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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Professor, aluno e livro didtico em aulas de cincias : anlise retrica dos argumentos didticos
Autor(es): Ana Ldia Ossak
Palavras-chave [PT]:

Educao. Livro didtico de cincias. Anlise. Teoria da argumentao. Linguagem cientfica. Ensino de Cincias. Figuras de retrica. Brasil
Palavras-chave [EN]:
Sciences teaching. Textbook. Argumentation. Rhetorical illustrations. Brazil
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Luzia Marta Bellini [Orientador] - UEM
Tarso Bonilha Mazzotti - Univ. Estcio de S
Ana Cristina Teodoro da Silva - UEM
Marcos Cesar Danhoni Neves - UEM
Resumo:
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo acerca da retrica constituda entre o professor (orador), seus alunos (auditrio) e o livro didtico (logos) em uma situao de ensino de cincias. O objetivo foi investigar como os conhecimentos do livro didtico de cincias, a respeito da nutrio das plantas, eram comunicados para crianas de 6 srie do Ensino Fundamental. Examinamos os recursos retricos, utilizados pela professora, para conhecer o alcance dos argumentos cientficos entre as crianas. Os procedimentos metodolgicos basearam-se em abordagem qualitativa. Fundamentamo-nos em Reboul (1975; 2004), Contenas (1999), Lakoff e Johnson (2002), Breton (2003) e de Perelman (2004; 2005). Analisamos as figuras de retrica do livro didtico, utilizado pela professora, e as figuras presentes na dinmica argumentativa com seus alunos, em trs aulas gravadas durante o ms de outubro de 2005. Na constituio dos argumentos, que apresentavam um modelo da nutrio e fisiologia das plantas, pontuamos a presena de figuras como a metfora, a metonmia, a sindoque entre outros recursos. Como resultado da investigao destacamos que: a) a professora conduzida pelos objetivos do livro didtico para efetivar seu trabalho pedaggico. Realiza a reconstruo conceitual de fisiologia, indo do particular ao geral, da metonmia sindoque (a concretizao possvel do modelo de nutrio); b) os alunos realizam um movimento contrrio, vo da definio geral (sindoque) s metonmias e s metforas; querem discutir as singularidades das plantas. Conclumos que, em sala de aula, a professora e os alunos seguem caminhos opostos. A primeira segue o logos do livro didtico; os alunos ficam entre as lies, o logos, do livro didtico (e da professora) e os conhecimentos prprios sobre algumas caractersticas das plantas. No ocorre uma construo do modelo conceitual da nutrio das plantas entre os alunos, devido hegemonia do logos do livro didtico sobre a professora e os alunos. Apesar do esforo da professora em atingir seu objetivo ? conduzir seus alunos a um modelo conceitual da nutrio das plantas ?, as aulas ficam situadas apenas no livro didtico e este no atende s metas de aprendizagem acerca da nutrio, uma vez que, o modelo que apresenta (e orienta a professora) elaborado em termos de uma comunicao geral sobre os processos biolgicos.

Abstract: This project presents a study concerning the rhetoric constituted between the teacher (speaker), his students (auditorium) and the textbook (logos) in a situation of sciences teaching. The objective was to investigate how the knowledge of the textbook of sciences, talking about the nutrition of the plants, were given for children of 6th grade of the Elementary School. We examined the rhetorical resources used by the teacher to know the reach of the scientific arguments among the children. The methodological procedures were based on qualitative approach. We based ourselves in Reboul (1975; 2004), Contenas (1999), Lakoff and Johnson (2002), Breton (2003) and Perelman (2004; 2005). We analyzed the rhetoric illustrations from the textbooks used by the teacher and the present illustrations in the argumentative dynamics with his students, in three classes recorded during the month of October of 2005. In the constitution of the arguments that presented a model of nutrition and physiology of the plants we pointed the presence of illustrations like metaphor, metonymy, sindoque and other resources. As a result of the investigation we highlighted that: a) the teacher is driven by the objectives of the textbook to execute his pedagogic work. He accomplishes the conceptual reconstruction, going from the private to the general, from metonymy to sindoque (the possible materialization of the nutrition model); b) the students accomplish a contrary movement, they go from the general definition (sindoque) to the metonymies and the metaphors; they want to discuss the singularities of the plants. We conclude that, in the classroom, the teacher and the students follow opposite ways. The first one follows the logos of the textbook; the students stay between the lessons, the logos, of the textbook (and of the teacher) and their own knowledge about some characteristics of the plants. It doesn't happen a construction of the conceptual model of the plants nutrition among the students, because of the hegemony of the logos of the textbook about the teacher and the students. In the spite of the teacher's attempt in reaching his objective - to show his students a conceptual model of the nutrition of the plants -, the classes are based just in the textbook and it doesn't assist the learning goals about the nutrition, even though, the model that presents (and guides the teacher) is elaborated in terms of a general communication on the biological processes.
Data da defesa: 15/09/2006
Cdigo: vtls000164370
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2006
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Luzia Marta Bellini
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2006_ana_lidia_ossak.pdf
Tamanho: 3517 Kb (3601304 bytes)
Criado: 10-10-2008 18:08
Atualizado: 04-11-2008 15:22
Visitas: 2625
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