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Ttulo [PT]: Caractersticas do livro didtico de Lngua Portuguesa na mediao da produo textual escrita
Autor(es): Paulo Cezar Rodrigues
Palavras-chave [PT]:

Produo textual. Livro didtico. Anlise. Mediao. Ensino e aprendizagem. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
School textbook. Mediation. Text production. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingsticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Renilson Jos Menegassi [Orientador] - UEM
Edson Carlos Romualdo - UEM
Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi - UNITAU/Taubat-SP
Resumo:
Resumo: Diante da constatao de que a escola, de modo geral, no tem conseguido xito na tarefa de formar escritores proficientes de textos, que se realizou esta pesquisa, a fim de se identificar quais as caractersticas que o livro didtico de Lngua Portuguesa apresenta como mediador no processo de ensino e aprendizagem da escrita de textos, em situao de ensino. Para tanto, analisaram-se os livros didticos mais utilizados, em 2006, pelas escolas da rede pblica estadual de ensino, na cidade de Maring-PR: Portugus: linguagens (CEREJA & MAGALHES, 002) e Portugus: leitura, produo, gramtica (SARMENTO, 2002). Assim, esta pesquisa de cunho qualitativo-quantitativo-interpretativista fundamentou-se na teoria scio-interacionista de ensino, discutida pela Lingstica Aplicada, e em pesquisas e estudos que tratam da mediao no ensino e aprendizagem de produo textual escrita. Os resultados das anlises realizadas nas propostas de produo textual de Cereja & Magalhes revelaram a presena de algumas caractersticas de mediador, as quais foram reagrupadas e classificadas em: a) propostas que apresentam finalidade ou objetivos de produo; b) propostas que especificam o gnero a ser produzido; c) propostas que apresentam meio de circulao para as produes; d) propostas que apresentam interlocutor. No livro de Sarmento, as anlises das propostas de escrita apontaram caractersticas diversas, as quais permitiram outra classificao: a) propostas que no consideram as condies de produo de texto; b) propostas que especificam e caracterizam o gnero textual a ser produzido; c) propostas que no contemplam a finalidade ou objetivo de produo; d) propostas que no especificam nem caracterizam o gnero textual solicitado. No obstante as diferenas verificadas nas propostas de escrita das duas colees, os resultados demonstraram que as condies de produo, diagnosticadas no livro de Cereja & Magalhes, orientam uma prtica mediadora no processo de ensino e aprendizagem da produo textual, em situao de ensino. Razo pela qual o livro didtico pode se constituir em um mediador neste processo, bastando para isto que considere em suas propostas de escrita as orientaes tericometodolgicas contidas nas condies de produo.

Abstract: Since it is known that, as a rule, the school has not been successful in training proficient text writers; current research identifies the characteristics of the Portuguese Language textbook as a mediating factor in the teaching and learning process of texts within the teaching context. Textbooks in government schools in Maring PR Brazil, in 2006, such as Portugus: linguagens (CEREJA & MAGALHES, 2002) and Portugus: leitura, produo, gramtica (SARMENTO, 2002), were analyzed. Current qualitative, quantitative and interpretative research is based on the social-interactional theory of teaching, discussed in Applied Linguistics, and on researches and analyses on learning and teaching mediation of text writing production. Results of analyses in the context of textual production proposed by Cereja & Magalhes showed some of the mediator's traits. The latter were selected and classified as a) suggestions aiming at production; b) suggestions that specify the literary genre expected to be produced; c) suggestions with production socialization; d) suggestions that reveal the interlocutor. Sarmento's book, on the other hand, revealed that writing suggestions indicated different traits and, thus, a different classification: a) suggestions that do not take into consideration text production conditions; b) suggestions that specify and characterize textual genre to be produced; c) suggestions that do not reveal production aims; d) suggestions that do not specify nor characterize the required textual genre. Although writing suggestions in the two collections are different, results show that production conditions in Cereja & Magalhes's textbook indicate a mediating practice in the teaching and learning process of textual production within the teaching context. Actually, the textbook may be a mediator in the process when the theoretical and methodological supervision within the production conditions are taken into account in its suggestions on writing.
Data da defesa: 28/09/2007
Cdigo: vtls000164187
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2007
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Renilson Jos Menegassi
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: pcrodrigues.pdf
Tamanho: 12591 Kb (12893388 bytes)
Criado: 08-12-2008 14:19
Atualizado: 08-12-2008 14:29
Visitas: 1233
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