Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: O cnone em movimento : um estudo da leitura de textos cannicos adaptados em livro didtico do ensino fundamental
Autor(es): Beatriz Pinheiro Arraes
Palavras-chave [PT]:

Canon (Literatura). Literatura. Estudo-ensino. Formao do leitor. Cnone literrio. Adaptaes. Ensino.
Palavras-chave [EN]:
Reader development. Literary canon. Adaptations. Teaching.
rea de concentrao: Estudos Literrios
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Vera Helena Gomes Wielewicki [Orientador] - UEM
Rosa Maria Graciotto Silva - UEM
Renata Junqueira de Souza - UNESP
Resumo:
Resumo: Este estudo de caso prope-se a examinar como os clssicos da literatura so trabalhados em uma escola de Ensino Fundamental, de modo a discutir a conceitualizao de leitura cannica e os meios de circulao dessa leitura. Para tanto, foi efetuada a anlise do material didtico de uma escola da rede privada de Presidente Prudente, So Paulo, especificamente da rea de Portugus da quarta srie do Ensino Fundamental, verificando a abordagem dada aos textos cannicos assim como s atividades propostas. A releitura dessas obras analisada considerando que elas trazem novas possibilidades de leitura. No que se refere atividade tradutria, sempre houve controvrsias a respeito da proximidade entre o texto de partida e o de chegada, entre o que fora dito numa primeira lngua e o que passou a ser dito em outra. Nesse sentido, as tradues e adaptaes dos textos cannicos so entendidas como ressignificaes, como um processo complexo e dinmico que atualiza um discurso permanente. Dessa forma, foram averiguados os tipos de prticas e vivncias literrias ofertadas aos alunos e como colaboram na formao de diferentes discursos que se materializam no cotidiano, na linguagem, na cultura e no lugar em que ocupam. Partindo da premissa de que a mediao fundamental para o desenvolvimento deste processo de leitura, foi observada a relao professor-texto. Mediante a anlise do caderno de resumos dos alunos, verificou-se a abordagem dada em sala de aula e em que medida propiciou a produo de significados dos estudantes. Assim, coube no presente trabalho verificar como se d a construo de um repertrio acerca das produes literrias cannicas e a sua importncia na formao do indivduo em geral.

Abstract: This case study aims at examining how the literature classics are worked in a Fundamental Education school, discussing the concept of canonical literature and the means of circulation of this kind of reading. The educational material of a private school in Presidente Prudente, So Paulo, was analysed, especially concerning the Portuguese material of the fourth grade of the Fundamental Education, verifying the approach used with the canonical texts as well as the proposed activities. The re-reading of these works is analysed, considering new possibilities of reading. Regarding the translation of the texts, there has always been discussions concerning the proximity between the original text and the translated one, between what was said in native language and what was said in another one. This way, the translations and adaptations of the canonical texts were always seen as new meanings, as a dynamic and complex process that updates a permanent discourse. In this way, the kinds of practices offered to the students were verified as well as how they collaborate to the formation of different discourses that materialize in the day-by-day, in the language, in the culture and in the place. Having in mind that mediation is essential for the development of this process of reading, the relation between teacher and text was observed. From the analysis of the summary notebook of the students, it was possible to observe the classroom approach and how much it promoted the meaning construction by the students. Thus, the present work was able to verify how the construction of knowledge concerning the canonical literary productions takes place as well as its importance for the formation of the whole individual.
Data da defesa: 10/09/2007
Cdigo: vtls000164190
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2007
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Vera Helena Gomes Wielewicki
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: bparraes.pdf
Tamanho: 3668 Kb (3755735 bytes)
Criado: 20-03-2009 17:11
Atualizado: 28-07-2010 08:16
Visitas: 999
Downloads: 31

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.