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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: A produo de texto no curso de Letras : diagnstico do ensinar a escrita
Autor(es): Mrcia Cristina Greco Ohuschi
Palavras-chave [PT]:

Produo de texto. Nvel superior. Professor de Letras. Lngua materna. Escrita. Estudo e ensino. Curso de Letras.
Palavras-chave [EN]:
Writing. Teaching. Language and Literature Course.
rea de concentrao: Estudos Lingsticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Renilson Jos Menegassi [Orientador] - UEM
Pedro Luis Navarro Barbosa - UEM
Regina Maria Gregrio - UEL
Resumo:
Resumo: Neste trabalho, problematizamos a questo do ensino da produo textual na formao, em nvel superior, do professor de Lngua Portuguesa e realizamos um diagnstico da formao que o acadmico do curso de Letras da UEM recebe sobre o processo de ensinar a escrita. A partir desta temtica, luz da Lingstica Aplicada, na perspectiva sociointeracionista, embasada principalmente nos pressupostos tericos de Bakhtin e Vygotsky e nos pesquisadores brasileiros que seguem esta vertente, temos como objetivo geral refletir sobre os estudos da produo textual na universidade, com o intuito de contribuir para a formao do professor de lngua materna, na formao oferecida pelo curso de Letras. Assim, propomonos a apresentar uma pesquisa qualitativo-interpretativa, de cunho etnogrfico e de natureza aplicada, ao acompanharmos uma turma da disciplina Prtica de Ensino de Lngua Portuguesa da UEM, no ano letivo de 2004, para analisar todo o trabalho envolvido com a prtica de produo textual. Por meio de anotaes feitas em caderno de campo, analisamos as discusses tericas sobre o tema, as atividades prticas realizadas (dentre elas o estgio supervisionado) e os Dirios Reflexivos, diagnosticando a concepo de escrita que ficou evidenciada. A escolha dessa disciplina especfica se deve ao fato de ser, entre as demais, aquela em que o acadmico deve pr em prtica os conhecimentos adquiridos durante o curso, em uma situao de ensino, ou seja, na regncia de aulas nos Ensinos Fundamental e Mdio. Os resultados das anlises demonstram que no h influncia das teorias lingsticas sobre o processo observado, especificamente dos representantes da perspectiva sociointeracionista da escrita, como Bakhtin e Vygotsky, uma vez que no se trabalha com essas fontes tericas, mas somente com as suas releituras. Em seguida, que as discusses e abordagens sobre os aspectos da interao e das concepes de escrita ocorrem e forma superficial e fragmentada. Nos estgios supervisionados, verificamos a predominncia da concepo de escrita como conseqncia, apesar de alguns dos alunos observados se encontrarem em um momento de interface entre esta concepo e a concepo de escrita como trabalho. Nos Dirios Reflexivos, percebemos as dificuldades que os acadmicos possuem em constituir-se como o outro de si mesmos, pois no refletem sobre vrios problemas apresentados em suas aulas de estgio ou o fazem de forma superficial. A prpria grade curricular do curso de Letras da UEM no permite que os alunos construam uma concepo de escrita consolidada no decorrer da graduao, j que as disciplinas so estanques e, durante dois anos, eles no lem, no discutem, no estudam sobre nenhum aspecto terico da escrita. Esta lacuna se reflete na prtica dos professorandos em sala de aula, pois, como verificamos nas atividades prticas, eles procuram inovar, mas no conseguem dar continuidade ao processo e recaem na concepo de escrita como conseqncia, demonstrando que o ensino tradicional de produo de texto est neles arraigado.

Abstract: The teaching of textual production in the training of the Portuguese Language teacher, at University level, and a diagnosis of the training that Language students receive during their studies at the State University of Maring, Maring PR Brazil, on the procedures in the teaching of writing are provided. The aim of current research is a discussion on text production studies at the University from the point of view of Applied Linguistics and within the social and interaction perspective, chiefly based on Bakhtin's and Vygotsky's theoretical presuppositions and on those by other Brazilian researchers and followers. Research intends to be a contribution towards the training of the Portuguese Language teacher in the context of teaching pedagogy within the Language and Literature Course. An ethnographical and applied qualitative and interpretative research will be presented throughout a follow-up of students reading the discipline Portuguese Language Teaching Practice at the State University of Maring during 2004. The entire process within the practice of Text Production shall be analyzed. Since theoretical discussions on the theme, the working out of practical activities (monitored teaching included) and reflection diaries have been reported in note-books, the concept of writing was diagnosed. This specific discipline has been chosen since the students practice their knowledge, acquired through the university course, in real conditions of teaching in classes of the Primary and Secondary Schools. Results show that the process was not affected by linguistic theories, in particular those representing the social and interaction perspective, such as Bakhtin's and Vygotsky's. This is due to the fact that theoretical readings are outsourced and only re-readings were undertaken. Further, discussions and approaches on aspects of interaction and writing concepts are given rather superficially and in a fragmented manner. It has been detected that writing as a consequence is predominant in monitored teaching, even though certain students under analysis may be placed within an interface between this concept and the idea of writing as assignment. The difficulties experienced by the students in placing themselves as others have been perceived in the Diaries. They actually either fail to reflect on the several issues raised during the monitored lessons or they do so in a superficial ay. The curriculum of the Language and Literature Course at the State University of Maring lacks the capacity for students to build a concept of writing consolidation throughout the undergraduate course. This is due to the fact that disciplines are compartimentized and the students do not read, discuss or study on any aspect of the theory of writing for two whole years. Such a gap affects the practice of would- be teachers in the classroom. Actually it has been verified that in their practical activities the students tried to introduce new ideas but failed to follow up the process. Since they revert to writing as a consequence, the fact reveals that the traditional teaching of text production is still deeply ingrained in their mind.
Data da defesa: 21/08/2006
Cdigo: vtls000164441
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2006
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Renilson Jos Menegassi
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: mcgohuschi.pdf
Tamanho: 762 Kb (780193 bytes)
Criado: 27-03-2009 08:12
Atualizado: 27-03-2009 08:49
Visitas: 1310
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