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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: O texto publicitrio na sala de aula
Autor(es): Hrika Ribeiro dos Santos
Palavras-chave [PT]:

Publicidade. Texto publicitrio. Gnero textual. Lingstica textual. Leitura. Livro didtico. Cidadania. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Textual genre. Publicity. Reading. Citizenship. Textbook. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingsticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Sonia Aparecida Lopes Benites [Orientador] - UEM
Neiva Maria Jung - UEM
Esther Gomes de Oliveira - UEL
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa qualitativo-etnogrfica investigou a abordagem que trs diferentes colees didticas fazem do gnero texto publicitrio. A perspectiva terica adotada fundamenta-se, predominantemente, na teoria dos gneros, que tem como precursor Mikhail Bakhtin e, como seguidores, tericos mais modernos como: Marcuschi, Bronckart, Pasquier, Dolz, Dionsio, Schneuwly e Rojo. Primeiramente, realizou-se um estudo minucioso das propostas dos Parmetros Curriculares Nacionais para o ensino de lngua portuguesa. Depois, estudou-se o que cada livro didtico abordou em relao ao trabalho com textos do gnero publicitrio, considerando os quatro eixos: leitura. produo . oralidade . anlise lingstica. Em seguida, passou-se anlise dos captulos relacionados ao gnero, comparando-os com a teoria esboada no Manual do professor, a fim de detectar se ela efetivamente se concretizava nas propostas de atividades. Percebidas as virtudes e os equvocos presentes nos captulos, realizou-se uma entrevista com os professores que utilizam os livros didticos analisados em suas salas de aula, para constatar se os equvocos so percebidos pelos docentes e para diagnosticar o que eles fazem para suprir as lacunas deixadas pelo livro didtico. Os resultados da pesquisa revelam que: 1) a despeito das incoerncias entre teoria e prtica, os livros apresentam, em diferentes nveis, preocupaes voltadas para a formao do cidado, do leitor e do professor; 2) os professores portam-se, no raro, como multiplicadores do saber, pois, mesmo aqueles que percebem as lacunas no se mobilizam para que haja transformao e continuam, ano aps ano, reproduzindo os paradigmas consagrados como verdades inquestionveis.

Abstract: Approach in publicity text genre given in three different textbook collections has been investigated in current qualitative and ethnographic research. Theoretical basis has been mainly foregrounded on the theory of genres by precursor Mikhail Bakhtin and followers Marcuschi, Bronckart, Pasquier, Dolz, Dionsio, Schneuwly and Rojo. After a detailed study on the Brazilian School Curriculum Parameters with regard to Portuguese language teaching, the theoretical proposal given in the teacher's handbook of each collection was undertaken in the publicity genre. Parameters consisted of reading, writing production, orality and linguistic analysis. Chapters dealing with publicity genre were analyzed and then compared to theory to verify whether the latter was put in practice in the activities suggested. Assets and defects in the chapters were consequently identified. Teachers who adopted the book collections in the classroom were interviewed to see whether defects had been pinpointed and to diagnose how they supplemented for the gaps within the texts. Results show that (1) the books contain issues at different levels dealing with the educational training of the citizen, the reader and the teacher, even though incoherence between theory and practice is extant; (2) teachers are frequently knowledge multipliers since they fail to act in favor of transformation, even when gaps are detected, and continue year after year to reproduce paradigms held to be unquestionable truths.
Data da defesa: 04/09/2007
Cdigo: vtls000164185
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2007
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Sonia Aparecida Lopes Benites
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: hrsantos.pdf
Tamanho: 4977 Kb (5096812 bytes)
Criado: 08-12-2008 14:09
Atualizado: 08-12-2008 14:16
Visitas: 1301
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