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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

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Ttulo [PT]: A escrita por e-mail : influncias do interlocutor e do gnero discursivo
Autor(es): Wilsilene Rodrigues Thom
Palavras-chave [PT]:

Produo textual. Lngua estrangeira. Escrita. Via e-mail. Discurso. Construo social
Palavras-chave [EN]:
Interaction. Writing. E-mail
rea de concentrao: Estudos Lingsticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Renilson Jos Menegassi [Orientador] - UEM
Vera Helena Gomes Wielewicki - UEM
Vera Lcia Lopes Cristovo - UEL
Resumo:
Resumo: O foco desta pesquisa a produo textual em Lngua Estrangeira (LE) de aluno da graduao em Letras, contribuindo para os estudos sobre a formao do professor. O interesse pelo tema surgiu a partir de discusses no Grupo de Pesquisa "Interao e escrita no ensino e aprendizagem" (UEM/CNPq - www.escrita.uem.br) e um trabalho anterior que vinha desenvolvendo com alunos do, ento, quarto ano do curso de Letras-UEM. Sob a perspectiva terica de Bakhtin (1997 e 2003) e Vygotsky (1988), ancorando-se assim no sociointeracionismo, que v a lngua e seu ensino sob uma perspectiva scio-histrica. Os objetivos especficos desta pesquisa so: a) discutir uma experincia de produo de textos por computador, via e-mail, para auxiliar o acadmico de Lngua Inglesa na construo da escrita em LE; b) verificar como a interao conduzida pelo computador reflete-se nos textos em LE produzidos pelo aluno. A coleta de dados ocorreu num perodo de oito meses e se dividiu em duas fases: a primeira estruturalista e a segunda sociointeracionista. Ambas ocorreram em virtude da posio social da pesquisadora como sujeito dentro do processo de interao, a qual sofreu transformao durante a pesquisa. Dois aspectos se destacaram na anlise dos dados: o interlocutor e o gnero. O primeiro, pela importncia em estabelecer novas posies sociais atravs da interao; o segundo, pela possibilidade em utilizar o gnero primrio na escrita, viabilizando o dilogo. Os resultados das anlises mostram que houve crescimento da pesquisadora e da aluna participante. Como interlocutores, ambas construram novas posies sociais alm de professor-aluno. Quanto ao gnero, a possibilidade da informalidade tpica da oralidade proporcionou aluna participante a oportunidade de desenvolver seu modo de se expressar com naturalidade em Lngua Inglesa.

Abstract: Research underscores the Arts student's text production in a foreign language (FL) and intends to be a contribution in teacher's training studies. Interest in the subject matter occurred as from discussions in the Research group "Interaction and Writing in Teaching and Learning" (UEM/CNPq - www.escrita.uem.br) and as a consequence of a former research which current author had been undertaking with 4th year undergraduates of the Arts Course at the State University of Maring, Maring PR Brazil. Research is based on the theoretical works of Bakhtin (1997; 2003) and Vygotsky (1988) and on the social and interaction theory which deals with language and the teaching of language from the social and historical point of view. Specific aims comprised (a) discussion on e-mail text production in the context of FL writing by the English Language undergraduate student; (b) the manner computer-lead interaction is reflected in FL texts by students. Data collection was undertaken during eight months and was divided into a structural period and a social and interaction one. The occurrence of both was due to the researcher?s social condition as a subject within the interaction process which underwent transformations during research. The interlocutor and gender were highlighted in data analysis, or rather, the former was due to the importance in establishing new social positions through interaction; the latter was due to the possibility of using primary gender in writing, and thus making dialogue possible. Results showed that there was an improvement both in the researchers and in the student since, as interlocutors, both formed new social positions beyond the teacher-student condition. In the case of gender, informality, a consequence of orality, provided the participating student with an opportunity of developing a naturalness in her manner of expressing herself in English.
Data da defesa: 23/03/2007
Cdigo: vtls000164442
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2007
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Renilson Jos Menegassi
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: wrthom.pdf
Tamanho: 435 Kb (445196 bytes)
Criado: 12-12-2008 14:30
Atualizado: 12-12-2008 14:50
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