Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: Professor, aluno e livro didático em aulas de ciências : análise retórica dos argumentos didáticos
Autor(es): Ana Lídia Ossak
Palavras-chave [PT]:

Educação. Livro didático de ciências. Análise. Teoria da argumentação. Linguagem científica. Ensino de Ciências. Figuras de retórica. Brasil
Palavras-chave [EN]:
Sciences teaching. Textbook. Argumentation. Rhetorical illustrations. Brazil
Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e Matemática
Banca:
Luzia Marta Bellini [Orientador] - UEM
Tarso Bonilha Mazzotti - Univ. Estácio de Sá
Ana Cristina Teodoro da Silva - UEM
Marcos Cesar Danhoni Neves - UEM
Resumo:
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo acerca da retórica constituída entre o professor (orador), seus alunos (auditório) e o livro didático (logos) em uma situação de ensino de ciências. O objetivo foi investigar como os conhecimentos do livro didático de ciências, a respeito da nutrição das plantas, eram comunicados para crianças de 6ª série do Ensino Fundamental. Examinamos os recursos retóricos, utilizados pela professora, para conhecer o alcance dos argumentos científicos entre as crianças. Os procedimentos metodológicos basearam-se em abordagem qualitativa. Fundamentamo-nos em Reboul (1975; 2004), Contenças (1999), Lakoff e Johnson (2002), Breton (2003) e de Perelman (2004; 2005). Analisamos as figuras de retórica do livro didático, utilizado pela professora, e as figuras presentes na dinâmica argumentativa com seus alunos, em três aulas gravadas durante o mês de outubro de 2005. Na constituição dos argumentos, que apresentavam um modelo da nutrição e fisiologia das plantas, pontuamos a presença de figuras como a metáfora, a metonímia, a sinédoque entre outros recursos. Como resultado da investigação destacamos que: a) a professora é conduzida pelos objetivos do livro didático para efetivar seu trabalho pedagógico. Realiza a reconstrução conceitual de fisiologia, indo do particular ao geral, da metonímia à sinédoque (a concretização possível do modelo de nutrição); b) os alunos realizam um movimento contrário, vão da definição geral (sinédoque) às metonímias e às metáforas; querem discutir as singularidades das plantas. Concluímos que, em sala de aula, a professora e os alunos seguem caminhos opostos. A primeira segue o logos do livro didático; os alunos ficam entre as lições, o logos, do livro didático (e da professora) e os conhecimentos próprios sobre algumas características das plantas. Não ocorre uma construção do modelo conceitual da nutrição das plantas entre os alunos, devido à hegemonia do logos do livro didático sobre a professora e os alunos. Apesar do esforço da professora em atingir seu objetivo ? conduzir seus alunos a um modelo conceitual da nutrição das plantas ?, as aulas ficam situadas apenas no livro didático e este não atende às metas de aprendizagem acerca da nutrição, uma vez que, o modelo que apresenta (e orienta a professora) é elaborado em termos de uma comunicação geral sobre os processos biológicos.

Abstract: This project presents a study concerning the rhetoric constituted between the teacher (speaker), his students (auditorium) and the textbook (logos) in a situation of sciences teaching. The objective was to investigate how the knowledge of the textbook of sciences, talking about the nutrition of the plants, were given for children of 6th grade of the Elementary School. We examined the rhetorical resources used by the teacher to know the reach of the scientific arguments among the children. The methodological procedures were based on qualitative approach. We based ourselves in Reboul (1975; 2004), Contenças (1999), Lakoff and Johnson (2002), Breton (2003) and Perelman (2004; 2005). We analyzed the rhetoric illustrations from the textbooks used by the teacher and the present illustrations in the argumentative dynamics with his students, in three classes recorded during the month of October of 2005. In the constitution of the arguments that presented a model of nutrition and physiology of the plants we pointed the presence of illustrations like metaphor, metonymy, sinédoque and other resources. As a result of the investigation we highlighted that: a) the teacher is driven by the objectives of the textbook to execute his pedagogic work. He accomplishes the conceptual reconstruction, going from the private to the general, from metonymy to sinédoque (the possible materialization of the nutrition model); b) the students accomplish a contrary movement, they go from the general definition (sinédoque) to the metonymies and the metaphors; they want to discuss the singularities of the plants. We conclude that, in the classroom, the teacher and the students follow opposite ways. The first one follows the logos of the textbook; the students stay between the lessons, the logos, of the textbook (and of the teacher) and their own knowledge about some characteristics of the plants. It doesn't happen a construction of the conceptual model of the plants nutrition among the students, because of the hegemony of the logos of the textbook about the teacher and the students. In the spite of the teacher's attempt in reaching his objective - to show his students a conceptual model of the nutrition of the plants -, the classes are based just in the textbook and it doesn't assist the learning goals about the nutrition, even though, the model that presents (and guides the teacher) is elaborated in terms of a general communication on the biological processes.
Data da defesa: 15/09/2006
Código: vtls000164370
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2006
Local de Publicação: Maringá
Orientador: Profª. Drª. Luzia Marta Bellini
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2006_ana_lidia_ossak.pdf
Tamanho: 3517 Kb (3601304 bytes)
Criado: 10-10-2008 18:08
Atualizado: 04-11-2008 15:22
Visitas: 3582
Downloads: 973

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.