Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau

Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: A escrita numérica por crianças surdas bilíngües
Autor(es): Márcia Cristina Amaral da Silva
Palavras-chave [PT]:

Educação especial. Matemática. Educação de surdos. Educação matemática. Escrita numérica. Brasil
Palavras-chave [EN]:
Mathematical education. Numerical writing. Education for the Deaf. Brazil
Área de concentração: Ensino de Ciências Exatas
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e o Ensino da Matemática
Banca:
Clélia Maria Ignatius Nogueira [Orientador] - UEM
Eliane Sebeika Rapchan [Co-orientadora] - UEM
Maria Lucia Faria Moro - UFPR/PR
Edna de Lourdes Machado - UEM
Resumo:
Resumo: O presente estudo tem como objeto a construção da escrita numérica por crianças surdas bilíngües. O propósito é compreender como ocorre esta construção, os fatores e as relações nela implicados, bem como as hipóteses elaboradas pelas crianças acerca deste conhecimento. Este estudo tem como subsídio teóricometodológico trabalhos de autores que tratam de alguns aspectos da escrita numérica por crianças ouvintes. As informações foram coletadas por meio de entrevistas com onze crianças surdas de cinco a nove anos de idade, alunas de uma escola de Educação Especial de Surdos, mediante o emprego do método clínicocrítico piagetiano. Os resultados da pesquisa demonstram que a criança surda elabora hipóteses sobre a escrita numérica semelhantes às identificadas nas crianças ouvintes. Demonstram, ainda, que a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) se constitui como um fator fundamental para a efetivação desta construção e aponta para o fato de ser a escola um espaço privilegiado para tal, dado que é nela que ocorre o uso constante desta língua, o que vem a favorecer as trocas simbólicas necessárias para a construção conceitual por estes sujeitos.

Abstract: This work intends to analyse how bilingual deaf children construct numerical writing; the factors and relations connected to it, as well as the hypothesis children have about this subject. The research is based on authors that deal with some aspects of numerical writing by hearing children. The information were collected through interviews with eleven deaf children from five to nine year olds in a special school for the deaf children. The method used in the interviews was the Piaget's critical-clinical. The results of this research show that deaf children have similar numerical writing hypothesis to those identified in hearing children. They also tell us that LIBRAS (Brazilians sign Language) is a fundamental factor in this construction so the school as a space where its use is continuous, can be considered as a very special place of promoting symbolic changes, necessary to these children's conceptual construction.
Data da defesa: 25/01/2008
Código: vtls000164372
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2008
Local de Publicação: Maringá
Orientador: Profª. Drª. Clélia Maria Ignatius Nogueira
Co-Orientador: Profª. Drª. Eliane Sebeika Rapchan
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2008_MÁRCIA CRISTINA AMARAL DA SILVA.pdf
Tamanho: 7369 Kb (7545998 bytes)
Criado: 14-10-2008 09:14
Atualizado: 04-11-2008 15:11
Visitas: 2259
Downloads: 121

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.

Voltar