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Título [PT]: Características do livro didático de Língua Portuguesa na mediação da produção textual escrita
Autor(es): Paulo Cezar Rodrigues
Palavras-chave [PT]:

Produção textual. Livro didático. Análise. Mediação. Ensino e aprendizagem. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
School textbook. Mediation. Text production. Brazil.
Área de concentração: Estudos Lingüísticos
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Renilson José Menegassi [Orientador] - UEM
Edson Carlos Romualdo - UEM
Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi - UNITAU/Taubaté-SP
Resumo:
Resumo: Diante da constatação de que a escola, de modo geral, não tem conseguido êxito na tarefa de formar escritores proficientes de textos, é que se realizou esta pesquisa, a fim de se identificar quais as características que o livro didático de Língua Portuguesa apresenta como mediador no processo de ensino e aprendizagem da escrita de textos, em situação de ensino. Para tanto, analisaram-se os livros didáticos mais utilizados, em 2006, pelas escolas da rede pública estadual de ensino, na cidade de Maringá-PR: Português: linguagens (CEREJA & MAGALHÃES, 002) e Português: leitura, produção, gramática (SARMENTO, 2002). Assim, esta pesquisa de cunho qualitativo-quantitativo-interpretativista fundamentou-se na teoria sócio-interacionista de ensino, discutida pela Lingüística Aplicada, e em pesquisas e estudos que tratam da mediação no ensino e aprendizagem de produção textual escrita. Os resultados das análises realizadas nas propostas de produção textual de Cereja & Magalhães revelaram a presença de algumas características de mediador, as quais foram reagrupadas e classificadas em: a) propostas que apresentam finalidade ou objetivos de produção; b) propostas que especificam o gênero a ser produzido; c) propostas que apresentam meio de circulação para as produções; d) propostas que apresentam interlocutor. No livro de Sarmento, as análises das propostas de escrita apontaram características diversas, as quais permitiram outra classificação: a) propostas que não consideram as condições de produção de texto; b) propostas que especificam e caracterizam o gênero textual a ser produzido; c) propostas que não contemplam a finalidade ou objetivo de produção; d) propostas que não especificam nem caracterizam o gênero textual solicitado. Não obstante as diferenças verificadas nas propostas de escrita das duas coleções, os resultados demonstraram que as condições de produção, diagnosticadas no livro de Cereja & Magalhães, orientam uma prática mediadora no processo de ensino e aprendizagem da produção textual, em situação de ensino. Razão pela qual o livro didático pode se constituir em um mediador neste processo, bastando para isto que considere em suas propostas de escrita as orientações teóricometodológicas contidas nas condições de produção.

Abstract: Since it is known that, as a rule, the school has not been successful in training proficient text writers; current research identifies the characteristics of the Portuguese Language textbook as a mediating factor in the teaching and learning process of texts within the teaching context. Textbooks in government schools in Maringá PR Brazil, in 2006, such as Português: linguagens (CEREJA & MAGALHÃES, 2002) and Português: leitura, produção, gramática (SARMENTO, 2002), were analyzed. Current qualitative, quantitative and interpretative research is based on the social-interactional theory of teaching, discussed in Applied Linguistics, and on researches and analyses on learning and teaching mediation of text writing production. Results of analyses in the context of textual production proposed by Cereja & Magalhães showed some of the mediator's traits. The latter were selected and classified as a) suggestions aiming at production; b) suggestions that specify the literary genre expected to be produced; c) suggestions with production socialization; d) suggestions that reveal the interlocutor. Sarmento's book, on the other hand, revealed that writing suggestions indicated different traits and, thus, a different classification: a) suggestions that do not take into consideration text production conditions; b) suggestions that specify and characterize textual genre to be produced; c) suggestions that do not reveal production aims; d) suggestions that do not specify nor characterize the required textual genre. Although writing suggestions in the two collections are different, results show that production conditions in Cereja & Magalhães's textbook indicate a mediating practice in the teaching and learning process of textual production within the teaching context. Actually, the textbook may be a mediator in the process when the theoretical and methodological supervision within the production conditions are taken into account in its suggestions on writing.
Data da defesa: 28/09/2007
Código: vtls000164187
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2007
Local de Publicação: Maringá
Orientador: Prof. Dr. Renilson José Menegassi
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Departamento de Letras
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: pcrodrigues.pdf
Tamanho: 12591 Kb (12893388 bytes)
Criado: 08-12-2008 14:19
Atualizado: 08-12-2008 14:29
Visitas: 1667
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