2008
Cdigo: vtls000164183
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2008
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Alice urea Penteado Martha
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: jfsneto.pdf
Tamanho: 2005 Kb (2053556 bytes)
Criado: 08-04-2009 19:49
Atualizado: 08-04-2009 19:57
Visitas: 1572
Downloads: 46

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.