Resumo: O foco desta pesquisa é a produção textual em Língua Estrangeira (LE) de aluno da graduação em Letras, contribuindo para os estudos sobre a formação do professor. O interesse pelo tema surgiu a partir de discussões no Grupo de Pesquisa "Interação e escrita no ensino e aprendizagem" (UEM/CNPq - www.escrita.uem.br) e um trabalho anterior que vinha desenvolvendo com alunos do, então, quarto ano do curso de Letras-UEM. Sob a perspectiva teórica de Bakhtin (1997 e 2003) e Vygotsky (1988), ancorando-se assim no sociointeracionismo, que vê a língua e seu ensino sob uma perspectiva sócio-histórica. Os objetivos específicos desta pesquisa são: a) discutir uma experiência de produção de textos por computador, via e-mail, para auxiliar o acadêmico de Língua Inglesa na construção da escrita em LE; b) verificar como a interação conduzida pelo computador reflete-se nos textos em LE produzidos pelo aluno. A coleta de dados ocorreu num período de oito meses e se dividiu em duas fases: a primeira estruturalista e a segunda sociointeracionista. Ambas ocorreram em virtude da posição social da pesquisadora como sujeito dentro do processo de interação, a qual sofreu transformação durante a pesquisa. Dois aspectos se destacaram na análise dos dados: o interlocutor e o gênero. O primeiro, pela importância em estabelecer novas posições sociais através da interação; o segundo, pela possibilidade em utilizar o gênero primário na escrita, viabilizando o diálogo. Os resultados das análises mostram que houve crescimento da pesquisadora e da aluna participante. Como interlocutores, ambas construíram novas posições sociais além de professor-aluno. Quanto ao gênero, a possibilidade da informalidade típica da oralidade proporcionou à aluna participante a oportunidade de desenvolver seu modo de se expressar com naturalidade em Língua Inglesa.
Abstract: Research underscores the Arts student's text production in a foreign language (FL) and intends to be a contribution in teacher's training studies. Interest in the subject matter occurred as from discussions in the Research group "Interaction and Writing in Teaching and Learning" (UEM/CNPq - www.escrita.uem.br) and as a consequence of a former research which current author had been undertaking with 4th year undergraduates of the Arts Course at the State University of Maringá, Maringá PR Brazil. Research is based on the theoretical works of Bakhtin (1997; 2003) and Vygotsky (1988) and on the social and interaction theory which deals with language and the teaching of language from the social and historical point of view. Specific aims comprised (a) discussion on e-mail text production in the context of FL writing by the English Language undergraduate student; (b) the manner computer-lead interaction is reflected in FL texts by students. Data collection was undertaken during eight months and was divided into a structural period and a social and interaction one. The occurrence of both was due to the researcher?s social condition as a subject within the interaction process which underwent transformations during research. The interlocutor and gender were highlighted in data analysis, or rather, the former was due to the importance in establishing new social positions through interaction; the latter was due to the possibility of using primary gender in writing, and thus making dialogue possible. Results showed that there was an improvement both in the researchers and in the student since, as interlocutors, both formed new social positions beyond the teacher-student condition. In the case of gender, informality, a consequence of orality, provided the participating student with an opportunity of developing a naturalness in her manner of expressing herself in English. |