Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras

Início > Dissertações e Teses > Lingüística, Letras e Artes > Letras > Programa de Pós-Graduação em Letras

Título [PT]: Os objetivos de leitura no livro didático
Autor(es): Marilucia dos Santos Domingos Striquer
Palavras-chave [PT]:

Leitura. Estudo e ensino. Leitor. Livro didático.Formação
Palavras-chave [EN]:
Reading. Textbook. Reading aims
Área de concentração: Estudos Lingüísticos
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Renilson José Menegassi [Orientador] - UEM
Neiva Maria Jung - UEM
Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello - UEL
Resumo:
Resumo: Frente ao fato de que as práticas do ensino de leitura na escola se direcionam, principalmente, pelo livro didático, neste trabalho, realizamos um diagnóstico de quais são os objetivos oferecidos por este material para que o aluno leia os textos apresentados. Acreditamos, à luz de teorias consolidadas por Kleiman (1989, 2000), Geraldi (1991) e Solé (1998), que os objetivos de leitura se integram à competência do leitor e o que se pretende, com o ensino, é a formação de um leitor competente. Para tanto, elegemos os livros didáticos de 5ª série mais adotados pelas escolas da rede pública de ensino da região Norte do Paraná. Concebemos o ensino de leitura em uma perspectiva interacionista, defendida por autores como Kato (1990), Menegassi (1995), Dell`Isola (1996), Leffa (1999), Colomer & Camps (2002), pela qual se encaminha o leitor à seletividade e autonomia em suas leituras, características fundamentais de um leitor competente. A partir desta temática, amparados na Lingüística Aplicada como eixo central de condução teórico-metodológico, além dos subsídios necessários retirados dos demais ramos das ciências da linguagem, a pesquisa teve como objetivo geral investigar as formas de apresentação dos objetivos de leitura no livro didático, a fim de contribuir com os estudos sobre a formação e o desenvolvimento do leitor no Ensino Fundamental. Assim, apresentamos uma pesquisa qualitativo-interpretativa sobre os livros que correspondem a uma participação de 44,47% dos mais utilizados na região citada, sendo eles: Português: leitura, produção e gramática (SARMENTO, 2002) e Linguagem Nova (FARACO & MOURA, 2004). Analisamos o suplemento destinado exclusivamente ao professor e as seções destinadas ao trabalho com a leitura do livro do aluno, as quais se dividem em três partes: os textos de abertura, os textos propriamente ditos e o Estudo do Texto. Os resultados das análises demonstram que, no Manual do Professor, não existe nenhuma orientação sobre como o docente poderia encaminhar o ensino de objetivos de leitura e nem tampouco se estabelecem objetivos para que o professor os repasse aos alunos. Já no livro do aluno, há um posicionamento implícito de um objetivo de leitura que se revela a partir do processo proposto. O processo é sempre o mesmo, para todo e qualquer texto, o que, por decorrência, padroniza a atividade de leitura como obrigatoriedade do contexto escolar. Os resultados apontam para a existência de um engessamento do processo de ensino de leitura, em que não existem formas de apresentação, mas sim, a apresentação implícita de um objetivo único.

Abstract: Since the teaching of reading practices in school are mainly concentrated on the textbook, current research diagnoses the aims proposed by the textbook so that the student may read the texts contained within. According to theories by Kleiman (1989, 2000), Geraldi (1991) and Solé (1998), reading aims are part and parcel to the reader?s competence, whereas the role of teaching is the formation of the competent reader. Analysis focuses on textbooks which have been adopted by most government schools in the northern region of the state of Paraná, more precisely within the Regional Nucleus of Education of Jacarezinho, Paraná, Brazil. The teaching of reading has been analyzed from the interactivity point of view suggested by Kato (1990), Menegassi (1995), Dell`Isola (1996), Leffa (1999), Colomer & Camps (2002), by which the reader is led towards selectivity and autonomy in his/her reading, actually basic characteristics of the competent reader. Underpinned by Applied Linguistics as central axes for theoretical and methodological guidance and aided by props from other areas within language science, our general aim has been the investigation of types of presentation of reading aims found in the textbook so that we may contribute towards studies on the formation and the development of junior school readers. A qualitative and interpretative research has been undertaken on books which have been pinpointed as the most adopted by schools of the above-mentioned region. Português: leitura, produção e gramática (SARMENTO, 2002) and Linguagem Nova (FARACO & MOURA, 2004) have a 44.47% usage. The teacher's supplement section and the sections dedicated to the reading of the student's textbook were employed to analyze. These may be divided into three parts: the opening texts; the texts proper; studies on the text. Results show that no orientation exists in the teacher's textbook on how s/he may undertake the teaching of reading aims. No aims have been established so that the teacher may communicate them to the students. There is an implicit stance of reading aims in the student's textbook which manifests itself as from the suggested process. The latter does not vary and is the same for all and every text. Actually this fact models the reading activity as mandatory within the school context. Results show that a strait-jacket process exists in learning how to read. No presentation types actually exist but merely an implicit presentation with one sole objective.
Data da defesa: 19/03/2007
Código: vtls000164443
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2007
Local de Publicação: Maringá
Orientador: Prof. Dr. Renilson José Menegassi
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Letras
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras
UEL: Programa de Pós-Graduação em Letras

Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: msdstriquer.pdf
Tamanho: 1549 Kb (1585880 bytes)
Criado: 12-12-2008 15:21
Atualizado: 12-12-2008 15:31
Visitas: 1600
Downloads: 80

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.