Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: Formando professores a distncia : estudo do livro base para o ensino de Lngua Portuguesa no Curso Norma Superior - UEM (1 turma)
Autor(es): Cludia Cazaroto
Palavras-chave [PT]:

Lngua portuguesa. Material didtico. Processo. Ensino. Aprendizagem. Educao a distncia. Curso Normal Superior. Ensino a Distncia da UEM. Maring. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Portuguese language. Teacher Training Course. Didactic subject matter. Maring. Paran (Estado). Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingsticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Sonia Aparecida Lopes Benites [Orientador] - UEM
Marilurdes Zanini - UEM
Juvenal Zanchetta Jnior - UNESP
Resumo:
Resumo: Um crescente nmero de instituies vem ofertando cursos na modalidade de educao distncia (EAD). Esse fato se deve a sua regulamentao em todos os nveis de ensino e aos avanos das tecnologias de informao e de comunicao (TICs), que contribuem de forma significativa para o processo de ensino-aprendizagem em EAD. Entretanto, o material didtico impresso ainda exerce um papel primordial, revelando-se, muitas vezes, o elemento norteador do processo educacional a distncia. Assim, por meio desta pesquisa, procuramos compreender o processo de ensino-aprendizagem de Lngua Portuguesa, no Curso Normal Superior a Distncia da UEM (turma 2001-2004), analisando quais so as questes tericometodolgicas apresentadas no livro base da disciplina de Linguagem (LB). A pesquisa, de natureza qualitativo-interpretativa, realizada luz de uma concepo interacionista de linguagem, no mbito da Pragmtica. Os resultados demonstram que o LB, ainda que afirme guiar-se pelo sociointeracionismo, nem sempre fiel a essa teoria, comprometendo muitas vezes sua aplicao e alternando momentos interacionista com outros bastante tradicionais. O livro, na maior parte do tempo, d conta das peculiaridades metodolgicas de um curso em EAD, cuja interao deve ser realizada a distncia, pois se apresenta de forma autoexplicativa e empregam um interessante recurso no dilogo com os professores-alunos, os textos dos bales (TBs). Conclumos, ainda, que o LB bem sucedido em grande parte das tentativas de promover a relao teoria/prtica. Por outro lado, nem todos os contedos apresentados esto corretos e so pertinentes a um curso de formao de professores das sries iniciais do ensino fundamental. Por fim, observamos que o LB revela um enorme descaso com a apresentao formal, o que compromete sobremaneira seu contedo.

Abstract: An increasing number of educational institutions exist that provide distance education (DE). This is due to rules and norms at all educational levels and to technological progress in information and communication (ICT) that significantly contribute towards DE teachinglearning process. However, printed didactic material is still extant and frequently is the dominant issue of the DE process. Current research comprises the teaching-learning process of the Portuguese Language at the Distance Education Teacher Training Course of the State University of Maring (UEM), Maring PR Brazil, for the 2001-2004 students. The theoretical and methodological issues contained in the language textbook are discussed (LT). The qualitative and interpretative research has been undertaken from the language interaction point of view with Pragmatics. Results show that, although LT alleges to be oriented by social interaction, nevertheless it fails under such a theory; in fact, it often jeopardizes its application since it alternates interactional periods with traditional ones. As a rule, the textbook, however, satisfies the methodological particularities of a DE course. In fact, distance interaction is undertaken since it has a self-explaining stance and utilizes interesting dialogue resources between teachers and students through bubble texts (BT). LT has had a great success in its attempt to promote relationship between theory and practice and helps the student to be active in the construction of his/her own learning. On the other hand, some contents are out of place and incorrect when the fact that the course is made for primary school teachers is taken into account. It may finally be said that that LT is extremely careless in its formal aspects which may impair its contents.
Data da defesa: 30/07/2007
Cdigo: vtls000164186
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2007
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Sonia Aparecida Lopes Benites
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: ccazaroto.pdf
Tamanho: 2722 Kb (2787092 bytes)
Criado: 27-03-2009 11:04
Atualizado: 27-03-2009 11:13
Visitas: 1268
Downloads: 77

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.