Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Imagens e argumentos ecolgicos nos livros didticos : que educao ambiental construda?
Autor(es): Marisa Ins Bilthauer
Palavras-chave [PT]:

Educao ambiental. Metfora e analogia. Livro didtico. Cincias e biologia. Ecologia. Brasil
Palavras-chave [EN]:
Ecology. Ambient Education. Didactical book. Metaphor and analogy. Brazil
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Luzia Marta Bellini [Orientador] - UEM
Jozimar Paes Almeida - UEL
Regina Maria Pavanello - UEM
Resumo:
Resumo: Esta dissertao teve como objetivo analisar as analogias e metforas de 12 livros didticos acerca de Ecologia e Educao Ambiental; 4 livros de 1 a 4 sries do Ensino Fundamental; 4 livros de 5 a 8 sries do Ensino Fundamental e 4 livros do Ensino Mdio. Metodologicamente realizamos o exame retrico dos temas ecologia e educao ambiental incluindo as ilustraes presentes nos livros. Como concluso obtivemos: a) as metforas harmonia e equilbrio da natureza conferem s colees analisadas concepes errneas de ecossistema e ambiente; b) as metforas populao, comunidade, a noo de ecossistema, nicho, habitat, rede, teia so reduzidas analogia de indivduo, contradizendo o conceito de ecologia e ecossistema que tratam de dinmicas populacionais e no individuais.

Abstract: This dissertation has as objective to analyze the analogies and metaphors of 12 books concerning Ecology and Ambient Education; 4 books from 1st to 4th series of the elementary school; 4 books from 5th to 8th also of the elementary school and 4 books from the secondary school. Methodologically we carry through the rhetorical examination of the subjects ecology and ambient education including illustrations gifts in those books. As conclusion we got: a) the metaphors harmony and balance of the nature confer to the analyzed collections of books wrong conceptions of ecosystem and environment; b) the metaphors population, community, the ecosystem notion, niche, habitat, net, web are reduced to the individual analogy, having contradicted the concept of ecology and ecosystem that deal with population and not individual dynamic.
Data da defesa: 15/03/2007
Cdigo: vtls000164369
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2007
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Luzia Marta Bellini
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2007_MARISA INS BILTHAUER.pdf
Tamanho: 7539 Kb (7720348 bytes)
Criado: 14-10-2008 10:08
Atualizado: 04-11-2008 15:17
Visitas: 2346
Downloads: 806

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.