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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: A escrita numrica por crianas surdas bilnges
Autor(es): Mrcia Cristina Amaral da Silva
Palavras-chave [PT]:

Educao especial. Matemtica. Educao de surdos. Educao matemtica. Escrita numrica. Brasil
Palavras-chave [EN]:
Mathematical education. Numerical writing. Education for the Deaf. Brazil
rea de concentrao: Ensino de Cincias Exatas
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e o Ensino da Matemtica
Banca:
Cllia Maria Ignatius Nogueira [Orientador] - UEM
Eliane Sebeika Rapchan [Co-orientadora] - UEM
Maria Lucia Faria Moro - UFPR/PR
Edna de Lourdes Machado - UEM
Resumo:
Resumo: O presente estudo tem como objeto a construo da escrita numrica por crianas surdas bilnges. O propsito compreender como ocorre esta construo, os fatores e as relaes nela implicados, bem como as hipteses elaboradas pelas crianas acerca deste conhecimento. Este estudo tem como subsdio tericometodolgico trabalhos de autores que tratam de alguns aspectos da escrita numrica por crianas ouvintes. As informaes foram coletadas por meio de entrevistas com onze crianas surdas de cinco a nove anos de idade, alunas de uma escola de Educao Especial de Surdos, mediante o emprego do mtodo clnicocrtico piagetiano. Os resultados da pesquisa demonstram que a criana surda elabora hipteses sobre a escrita numrica semelhantes s identificadas nas crianas ouvintes. Demonstram, ainda, que a LIBRAS (Lngua Brasileira de Sinais) se constitui como um fator fundamental para a efetivao desta construo e aponta para o fato de ser a escola um espao privilegiado para tal, dado que nela que ocorre o uso constante desta lngua, o que vem a favorecer as trocas simblicas necessrias para a construo conceitual por estes sujeitos.

Abstract: This work intends to analyse how bilingual deaf children construct numerical writing; the factors and relations connected to it, as well as the hypothesis children have about this subject. The research is based on authors that deal with some aspects of numerical writing by hearing children. The information were collected through interviews with eleven deaf children from five to nine year olds in a special school for the deaf children. The method used in the interviews was the Piaget's critical-clinical. The results of this research show that deaf children have similar numerical writing hypothesis to those identified in hearing children. They also tell us that LIBRAS (Brazilians sign Language) is a fundamental factor in this construction so the school as a space where its use is continuous, can be considered as a very special place of promoting symbolic changes, necessary to these children's conceptual construction.
Data da defesa: 25/01/2008
Cdigo: vtls000164372
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2008
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Cllia Maria Ignatius Nogueira
Co-Orientador: Prof. Dr. Eliane Sebeika Rapchan
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2008_MRCIA CRISTINA AMARAL DA SILVA.pdf
Tamanho: 7369 Kb (7545998 bytes)
Criado: 14-10-2008 09:14
Atualizado: 04-11-2008 15:11
Visitas: 1627
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