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Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: As aes colaborativas entre professor e alunos de ensino mdio na construo da escrita
Autor(es): Dbora Azevedo Malentachi
Palavras-chave [PT]:

Professor. Aluno. Escrita. Produo de texto. Mediao. Construo da escrita. Aes colaborativas. Interao. Ensino Mdio. Maring. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Writing. Interactivity. Mediation. Collaborative. Activities. Secondary School. Maring. Paran (Estado). Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingsticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Renilson Jos Menegassi [Orientador] - UEM
Neiva Maria Jung - UEM
Roxane Helena Rodrigues Rojo - UNICAMP
Resumo:
Resumo: Neste trabalho, investigam-se as aes colaborativas entre professor e alunos de Ensino Mdio na construo da escrita, e quais dessas aes culminam, em maior ou menor grau, na expresso da individualidade discursiva dos educandos nos textos que produzem. Sob a perspectiva sociointeracionista de linguagem, luz da Lingstica Aplicada e, especialmente, com respaldo nas teorias de Bakhtin (2003), Bakhtin/Volochinov (1992) e Vygotsky (1988), tem-se como objetivo geral refletir sobre as aes colaborativas do professor e as do aluno no processo de produo textual, de modo a ampliar os estudos sobre o ensino e a aprendizagem da escrita no Ensino Mdio. Nesse intuito, realizou-se uma pesquisa-ao participativa, natureza aplicada. A coleta de dados aconteceu na disciplina de Redao, no segundo ano do Ensino Mdio, em um colgio particular de Maring, regio noroeste do Paran, no ano de 2005 e, como suporte metodolgico para a anlise dos dados coletados buscou-se a abordagem qualitativa-interpretativa. A escolha dessa srie e campo de pesquisa ocorreu pelo fato de a pesquisadora-participante ali atuar no ano em que se deu a coleta de dados e por optar em analisar sua prpria prtica. Os instrumentos coletados para anlise foram: a) caderno de campo utilizado para registrar contedos e procedimentos didticometodo lgicos colocados em prtica nas aulas, em um perodo bimestral, com a finalidade de verificar algumas das aes ocorridas na interao professor-aluno, antes e durante o processo de produo textual; b) vrias verses de textos de opinio, a partir dos quais so analisadas as aes de mediao do professor e as aes de reescrita dos alunos a partir das orientaes do mediador; c) Dirios de Bordo, desenvolvidos por alguns dos sujeitos participantes desta pesquisa, e questionrios aplicados a todos eles, a partir dos quais so verificados alguns dos processos pelos quais os alunos passam no percurso da escrita vivenciada como trabalho e algumas das suas prprias avaliaes com relao a esta experincia. Os resultados das anlises demonstram que as aes do professor, na mediao, oscilam entre aes adequadas, as que contribuem em maior grau para a expresso da individualidade dos alunos na sua escrita, e as restritas, que estimulam mais a cpia que o dilogo interior, contribuindo em menor grau para a expresso dessa individualidade. Os resultados demonstram, tambm, que as aes de reescrita dos alunos variam entre: superficiais, evidenciando reescritas fragmentadas, ausncia de autonomia e individualidade velada no processo; adequadas, demonstrando a volio dos alunos em interagir com as aes do professor, tomando alguma iniciativa em demonstrar sua individualidade e, assim, melhorando a sua escrita; complexas, em que os alunos se colocam como sujeitos na produo, demonstrando sua individualidade e autonomia no processo. Os Dirios de Bordo e questionrios evidenciaram, dentre outros fatores: o valor que atriburam mediao do professor no processo de construo da escrita; a importncia do tempo que lhes foi cedido para as leituras que subsidiaram a produo do texto de opinio, alm do tempo que tiveram para a produo, reflexo e reescritas, dentro e fora da sala de aula.

Abstract: Collaborative activities between teacher's and Secondary School student's in writing are analyzed. The activities that culminate to a greater or lesser degree towards the student's. Discursive individuality in the context of texts produced are also provided. The teacher's and student's collaborative activities within the process of text production are the current research's main aim, taking into consideration the language's social and interaction perspective, in the light of Applied Linguistics, with special reference to the theories of Bakhtin (2003), Bakhtin/Volochinov (1992) and Vygotsky (1988). Deepening of studies on teaching and learning of writing in he Secondary School ensues. A participative activity research, has been undertaken. Data were collected in the Composition Writing Discipline in the penultimate year of a private secondary school in Maring PR Brazil, during 2005. The qualitative and interpretative approach underpinned the methodological support for data analysis. The particular year and the research field were chosen owing to the fact that the participating researcher worked in that class during the ear in which data collection was undertaken and her option in investigating her own pedagogical practice. Analysis instruments were a) field exercise book for the report of contents and of didactic and methodological procedures in the classroom, within a two-month term, to verify certain activities in the teacher-student interaction before and after the process of text production; b) several versions of opinion articles in which the mediation activities of the teacher and the student's re-writing are analyzed as from the mediator's tutorials; c) diaries which are developed by some of the research's participating subjects, coupled to questionnaires applied to all students, through which certain processes the student undertake within writing, experienced as assignment, and some of their evaluations within the experience may be verified. Results show that the teacher's mediating activities oscillate between positive ones, or rather, those that contribute to a greater degree towards the student's individuality in their writing, and medium ones, or rather, those that trigger copying more than an interior dialogue, and thus ontribute in a lesser degree towards the student's individuality. Student's rewriting activities vary between superficial, with traits of fragmented rewritings, lack of autonomy and individuality beneath the process; adequate, which show the student's volition in interacting with the teacher's activities and thus taking initiatives in demonstrating their individuality and improving their writing; more adequate, in which student's posit themselves as the subjects of production and emphasize their individuality and autonomy in the process. Among other items, diaries and questionnaires showed the value students give to the teacher's mediation in the writing construction process; the importance of time given for reading that support the production of the opinion composition, besides the time they had for the production, reflection and rewritings within and outside the classroom.
Data da defesa: 13/06/2007
Cdigo: vtls000164188
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2007
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Renilson Jos Menegassi
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: damalentachi.pdf
Tamanho: 1924 Kb (1970134 bytes)
Criado: 27-03-2009 09:47
Atualizado: 27-03-2009 09:58
Visitas: 1320
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