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Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: A literatura como fato social : instncias e instituies que constroem o literrio
Autor(es): Sandra Eleine Romais
Palavras-chave [PT]:

Literatura e sociologia. Sistema literrio. Formao do leitor. Instncias discursivas.
rea de concentrao: Estudos Literrios
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Mirian Hisae Yaegashi Zappone [Orientador] - UEM
Vera Helena Gomes Wielewicki - UEM
Regina Clia dos Santos Alves - UEL
Resumo:
Resumo: A concepo de literatura, como hoje entendida, est intrinsecamente relacionada revoluo burguesa, movimento responsvel pelo desencadeamento de todo o processo de produo, distribuio e circulao do artefato literrio e dos dispositivos necessrios para a divulgao e acolhimento deste material artstico. Desse modo, a literatura concretiza-se no interior de uma prtica social especfica de leitura e escrita de uma sociedade necessariamente formada aos moldes burgueses. A idia que se tem de literatura notadamente construda por uma rede de elementos que se intercruzam e moldam conceitos conforme os valores vigentes do contexto scio-histrico. Tendo tais idias como premissas, este trabalho teve como objetivo geral identificar as instncias essenciais que formatam os textos literrios, dando-lhes as propores e o valor esttico que os chancelam como literatura. Entre as instncias consideradas deste complexo e abrangente sistema literrio, foram estudados: 1) o circuito de produo e recepo, que se refere constituio do autor e do pblico-leitor; 2) o circuito de produo material dos textos, que trata da evoluo das tcnicas de impresso e das novas tecnologias; 3) o sistema legislativo e econmico, desenvolvido para regulamentar o comrcio livreiro e os direitos autorais e editoriais; 4) as prticas discursivas e a atuao das instituies como a Academia de Letras, a crtica e a histria literria, na elaborao dos padres ou modelos de literatura; 5) o sistema educacional que forma o pblico-leitor (consumidor) e divulga os valores da classe dominante, atuantes no sistema literrio. Para alcance dos objetivos, a dissertao realizou-se por meio de uma pesquisa de carter bibliogrfico, de recorte sociolgico e de fundo marxista na qual procurou-se enfatizar, sobretudo, a trajetria histrico-social brasileira. Posteriormente, para averiguar a pertinncia dos estudos sociolgicos como se expe nesta dissertao, analisou-se o circuito de produo, distribuio e consumo do livro didtico. A anlise prope compreender o livro didtico como um suporte especfico sob a perspectiva do sistema literrio e investigar, por meio de exemplos prticos e apontamentos crticos, como esse sistema se relaciona com a fatura do livro didtico. No atual contexto brasileiro, esta dissertao se justifica em virtude das relaes que estabelece entre literatura e sociedade, contribuindo para os estudos voltados sociologia da literatura e, em especial, s pesquisas relacionadas formao do leitor. Pois, como conclui este trabalho, enquanto ensina-se uma literatura superficial, ajustada e limitada aos padres da escola e de um grupo letrado que detm o poder, a literatura como um fato social tem alcanado dimenses surpreendentes e avassaladoras, no restritas s questes artsticas ou estticas, mas, sobretudo, no meio social, poltico, econmico, ideolgico e material. Tais relaes no podem ser ignoradas, mas compreendidas com preciso e crtica a fim de devolver (ou atribuir) um significado pertinente literatura, seus estudos e leitura, em vista dos novos paradigmas da sociedade ps-moderna.

Abstract: The current concept of literature is intrinsically related to the bourgeoisie revolution which is, in its turn, accountable for the development of the process in production, distribution and circulation of the literary construct and the necessary features for the spread and the acceptance of all artistic material. Literature materializes within the specific social practice of reading and writing, proper to a society inherently based on a bourgeois framework. A common idea of literature has been built on a network of factors that are interlaced into one another and which mould their concepts according to social and historical values. With these premises in mind, current research identifies the essential instances that construct literary texts and provide them proportion and aesthetic value that warrants them as literature. Among the instances of such a complex and comprising literary system, the following items have been analyzed: 1) the production and reception circuit, or rather, the constitution of the author and the reading public; 2) the circuit of the material production of texts, or rather, the evolution of printing techniques and new technologies; 3) the legislative and economical system which has been developed to regulate book selling, authors' and editors' rights; 4) discursive practices and the influence of such institutions as the Literary Academy and literary criticism and history in the elaboration of literature standards or models; 5) the educational system which trains the reading public or consumer and impart the values of the dominant class which affect the literary system. A bibliographical research was undertaken so that the above aims could be achieved. It has been foregrounded on sociological and Marxist bases in which the Brazilian historical and social course has been mainly underlined. Further, the production, distribution and consumption of the school textbook have been analyzed to verify the propriety of sociological studies within the dissertation. In current analysis the textbook has been understood to be a specific support within the perspective of the literary system. The manner the system is related to the textbook is investigated through practical examples and critical annotations. Current research is justified within the Brazilian context due to the relationships that ensue between literature and society. It contributes towards studies on the sociology of literature and, in a particular way, to research related to reader training. Results show that, whereas a wholly superficial literature is taught, limited and restricted to school standards and to an aesthetic power-maintaining group, literature as a social phenomenon has achieved surprising and overreaching heights. These dimensions are not restricted to artistic or aesthetic issues but, above all, comprise the social, political, economic, ideological and material environment. These relationships may not be discarded but should be understood precisely and critically so that a meaning may be provided (or attributed) to literature, its study and its reading within the context of the new paradigms of a post-modern society .
Data da defesa: 28/08/2006
Cdigo: vtls000164450
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2006
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Mirian Hisae Yaegashi Zappone
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: seromais.pdf
Tamanho: 9577 Kb (9806608 bytes)
Criado: 19-06-2009 09:15
Atualizado: 23-04-2010 17:11
Visitas: 1379
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