Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: A importncia do manual do professor na transposio didtica da matemtica
Autor(es): Jos Roberto Costa
Palavras-chave [PT]:

Educao matemtica. Transposio didtica. Livro didtico. Manual do professor. Brasil
Palavras-chave [EN]:
Mathematics Education. Didactic Transposition. Didactic Book. Teacher's Manual. Brazil
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e o Ensino Matemtica
Banca:
Cllia Maria Ignatius Nogueira [Orientador] - UEM
Regina Maria Pavanello [Co-orientador] - UEM
Ettine Cordeiro Gurios - UFPR/PR
Ourides Santin Filho - UEM
Resumo:
Resumo: Existe uma grande distncia entre o saber da Cincia Matemtica, que o professor estuda na graduao, e o saber que vai ensinar aos alunos. dele a tarefa de transpor esta distncia, e para ajud-lo na ao pedaggica de transformar o saber cientfico em saber ensinado, esto o Livro do Aluno e o respectivo Manual do Professor, este ltimo colocado sua disposio pelo autor do livro, com a inteno de explicitar sua proposta pedaggica. Este trabalho investigou a importncia do Manual do Professor na transposio didtica da Matemtica nos anos finais do ensino fundamental. Alm do tratamento da transposio didtica em Matemtica, feito a partir dos referenciais tericos prprios da Didtica da Matemtica francesa, os aspectos histricos do ensino de Matemtica e do Livro Didtico e as transformaes sofridas pelo Manual do Professor, no que se refere forma e aos contedos, a partir da dcada de 1970, foram estudados para contextualizao da investigao. Metodologicamente, optou-se por uma abordagem qualitativa, com entrevistas, feitas a dez professores e que foram subsidiadas pelos resultados da aplicao prvia de um questionrio, respondido por 56 professores de Matemtica do ensino fundamental, vinculados ao Ncleo Regional de Educao de Maring. O estudo evidenciou a no utilizao do Manual por parte de muitos professores, e apontou alguns indcios que explicariam o porqu deste fato, dentre os quais: uma realidade de sala de aula muito diferente da realidade terica do Manual, em funo da indisciplina, do desinteresse e da falta de base dos alunos; um contato ineficaz na prtica de ensino entre os futuros professores e o Manual do Professor e o excesso de confiana de professores experientes, que o julgam mais adequado para os professores em incio de carreira.

Abstract: There is a great distance between the knowledge of Mathematical Science that the teacher studies at graduation and the knowledge that he will teach the students. It is the teacher's task to transpose this distance, and to assist him in the pedagogical action of transforming the educational scientific knowledge in the taught knowledge, there are the Student's Book and the respective Teacher's Manual, this latter is placed at his disposal by the author of the book, with the intent of explaining his pedagogical proposition. This work investigated the importance of the Teacher's Manual in didactic Mathematical transposition in the final years of Secondary school. Besides the treatment of didactic transposition in Mathematics, it made from the own theoretical references of French didactic in Mathematics, the historical aspects of Mathematics Teaching and the Didactic Book and the transformation of Teacher's Manual, which refers to the form and the content from the 1970 decade, they have been studied to the contextualization of research. Methodologically, it was opted for a qualitative approach, with interviews made to ten teachers, which were subsidized by the results of a previous implementation of a questionnaire answered by 56 Mathematics teachers from the Secondary school, who are entailed to the Maring's Ncleo Regional de Ensino. The study evidenced that a part of many teachers don't use the Teacher's Manual, and it pointed some indications that explained the reason of this fact, among these: a classroom reality very different from the theoretical reality of the Manual, according to indiscipline, disinterest and a lack of students basis, an ineffective contact in teaching practice between the future teachers and the Teacher's Manual and over-confidence of experienced teachers who judge it is more appropriated for teachers in the beginning of professional carrier.
Data da defesa: 14/02/2008
Cdigo: vtls000164371
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2008
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Cllia Maria Ignatius Nogueira
Co-Orientador: Prof. Dr. Regina Maria Pavanello
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2008_JOS ROBERTO COSTA.pdf
Tamanho: 3849 Kb (3941397 bytes)
Criado: 14-10-2008 09:31
Atualizado: 04-11-2008 15:13
Visitas: 4352
Downloads: 291

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.